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O tema da redação do Enem 2017 pegou muitos de surpresa naquele ano. Dentre as previsões, poucas conseguiram cravar o assunto que seria escolhido, já que em sua maioria as menções eram mais generalizadas às pessoas com deficiência como possibilidade de tópico. Vamos relembrar a proposta de 2017?
Em mais um ano, assim como em alguns anteriores, o Enem leva os textos motivadores a um campo mais “neutro”, estabelecendo apenas os índices, as leis e os fatos acerca da educação de surdos no momento atual no país. Há apenas um pequeno banner com o depoimento de um surdo acerca de sua formação e instigando um questionamento acerca do espaço para surdos no mercado de trabalho. A partir deles, o aluno deveria formar sua opinião (ou já tê-la, o que é preferível) acerca da questão proposta na frase temática, cuja argumentação necessária falaremos um pouco mais adiante.
Antes de iniciar a produção, como sempre, é necessário retomar conteúdos externos que possam se relacionar ao tópico para embasamento da argumentação. Uma opção diferenciada, mas que pode ser eficiente, é contextualizar historicamente a integração das pessoas com deficiência à sociedade, relembrando os momentos em que foram isoladas apenas por conta de suas diferenças e, em algumas sociedades, até mesmo eliminadas. Além da contextualização histórica, relatos de experiências específicas feitos pela mídia e um detalhamento maior da evolução da inclusão dos surdos nas escolas do Brasil também podem ser bons itens a se acrescentar.
Depois de selecionar dados para comprovar e sustentar a argumentação, é hora de construí-la. No ano de 2017, considerando os artigos da Constituição expostos no primeiro texto, e vamos combinar que considerando o mínimo bom senso também, não faria nenhum sentido estabelecer a exclusão e/ou eliminação dos surdos da convivência em sociedade. Como em 2017 a anulação da prova toda por ferir os Direitos Humanos foi questionada pelo STF, a consequência (que ainda prejudicava grandemente um candidato que esperava vaga em algum curso ou universidade concorridos) seria um belo zero na quinta competência para aqueles que sugerissem na proposta que houvesse algum tipo de exclusão e/ou isolamento para os deficientes auditivos. Portanto, estabelecer um caminho na argumentação que culminasse em tais sugestões seria completamente arriscado. Sendo assim, seria necessário construir uma tese sustentada pelos pontos tratando das dificuldades dos surdos na educação brasileira atual, mesmo com a suposta inclusão promovida nas escolas. Aliás, um lembrete: não tenha medo de usar a palavra “surdo”. Este é o termo correto para darmos nome a um deficiente auditivo total e não é politicamente incorreto.
Por fim, é hora da proposta, detalhada e viável, como sempre. Como dito anteriormente, propostas sugerindo eliminação, exclusão ou isolamento dos surdos da sociedade conseguiriam um zero na quinta competência: proposta de intervenção. Assim, seria necessário propor medidas que facilitassem a inclusão dos surdos na sociedade, bem como sua acessibilidade à educação. Ensino e suporte especializados, acessibilidade através de tradução por Libras e leis que garantam o acesso dos surdos às escolas regulares podem ser boas opções de solução a serem sugeridas, juntamente com seu detalhamento, claro.
O que acharam do tema de 2017? Também ficaram surpresos na época? O que acham da questão dos Direitos Humanos? Este quesito deveria excluir o aluno do processo seletivo, zerando sua redação por completo ou apenas a quinta competência? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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Posted: 10 Mar 2020 05:42 PM PDT
Com o passar dos anos, o que sempre escutamos é que o nível do conteúdo abordado nas questões de física e nas provas do Enem está cada vez maior, sendo cobradas questões que necessitam de forte embasamento teórico para a sua resolução. E isso é verdade! No entanto, ao mesmo tempo que são cobradas questões de difícil resolução, também são cobrados alguns princípios básicos, tanto na física como na química e também na matemática. O objetivo do nosso artigo de hoje é demonstrar a utilização de conceitos básicos em questões atuais do Enem, mostrando como o raciocínio é extremamente importante para a resolução deste exame.
Primeiramente, observe esta questão de física, retirada da prova do Enem de 2019.
Questão de Física – Enem 2019
“Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus A e B, respectivamente com pressões de calibração pA e pB, os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA, e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.
Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:”
a) pA < pB e mA < mB
b) pA > pB e mA < mB
c) pA > pB e mA = mB
d) pA < pB e mA = mB
e) pA > pB e mA > mB
Que é respondida pela alternativa b. Uma vez que foi informado que o pneu da bicicleta A deforma menos que o da bicicleta B, é possível afirmar que este possui pressão mais elevada. Já em relação às massas de ar, foi informado que são diretamente proporcionais aos volumes dos pneus. Desta maneira, como os pneus da bicicleta B são maiores que os da bicicleta A, percebe-se que estes apresentarão volume maior e, consequentemente, maior massa de ar.
Esta questão trata especificamente de dois conceitos simples para a física, que são pressão e massa dos gases. Além disso, não foi necessária a realização de nenhuma conta, uma vez que o exercício aborda diretamente o entendimento do conceito.
Embora questões deste modelo sejam cobradas em menor quantidade quando comparadas aos anos anteriores, estas questões ainda são muito cobradas, não só nas provas de física (como mostramos nesta postagem), mas também em questões de matemática e química. Desta maneira, apesar das mudanças ocorridas na estruturas das provas do Enem com o passar dos anos, questões que utilizam do raciocínio do aluno e também da sua capacidade de interpretar e avaliar situações continuam sendo cobradas.
Portanto, exercitar o seu raciocínio neste tipo de questão pode garantir o acerto de algumas questões nas provas do Enem. Treine a sua avaliação de situações e tente ao máximo compreender as informações prestadas pelo exercício! Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
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