Questão 02 - LEGISLAÇÃO ORGANIZACIONAL


Questão 02. Segundo a LEI Nº 4.630, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1976, que Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências, Os militares estaduais da reserva remunerada poderão ser designados para executar atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na forma estabelecida em legislação específica, ou voluntários para o serviço ativo, em caráter transitório e mediante aceitação voluntária, por ato do Comandante Geral, desde que haja necessidade ou conveniência para o serviço.

É correto afirmar que a designação ou convocação se dará por ato do Comandante Geral da respectiva Corporação Militar, por delegação do Governador do Estado, quando solicitada:
a) I – pelo Chefe do Poder Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado; II – pelo Chefe de outros Órgãos vinculados à Administração do Estado; III – pelo Chefe dos Órgãos vinculados à Administração dos Poderes Federais; e IV – pelo Chefe do Poder Executivo dos Municípios do Estado.
b) I – pelo Chefe do Poder Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado; II – pelo Chefe de outros Órgãos vinculados à Administração do Estado; III – pelo Chefe dos Órgãos vinculados à Administração dos Poderes Federais; e IV – pelo Chefe do Poder Executivo dos Municípios do Estado.
c) I – pelo Chefe do Poder Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado; II – pelo Chefe de outros Órgãos vinculados à Administração do Estado; III – pelo Chefe dos Órgãos vinculados à Administração dos Poderes Estaduais; e IV – pelo Chefe do Poder Executivo dos Municípios do Estado.
d) Nenhuma das assertivas anteriores


Comentário:

Vejamos o que diz o artigo 6º do Estatuto dos Militares Estaduais do RN:


Art. 6º. Os militares estaduais da reserva remunerada poderão ser designados para executar atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na forma estabelecida em legislação específica, ou voluntários para o serviço ativo, em caráter transitório e mediante aceitação voluntária, por ato do Comandante Geral, desde que haja necessidade ou conveniência para o serviço.
Parágrafo único. A designação ou convocação se dará por ato do Comandante Geral da respectiva Corporação Militar, por delegação do Governador do Estado, quando solicitada:
I – pelo Chefe do Poder Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado;
II – pelo Chefe de outros Órgãos vinculados à Administração do Estado;
III – pelo Chefe dos Órgãos vinculados à Administração dos Poderes Federais; e
IV – pelo Chefe do Poder Executivo dos Municípios do Estado.

(Todo o artigo com nova redação dada pela LC nº 586, de 24 de janeiro de 2017)

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Questões sobre a Relação entre Polícia Comunitária e Outras Políticas Públicas: