Resultado do Enem 2019 Será Divulgado no Dia 17 de Janeiro

Resultado do Enem 2019 Será Divulgado no Dia 17 de Janeiro | infoEnem




Na última semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou mensagem reafirmando que o resultado do Enem 2019 será divulgado na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro.
Para ter acesso ao resultado individual, o vestibulando terá que acessar a página do participante pelo portal ou aplicativo do Enem e fazer login com o CPF e senha.
Na mensagem o MEC também ressaltou que aqueles estudantes que fizeram a prova enquanto treineiros, ou seja, ainda não concluiu o Ensino Médio, terão a nota divulgada somente em Março deste ano.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de entrada para o Ensino Superior do país. Com a nota do Enem, o vestibulando poderá ingressar em Universidades Públicas e Institutos Federais (pelo SiSU ou sistema próprio da instituição), em Universidades e Faculdades particulares (por meio do ProUni e Fies) ou em uma Universidade Portuguesa, convênio entre Brasil e Portugal.


O Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga nas Universidades Públicas e Institutos Federais (SiSU), a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ao financiamento estudantil (Fies). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2020
Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é atualmente a maior porta de entrada para as universidades públicas no Brasil. Através da plataforma do SiSU o aluno pode se candidatar em duas opções de curso, de acordo com a sua preferência e cumprindo dois requisitos básicos, que são: ter realizado as provas do Enem em 2019 e não ter obtido nota igual a zero em nenhuma das áreas de conhecimento. As datas referentes ao SiSU 2020 estão registradas a seguir:
  • Inscrições:de 21 a 24 de janeiro;
  • Início da chamada regular:28 de janeiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera:de 29 de janeiro a 04 de fevereiro; e
  • Convocação dos candidatos da lista de espera:de 07 de fevereiro a 30 de abril (conforme preenchimento das vagas).

Programa Universidade Para Todos – ProUni
Outra opção para os estudantes que prestaram o Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). O ProUni concede bolsas de 50 e 100% em universidades particulares ligadas ao programa (que atualmente contempla grande parte das universidades particulares!). O ProUni ocorre logo após o Sisu, e suas principais datas estão registradas abaixo.
  • Inscrições:de 31 de janeiro a 03 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada:06 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas:de 06 a 14 de fevereiro;
  • Resultado da segunda chamada:20 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas na segunda chamada:de 20 a 27 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera:07 e 08 de março; e
  • Divulgação da lista de espera:de 11 a 13 de março.
Fundo de Financiamento Estudantil – Fies
Fechando os três programas que se utilizam das notas do Enem está o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa que adia o parcelamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, dependendo das condições do candidato. As etapas detalhadas do Fies 2020 ainda não foram esclarecidas, mas sabe-se que estarão compreendidas entre os dias 5 e 12 de fevereiro.
Para acessar todas as informações sobre provas e programas relacionados ao Enem, fique ligado no InfoEnem. Além disso, acompanhe semanalmente diversos conteúdos importantes e focados diretamente no exame!
O post Resultado do Enem 2019 Será Divulgado no Dia 17 de Janeiro apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
Posted: 13 Jan 2020 01:21 PM PST
Em nossa postagem de hoje vamos tratar sobre uma das constantes mais conhecidas e importantes do ramo da química, que é a constante de Avogadro. Para isso, vamos abordar em nossa postagem de maneira breve a história desta constante, assim como alguns cálculos que podem ser realizados com a utilização da constante de Avogadro.
Antes de mais nada, vamos entender algumas características principais desta constante. A constante de Avogadro, que também pode ser encontrada em algumas literaturas com o nome de número de Avogadro, é um número adimensional (ou seja, trata-se de um número que não possui unidades) utilizado para representar o número de elementos de uma substâncias ou elemento químico.
Esta constante recebe o nome em homenagem ao seu descobridor, o químico italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, que viveu entre os anos de 1776 e 1856 e foi o primeiro cientista que registrou este conceito. Apesar de não conseguir determinar o valor desta constante, Avogadro percebeu que para uma amostra de qualquer elemento, com massa em gramas numericamente igual a sua massa molar (ou massa atômica), o número de átomos seria sempre o mesmo! Note que este raciocínio vale para átomos e moléculas, o que mostra ainda mais a importância desta descoberta!
E como foi mencionado acima, o importante químico italiano não conseguiu determinar o valor desta constante, cuja determinação só foi possível com o desenvolvimento da tecnologia, que demorou algum tempo. A técnica mais utilizada atualmente para este tipo de medição é a difração de raios X, e registra que o número de Avogadro é igual a 6,022.1023. Portanto, nos dias de hoje sabemos que o conceito proposto por Avogadro está correto e que este valor é igual a 6,022.1023. Assim, sabemos que:
  • 1 mol de átomos de H = 6,022.1023 átomos de hidrogênio;
  • 1 mol de moléculas de H2 = 6,022.1023 moléculas de gás hidrogênio;
  • 1 mol de átomos de F = 6,022.1023 átomos de flúor;
  • 1 mol de moléculas de F2 = 6,022.1023 moléculas de gás flúor;
  • 1 mol de bananas = 6,022.1023
O nosso último exemplo foi utilizado com o objetivo de indicar que apesar de muito grande, a constante de Avogadro não deixa de ser um número adimensional, e pode ser utilizado para a representação de qualquer elemento ou substância. Apesar disso, certamente não pediremos um mol de bananas no supermercado, uma vez que a quantidade seria muito elevada! Trata-se de uma constante desenvolvida para a escalar atômica ou molecular, e por isso apresenta um valor tão elevado.
Por último, devemos lembrar que por se tratar de um número adimensional, devemos sempre identificar de qual substância estamos tratando. Assim, não devemos apenas identificar a quantidade como “1 mol”, mas sim identificar de qual elemento estamos medindo “1 mol”. Portanto, devemos sempre indicar o que estamos medindo!
Estudamos então sobre uma das mais importantes constantes utilizadas na química, e também vimos brevemente sobre a sua utilização. A constante de Avogadro aparece em diversos exercícios de química cobrados no Enem e também em outros vestibulares importantes. Assim, aprender sobre esta constante pode ser muito importante para não errar nada nestas provas!

O post Estudando a Constante de Avogadro apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Ombudsman: O Defensor do Cidadão