Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no ENEM!

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A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
Entretanto, compreender o uso de cada um desses “porquês” pode ser libertador, assim não será necessário recorrer à internet na hora da escrita, sobretudo quando você não pode fazer uma consulta rápida, aquela só para tirar a dúvida mesmo, como na hora de escrever a redação para o ENEM, já pensou? Ou ainda, ser pego de surpresa na hora de compreender uma questão na prova de Linguagens desse exame.  Leia a seguir como cada um desses porquês se comporta no texto e onde eles devem ser usados adequadamente.
A melhor forma de aprender esse conceito é compreender o comportamento das classes de palavras em Língua portuguesa e a função das palavras em uma oração, isso já estrutura muito bem o uso dos porquês e suas derivações, e apesar de parecer o caminho mais longo é certamente o mais efetivo.

Segue Exemplos:

1- Por quê: separado com acento.
Trata-se da junção entre uma preposição (classe de palavras que tem a função de ligar um termo ao outro) com um pronome interrogativo (quê). É usado apenas em final de oração, pois o “quê” vira tônico antes de ponto de interrogação (lembre-se que na fala é necessário uma entoação na voz para fazer perguntas).  Pode ser trocado, sem nenhum prejuízo por “por qual motivo” e “por qual razão”.
Exemplo: Se os preparativos estão prontos, a Ana está nervosa por quê?
2- Porquê: junto e com acento. ´
É um substantivo e deve vir acompanhado por um artigo “o/os”.  O “porquê” junto e acentuado é sinônimo da palavra motivo  e razão (nesse caso sem a preposição “por”).
Exemplo: Nunca me disse o porquê de ter abandonado o emprego.
3- Por que: separado e sem acento
Nesse caso, é semelhante ao “por quê” separado com acento. Forma-se a partir de uma preposição (por) mais um pronome interrogativo ou relativo (que) e pode ser usado tanto em frases interrogativas quanto nas orações afirmativas. Desse modo, aqui também pode ser trocado pela palavra “motivo” ou razão” e serve para perguntas diretas e frases terminadas com ponto final.
Exemplos: Por que você chegou atrasado? (Por qual razão você chegou atrasado?).
Ana sabe por que eu cheguei atrasado. (Ana sabe por qual motivo eu cheguei atrasado.).
4- Porque: junto e sem acento.
É uma conjunção explicativa, assim, para não ter erro, você pode substituir por outra conjunção explicativa como “pois”, “já que”, “porquanto”, se não houver prejuízo no sentido, o uso está correto. Ele serve para indicar causa, explicação ou justificativa.
Exemplos: Não consegui jogar bola porque estava doente. (Não consegui jogar, pois estava doente.).
Cheguei muito cedo porque o relógio estava adiantado. (Cheguei muito cedo, pois o relógio estava adiantado.).
Agora que você já sabe as diferenças, fica fácil entender o humor na tirinha criada pelo ilustrador catarinense Alexandre Beck:
Resumo: Se você costuma ter dúvidas na hora de escrever os diferentes tipos de “porquês”, não tem mais com o que se preocupar. Nesse artigo, estão esclarecidos os seus 4 tipos de uso, como cada um deles se comporta na oração e a qual classe de palavras eles pertencem. Assim, você poderá garantir uma nota alta na redação do ENEM e não perderá pontos em questões da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
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