Conheça os Principais Minérios Produzidos no Brasil | infoEnem |
Na postagem de hoje vamos aprender sobre os principais recursos minerais explorados em nosso país, assunto de Ciências Humanas para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Além de explicar o que é um minério e qual a diferença entre minério e mineral, vamos também ilustrar os principais minérios que produzimos, indicando a sua utilização e as principais regiões de produção.
Um dos fatores principais que devemos evidenciar é que o Brasil é considerado um país privilegiado do ponto de vista dos recursos minerais. Isso se deve principalmente a sua extensão e localização geográfica, além da condição geológica, que levam a circunstâncias propícias a formação de minérios e minerais.
Outro conceito importante que devemos entender antes de prosseguir é a diferença entre minério e mineral. Um mineral é definido como um composto homogêneo e inorgânico, que surge naturalmente ao longo da crosta terrestre. Por sua vez os minérios são definidos como agregados de minerais com alta concentração de um mineral ou composto químico, que seja viável a sua produção. Desta forma, para que os minérios se tornem metais ou minerais desejados, é necessário que este passe por processos de transformação, os quais variam de acordo com cada minério ou substância a ser obtida.
Feito isso, vamos destacar os principais minérios produzidos no Brasil.
Ferro
Atualmente o Brasil ocupa a segunda posição no Ranking mundial de produção de minério de ferro no mundo! O ferro é encontrado e extraído no Brasil principalmente nas regiões do quadrilátero ferrífero, localizado em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, situada no Pará e Maciço do Urucum, localizado no Mato grosso do Sul. O minério de ferro representa a maior fatia das exportações nacionais, e seu principal destino são as indústrias para a produção de aço. O principal tipo de minério de ferro encontrado no Brasil é a hematita, mas também são encontradas magnetitas, limonitas e sideritas, mesmo que em menor quantidade. Veja no mapa a seguir as principais regiões produtoras de minério de ferro no mundo:
Bauxita
Outro importantíssimo minério produzido em nosso país é a bauxita, para o qual ocupamos a terceira posição no ranking mundial de produção. As principais reservas de bauxita do Brasil estão nos estados de Minas Gerais e Pará, e da bauxita é extraído o alumínio, matéria prima altamente utilizada em diversos setores da indústria. Cabe destacar que o processo de transformação da bauxita em alumínio é muito caro e danoso ao meio ambiente, portanto devemos reciclar ao máximo este tipo de material (e todos os outros também!). Veja no mapa abaixo as principais regiões produtoras de bauxita ao longo do mundo:
Nióbio
O Brasil apresenta mais de 90% das reservas de nióbio do mundo! Embora não seja tão conhecido, é um material muito utilizado nos aços, altamente resistente a corrosão, e cuja demanda tende a aumentar cada vez mais! Também são encontrados no estado de Minas Gerais, além do Amazonas e de Goiás.
Outros minérios
Existem também outros minérios produzidos, os quais não representam grandes parcelas do mercado, tais como: o manganês, muito utilizado como elemento de liga nos aços, que é encontrado no Amapá, e o carvão mineral, utilizado como combustível, localizado principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Além desses citados, existem diversas outras regiões que produzem diversos outros minérios, porém em menor quantidade. Entender a importância de cada minério em nosso país é importante, embora nem sempre seja devidamente explorado. Mesmo assim, o nosso potencial de reservas minerais é enorme e devemos aproveitar estes recursos disponíveis!
O post Conheça os Principais Minérios Produzidos no Brasil apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
|
0 Comentários