O espaço urbano como representação da desigualdade

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Quando se anda pelas cidades brasileiras, especialmente nas metrópoles ou nas áreas mais urbanizadas, é possível distinguir com clareza onde moram as pessoas com mais poder aquisitivo e onde moram os grupos marginalizados e pobres, pois as cidades são a materialização da desigualdade social, elas são um reflexo das relações do modo de produção capitalista, no qual existe uma classe dominante e proprietária e outra classe dominada e desprovida de meios de produção, obrigada a vender sua força de trabalho para sobreviver.
Essa problemática, muitas vezes, é decorrente de questões sociais e históricas que inserem cidadãos e até grupos étnicos em contextos de subalternidade. Um exemplo desse processo foi a escravidão no Brasil, a qual ainda expressa suas marcas ao concentrar a maior parte da população negra em áreas periféricas, com baixos níveis de renda e escolaridade. Assim, nota-se que essa segregação de classes no espaço urbano não influi apenas nas condições materiais de vida dos indivíduos, mas também em seus direitos básicos e inalienáveis, como o acesso à saúde, à educação e as condições de saneamento básico adequadas.
Essa manifestação da desigualdade social no espaço urbano é um problema sistêmico estrutural, responsável por processos como a segregação socioespacial e a gentrificação, os quais perpetuam e consolidam o fenômeno de distinção de classes na sociedade capitalista.
Fonte: https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/10/o-que-e-desigualdade-social.html

Segregação socioespacial

Pode-se definir segregação socioespacial como a separação das diferentes classes sociais em determinados espaços no interior das cidades, promovendo o afastamento ou o isolamento e dificultando e até coibindo o contato entre essas classes distintas. As áreas ocupadas pelas classes mais afortunadas possuem melhores condições de infraestrutura e de serviços públicos, como tratamento de esgoto, iluminação pública, espaços de lazer, transporte coletivo etc. Com isso, pode-se afirmar que a segregação urbana é a representação geográfica da segregação social, a qual está relacionada ao processo de divisão e luta de classes, marcado por uma classe dominante, detentora dos privilégios sociais, econômicos, políticos  e geográficos trazidos pelo dinheiro, e uma classe dominada, à mercê da própria sorte, sem auxilio estatal significativo, sem oportunidades de ascensão e sem condições dignas de vida.

Gentrificação

É um processo em que ocorre a ressignificação do espaço geográfico urbano, sobretudo em função de uma valorização acentuada e do enobrecimento da área antes considerada periférica. Essa alteração do valor da área ocorre devido a uma descentralização, na qual as áreas centrais onde se concentram as atividades urbanas e os principais serviços multiplicam-se e disseminam-se para outras áreas. Assim, os espaços, que antes eram desvalorizados e sem estrutura, ressignificam-se, passando pela especulação imobiliária e pela modernização de seus espaços. Devido a essas mudanças o custo de vida local aumenta, com isso, a população pobre residente do local é gradativamente expelida, visto que não possuem poder aquisitivo correspondente ao entorno, e substituída por grupos sociais mais abastados. Por fim, percebe-se uma mudança brusca na paisagem: as zonas compostas por guetos, casas simples e pobreza, transformam-se em condomínios, prédios e casas de médio e alto padrão. As feiras, comércio locais e pequenos comerciantes são substituídos por filiais de grandes lojas e por produtores de mercadorias requintadas. Assim, a realidade local se transforma, e a população que residia no local é “empurrada” para as periferias da cidade.

Questão – Enem 2017

A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M.C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. IN: HOGAN, D.J. et al. (Org). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
A) expansão vertical.
B) polarização nacional.
C) emancipação municipal.
D) segregação socioespacial.
E) desregulamentação comercial.
A alternativa correta é a letra D.
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Posted: 28 May 2020 04:52 PM PDT
Em nossa postagem de hoje vamos estudar um conteúdo muito importante para a trigonometria, que são a lei dos senos e a lei dos cossenos. Para isso, vamos apresentar as duas leis, quando utilizá-las e também uma questão do Enem ilustrando como este conteúdo é abordado nas provas de matemática deste exame.

Lei dos senos

Para apresentar a lei dos senos, vamos precisar de um triângulo qualquer, que esteja inscrito em uma circunferência de raio R, como mostrado na figura abaixo:
Fonte: https://querobolsa.com.br/enem/matematica/lei-dos-senos
lei dos senos é interessante uma vez que, além de envolver os lados do triângulo e os seus respectivos senos, também envolve o raio da circunferência circunscrita a esse triângulo. Esta lei é dada pela seguinte relação:
Os exercícios que envolvem a utilização da lei dos senos normalmente são compostos por um triângulo onde são informadas as medidas de seus ângulos e de apenas um dos lados. Desta maneira, ao utilizar a lei dos senos pode-se determinar a medida dos demais lados ou ainda determinar o valor da circunferência na qual o triângulo está inscrito.

Lei dos cossenos

Já para a lei dos cossenos, não teremos uma circunferência envolvida. Considere então apenas o triângulo ilustrado abaixo:
Fonte: https://sabermatematica.com.br/lei-dos-cossenos.html
lei dos cossenos irá resultar em três diferentes equações, envolvendo os lados do triângulo e apenas um ângulo por vez.
A lei dos cossenos é conveniente de ser utilizada em situações em que são conhecidos mais lados do que ângulos (note que é a situação inversa à lei dos senos). Além disso, a lei dos cossenos é utilizada para qualquer tipo de triângulo. Ao aplicar esta lei para um triângulo retângulo, você irá obter o Teorema de Pitágoras, aplicando a lei para o ângulo de 90 graus.
De uma maneira geral, podemos resumir a utilização das duas leis da seguinte maneira: quando possuir mais ângulos do que lados utilize a lei dos senos. Para as situações onde são conhecidos mais lados do que ângulos aplique a lei dos cossenos!

Questão do Enem sobre o assunto

Para exemplificar como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem, vamos apresentar uma questão da prova de 2017, que utiliza a lei dos cossenos em sua resolução:
Uma desenhista projetista deverá desenhar uma tampa de panela em forma circular. Para realizar esse desenho, ela dispõe, no momento, de apenas um compasso, cujo comprimento das hastes é de 10cm, um transferidor e uma folha de papel com um plano cartesiano. Para esboçar o desenho dessa tampa, ela afastou as hastes do compasso de forma que o ângulo formado por elas fosse de 120°. A ponta seca está representada pelo ponto C, a ponta do grafite está representada pelo ponto B e a cabeça do compasso está representada pelo ponto A conforme a figura.
Após concluir o desenho, ela o encaminha para o setor de produção. Ao receber o desenho com a indicação do raio da tampa, verificará em qual intervalo este se encontra e decidirá o tipo de material a ser utilizado na sua fabricação, de acordo com os dados.
O tipo de material a ser utilizado pelo setor de produção será”
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
Alternativa correta: d.
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