Ética e a Moral no Enem

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As decisões cotidianas pautadas nos conceitos de certo e errado estão estritamente ligadas aos sistemas de valores de uma sociedade. Há atitudes valorizadas e consideradas boas de se fazer, por outro lado, há outras que são reprováveis e produzem uma sensação de mal-estar quando executadas. Essa distinção é decorrente da capacidade humana de estabelecer juízos de valor, responsáveis por diferenciar o bem e o mal e de produzir as ações conforme essa diferenciação.

Mas por que escolher fazer o bem?

A resposta é simples: escolhe-se fazer o bem, seguindo princípios morais, porque, caso contrário, seria quase impossível o convívio social. Se cada indivíduo estabelecesse suas próprias regras existiriam diversos atritos e problemas na sociedade, o que produziria um caos e impediria uma convivência harmoniosa.
Desta forma, pode-se dizer que os valores possuem caráter social e histórico, uma vez que, geralmente, são oriundos do passado e são herdados através das gerações, aparecendo para os indivíduos sob a forma de normas que devem ser respeitadas em benefício de todos. Podem se apresentar na forma de lei, regulamento escrito, princípio de conduta e diversos outros tipos de instrumentos coercitivos que exprimem os valores estabelecidos. No entanto, salienta-se que, como sua formação é histórica, os valores podem variar de acordo com a cultura, época, religião, local e construção social.
Fonte: https://minutodeetica.wordpress.com/2016/05/04/tirinha-conceitos/.

Diferença entre Ética e Moral

Moral
A palavra moral é de origem latina e vem de “moralis”, isto é, tudo que é relativo aos costumes. Sendo assim, pode-se afirmar que a Moral é o conjunto de valores que variam de cultura para cultura e mudam de acordo com o passar do tempo, em que se baseiam os princípios e normas que garantem a harmonia das relações entre os indivíduos dentro de uma sociedade, portanto, atua na sobrevivência do grupo.
moral orienta o indivíduo, é ela que conduz às noções de certo e errado, estabelecidas de forma consensual dentro da sociedade, as quais possuem condicionantes históricas, sociais e culturais. Ela se manifesta como costumes, crenças, tabus e modos de pensar construídos por uma sociedade. Logo, nota-se que ela é um processo coletivo, indispensável para a vida social.
Ética
A palavra ética vem do grego “Ethos”, referente ao modo de ser e ao caráter. É o ramo da Filosofia que aborda os problemas fundamentais da moral, tal como o significado do bem e do mal, da justiça e do dever etc. A ética é o conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano, ao buscar explicar as regras morais de uma maneira racional e pautada em preceitos científicos.
Desta forma, entende-se que ela é uma reflexão da moralidade, a qual ajuda os indivíduos a fazer decisões cotidianas. Esse estudo reflexivo é voltado à compreensão das ações humanas de acordo com os valores morais que as orientam. Assim, nota-se que ela está mais relacionada às questões individuais.

Ética em Aristóteles

Aristóteles abordou a questão da ética a partir do princípio segundo o qual todas as coisas, sejam elas pessoas ou objetos, possuem uma finalidade. Essa concepção de tudo com uma finalidade é chamada teleológica e, em Aristóteles, fundamenta-se na existência de uma natureza imóvel e parte de um universo finito, onde todas as coisas tendem para uma realização plena, ou seja, um fim.
No ser humano essa finalidade é a felicidade, alcançada através da ética, a qual, diferente dos outros saberes, é definida pela capacidade de um indivíduo pensar racionalmente e escolher as ações mais virtuosas.

Ética deontológica

Formada a partir das palavras gregas “deon” (dever) e “logos” (ciência), refere-se à ciência do dever, na qual agir corretamente é um imperativo, ou seja, uma obrigação, não importando as consequências. Em outras palavras, os princípios que orientam os atos são mais importantes que as consequências deles. O filósofo Kant defende essa ética.

Ética consequencialista

Em oposição à ética deontológica, para a ética consequencialista a única forma de julgar os atos é em função de suas consequências, ou seja, o valor das ações é julgado por seus resultados. Essa é a lógica do Utilitarismo de Jeremy Bentham, na qual agir de forma ética significa produzir a maior quantidade de bem-estar.

Questão – Enem 2016

Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como
a) Conduta definida pela capacidade racional de escolha.
b) Capacidade de escolher de acordo com padrões científicos
c) Conhecimento das coisas importantes para a vida do homem.
d) Técnica que tem como resultado a produção de boas ações.
e) Política estabelecida de acordo com padrões democráticos de deliberação.
A alternativa correta é a letra A.
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