Veja Como Consultar o Local de Prova e Cartão de Confirmação do Enem 2019

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Estamos a apenas duas semanas do primeiro dia de provas do Enem 2019! Isso quer dizer que, além dos últimos detalhes referentes aos estudos para o exame, devemos também nos atentar a outras questões, como descanso e procedimentos necessários para a realização das provas. Com base nisso, em nossa postagem de hoje vamos mostrar como verificar o local de prova do Enem 2019, assim como acessar o cartão de confirmação para o Exame.
Como mencionamos anteriormente, o local de provas e cartão de confirmação já estão disponíveis para consulta, e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) na última quarta feira (16 de outubro).

Como ter acesso ao local de prova e ao cartão de confirmação?

Para consultar o local de prova e o seu respectivo cartão de confirmação, existem duas maneiras diferentes: a primeira se dá através da página do participante, e a segunda através do aplicativo do Enem.
Para o acesso através da página do participante, o candidato deverá acessar a página do participante (disponível neste link) e realizar o login, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, que foram cadastrados no primeiro acesso ao portal. Feito isso, o aluno deverá clicar na aba “Aplicação” e posteriormente em “Local de prova”. Feito isso, o personagem interativo da página do participante irá te enviar um link, basta clicar sobre o link e você terá acesso ao cartão de confirmação, que irá conter as informações cadastradas no primeiro acesso e também o local de realização das provas!
O acesso através do aplicativo do Enem é realizado de maneira mais simplificada. Basta ao aluno realizar o download do aplicativo e realizar o login com o mesmo número de CPF e senha cadastrados no primeiro acesso.

O que é informado no cartão de confirmação?

O cartão de confirmação traz, além das informações sobre os locais de prova, as principais informações prestadas pelo candidato no momento de sua matrícula. Portanto, ao acessar o seu cartão de confirmação você poderá consultar:
  • Número de inscrição do candidato;
  • Local de realização das provas (endereço, número e sala);
  • Datas e horários das provas;
  • Língua estrangeira selecionada no momento da inscrição e;
  • Caso tenha sido requerido pelo aluno, o cartão de confirmação indicará também o tipo de atendimento específico/especializado solicitado.
Apesar de não ser obrigatórioé recomendado que o candidato leve o cartão de confirmação para as provas, uma vez que pode ser uma maneira rápida de soluciona eventuais problemas que possam ocorrer no exame.

Declaração de comparecimento do Enem

Também estão disponibilizados no portal do Inep a declaração de comparecimento do Enem 2019, que pode ser utilizada como justificativa para pessoas que precisariam trabalhar no horário de realização das provas. Para acessar a declaração, o candidato deve acessar a guia “Baixe a sua declaração” e imprimir os dois documentos, referentes aos dois dias de aplicação das provas. Feito isso, o aluno deverá levar as declarações nos dias dos exames, para que sejam devidamente assinadas e validadas pelos coordenadores de local do Enem.
Trouxemos, portanto, uma das últimas informações anteriores aos exames do Enem 2019. Afinal, estamos a poucos dias da realização desta prova tão esperada! Para acessar mais informações e notícias, fique de olho no InfoEnem!
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Posted: 20 Oct 2019 07:00 PM PDT
O tema escolhido para a redação no ano de 2007 foi de certa forma genérico, o que pode ser bastante facilitador, caso você escolha um caminho claro a seguir em sua argumentação. No entanto, a abertura do tema também pode ser uma armadilha. Relembremos a proposta daquele ano e consideremos as possibilidades para que não tenhamos chance de cair em armadilhas na argumentação caso temas abertos como o de 2007 sejam selecionados nos próximos anos:
Os textos motivadores são bastante variados desta vez, já que constituem-se de uma figura (mostrando indivíduos de diferentes etnias, idades e gêneros), de duas músicas e de uma declaração oficial de um órgão importante, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Todos os excertos referem-se à beleza e à importância da variedade cultural. No entanto, ao propor a construção do texto dissertativo argumentativo, o Enem de 2007 esperava que o aluno tratasse dos desafios de se conviver com as diferenças, em contraste com os trechos motivadores.
Para tratar da frase temática com sucesso, o caminho seguido pelo desenvolvimento poderia iniciar-se justamente estabelecendo o quanto e porque a diversidade cultural é benéfica e importante. No mínimo é importante estabelecer que as diferenças existem e que é necessário, inclusive dentro da lei, respeitá-las. Tentar sugerir que se deve suprimir as diferenças pode com facilidade culminar em um desrespeito aos Direitos Humanos, o que com certeza garante no mínimo duzentos pontos a menos com o quinto quesito zerado. Depois disso estabelecido, os exemplos de desrespeito às diferenças servirão como comprovação de que o desafio existe, é maléfico à sociedade e deve ser combatido. Aqui, é importante pensar nos grupos possivelmente atingidos por tal desrespeito e pontuar pelo menos alguns deles, mesmo que o combate ao desrespeito seja pregado de forma geral ao longo da produção. Muito provavelmente algum desses grupos estará nas exemplificações, portanto, é interessante escolher antecipadamente e decidir se tratará do tema de forma geral ou direcionada.
Os conteúdos “comprovadores” aqui podem vir de variadas fontes. Índices, notícias de agressão física ou verbal cometidas contra um grupo específico de pessoas por simples questão de diferença cultural vêm bem a calhar. Infelizmente este tipo de relato é bastante comum nas mídias escritas e audiovisuais, então não deve ser complicado separar algum item que se relacione à argumentação e tecê-lo às afirmações da redação. Há a possibilidade também de mencionar ações de bom convívio com as diferenças, já que os textos motivadores tratam justamente do quanto isso é enriquecedor.
O problema proposto já encaminha para o tipo de solução a ser sugerida. Como a intolerância a diferentes culturas pode ser combatida? Quais os caminhos a serem trilhados para que se amenize a questão? Em quais áreas deve ser colocada ênfase, tanto por parte do governo quanto por parte da sociedade civil, para que a convivência com as diferenças de forma completamente pacífica possa ser alcançada? A educação aqui pode ser uma boa saída, mas como utilizá-la para chegar ao objetivo? Após refletir acerca de todos estes questionamentos, pode-se achar uma trilha para construir de forma satisfatória e detalhada a proposta de intervenção.
O que acharam do tema de 2007? Por ser aberto, acham difícil ou mais fácil escrever sobre ele? Quais caminhos escolheriam? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
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