O novo filme da Marvel e a Guerra Fria

InfoEnem



Muitos filmes esperados pelo público tiveram seus lançamentos adiados em virtude da pandemia da COVID-19, e um deles foi o “Viúva Negra”, da Marvel, que agora será lançado apenas em outubro de 2020. Muitas pessoas conhecem a personagem em virtude da franquia de Vingadores, durante muito tempo ela foi a única representação feminina do grupo; mas a Viúva Negra, ou simplesmente Natasha Romanoff, tem uma história muito interessante que se entrelaça com o período da Guerra Fria. Vamos ver mais sobre isso?

Quem é a Viúva Negra?

Natasha nasceu em 1928, em Stalingrado na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A cidade foi invadida pelos nazistas, e um grande massacre ocorreu, matando a família de Natasha; ela foi resgatada e enviada para um centro de treinamentos para espiões. Depois de algum tempo, a super heroína entrou pra KGB (Comitê de Segurança Nacional russo) e nesse período passou por diversos experimentos científicos que, dentre outras coisas, lhe deram a habilidade de não envelhecer. Ela entrou em confronto com diversos personagens norte-americanos do universo Marvel durante sua trajetória, dentre eles o Tony Stark (Homem de Ferro). Apesar disso tudo, Natasha logo migrou para os Estados Unidos e solicitou asilo político para o governo do país, entrando mais tarde para a equipe da S.H.I.E.L.D (super organização de segurança criada pelo universo Marvel). O filme que será lançado em breve irá abordar pontos da história de vida de Natasha, como seu passado na URSS e afins, ao mesmo que tempo em que a mesma já está envolvida diretamente com companheiros do grupo “Vingadores”. Mas quais são as ligações dessa personagem com a Guerra Fria?

A Guerra Fria

Guerra Fria foi um conflito indireto ocorrido entre 1947 e 1989 de acordo com algumas fontes. Após o final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS (bem como os demais aliados) saem vitoriosos, mas esses dois países específicos com condições muito significativas em seus cenários domésticos, a ponto de ambos se tornarem potências no cenário internacional ou seja, países muito poderosos. O mundo se tornou o que chamamos de “bipolar”, com dois pólos de poder emanando suas influências para outros países menores – geralmente, esses Estados escolhiam um lado para se aliar, o bloco soviético da URSS ou o bloco dos EUA. Mas por qual motivo duas nações recém saídas de um contexto de guerra provocaram um conflito indireto? Justamente em virtude de ambas as potenciais terem posse de muitos armamentos militares e nucleares, o receio de um conflito que iria acabar com o planeta faz com que a guerra fosse marcada pelas chamadas proxy wars (guerras por procuração, onde os combatentes têm vinculações externas, um exemplo é a proxy war do Vietnã, onde o Vietnã do norte era aliado da URSS e a do sul dos EUA – exemplificando muito cruamente, como se fossem “fantoches” das potências, apesar de terem seus próprios interesses domésticos). O alto desenvolvimento tecnológico fez também com que uma corrida espacial e armamentista acontecesse, motivando ambos os países que tentarem alcançar o domínio espacial – foram esses esforços que fizeram com que o ser humano chegasse ao espaço e a Lua, e que o mundo todo desenvolve tecnologias de ponta para a concretização desse objetivo. Você pode ler mais sobre a Guerra Fria aqui.

Marvel x Guerra Fria

Nesse meio tempo, muitas teorias da conspiração surgiram. Até que ponto esses países chegariam para alcançar o primeiro lugar? Essa é uma pauta também abordada na série Stranger Things, e a Viúva Negra não foge da regra. Ela funcionou como uma representação dos conflitos entre URSS e EUA na visão norte-americana dos desenhistas e escritores do Universo Marvel; tida inicialmente como uma vilã ligada a instituições reais soviéticas lutando contra os “mocinhos” estadunidenses. O fato dela ter habilidades oriundas de experiências científicas ilustra os resultados da corrida de desenvolvimento científico (bélico e espacial) e toda a gama de teorias da conspiração criadas e disseminadas em virtude do conflito. Agora que você já entendeu mais sobre a briga entre EUA e URSS, e a relação da Marvel com isso tudo, vamos resolver uma questão!
Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)
O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
Alternativa correta: E
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post O novo filme da Marvel e a Guerra Fria apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Foi anunciada nesta sexta-feira a prorrogação das inscrições para as provas do Enem 2020. O anúncio, feito pelo ministro da educação Abraham Weintraub, prorroga as inscrições até a próxima quarta-feira (27). Confira adiante, no portal InfoEnem, as principais informações sobre o adiamento do prazo de inscrição.

Inscrições podem ser feitas até o dia 27

Como dito no início desta postagem, o prazo para a realização da inscrição para o Enem 2020 foi prorrogado, e se você ainda não fez a sua inscrição, poderá realiza-la até as 23:59 da próxima quarta-feira (27). O adiamento do prazo de inscrições ocorreu em virtude das dificuldades geradas pela pandemia do novo Coronavírus.

Pagamento da taxa de inscrição não foi adiado

Apesar do adiamento do prazo de inscrição nas provas do Enem, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição permanece o mesmo, ou seja, termina na próxima quinta-feira (28). Vale ressaltar que candidatos que não solicitaram a isenção da taxa de inscrição, mas que possuem direito, receberão o benefício. Já para os candidatos que não possuem este benefício, o pagamento da taxa poderá ser realizado em casas lotéricasagências bancáriasagência dos correios ou pela internet.

Como realizar a minha inscrição?

Para os candidatos que ainda não realizaram a sua inscrição no Enem 2020, é necessário acessar a página do participante do Enem (disponível neste link). Será necessário informar os números do CPF e RG, além de um endereço de e-mail e número de celular válidos, para que seja possível realizar a comunicação referente ao exame. Deve também ser incluída uma foto do participante, que será utilizada para a identificação do candidato durante o exame.

Data das provas ainda não estão confirmadas

Como informamos em nossa postagem anterior (acesse aqui a postagem completa), as datas de aplicação das provas do Enem não estão definidas. Novamente, o Ministro da Educação afirmou que será realizada uma consulta com os candidatos, de modo a definir a data de aplicação do exame. A consulta será realizada através da mesma página utilizada para a inscrição que, até o momento, já conta com mais de 5 milhões de candidatos inscritos.

Prepare-se para o Enem com o InfoEnem!

Aqui no portal InfoEnem, você pode se preparar para o Enem com a realização dos nossos cursos online! Você pode acessar em nosso site o curso de redação, onde será dado todo o suporte para você atingir a nota 1000 neste quesito, incluindo a correção de 10 redações, nos mesmos moldes da prova do Enem. Você também pode adquirir também o nosso curso de biologia, muito importante para quem quer se destacar na prova de ciências da natureza, tudo isso por um valor muito acessível!
Aqui em nosso site você também encontra nossa plataforma de simulados, onde toda semana você participará de um mini simulado com 36 questões, além de um simulado mensal com 180 questões, tudo isso por apenas R$ 0,99 no primeiro mês! Ou ainda pode adquirir as nossas apostilas, com centenas de questões resolvidas e comentadas, para aprimorar ainda mais os seus resultados! Aproveite!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post Governo prorroga prazo de inscrição para o Enem 2020 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

O alemão Max Weber foi um dos principais teóricos da sociologia e compõe, juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, a tríade da sociologia clássica. Devido a essa importância, a compreensão de suas ideias é indispensável à resolução das questões de sociologia da prova do Enem.
Karl Emil Maximilian Weber (1864–1920) foi um sociólogo, jurista e economista alemão. Ele viveu e desenvolveu seu trabalho no período pós unificação alemã, promovida por Otto von Bismarck. Antes da unificação o Estado alemão ainda não existia. A região correspondente à Alemanha era formada por pequenos reinos e ducados independentes oriundos da mesma raiz cultural, mas que não eram unificados politicamente. Assim, Bismarck promoveu uma política de integração desses reinos. O que acarretou no fortalecimento do povo alemão e da economia capitalista instaurada no país. Essa contextualização histórica é importante para compreender o desenvolvimento da obra de Weber, pois o capitalismo e o protestantismo fazem parte de seus objetos de estudo, levando o sociólogo a desenvolver uma sociologia da teologia.
percepção weberiana do capitalismo enxergava-o como o fruto de um ideal, o ideal do capitalismo, o qual promovia uma espécie de racionalização do trabalho e do dinheiro, sustentada pela prosperidade e pela capacidade de gerar cada vez mais capital. Com essa percepção, Weber acreditava que o capitalismo se origina como um ideal (um espírito) e, posteriormente, é construído na prática. Sendo essa prática possível de ser aprimorada através do protestantismo.
Fonte: : http://editoraunesp.com.br/blog/sociologo-max-weber-completaria-153-anos-

Conceitos propostos por Weber

1. Ação social: segundo Weber, ela deveria ser o principal objeto de estudo da sociologia. Diferentemente de DurkheimWeber estava mais preocupado com aspectos mais próximos ao indivíduo, justamente por acreditar que não era apenas a estrutura das instituições ou a situação econômica do indivíduo que motivaria suas ações. Para o sociólogo, as ideiascrenças e os valores eram os principais impulsionadores das mudanças sociais e os indivíduos dispunham de liberdade para agir e transformar sua realidade. Portanto, a ação social seria qualquer ação que possuísse uma finalidade e sentido determinados por seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor. Tais ações podem depender da tradição, emoção ou dos interesses racionais, sendo elas:
  • Ação social tradicionaldeterminada por costumes/tradição familiares ou sociais. São atitudes enraizadas culturalmente que são repetidas de forma quase inconsciente (utiliza-se a palavra “quase”, pois sempre existem exceções).
  • Ação social afetivacondicionada pelas emoções individuais. Não possui um fim específico para ser alcançado, é uma ação espontânea. Ao invés de uma intenção, ela possui uma motivação.
  • Ação racional em relação a valores: se manifesta pela convicção racional em valores individuais. Esse tipo de ação diz respeito àqueles comportamentos entendidos como crenças ou deveres conscientes.
  • Ação racional em relação aos fins: é determinada pela possibilidade de se alcançar um determinado objetivo. Uma ação racional em relação a fins ocorre quando o indivíduo usa, racionalmente, do meio necessário mais adequado para atingir um fim almejado.
2. Racionalização do mundo social: a racionalização do trabalho e de várias outras esferas da vida apresentam-se como um dos traços mais marcantes do contexto histórico no qual Weber estava inserido. O modelo capitalista e o avanço científico foram responsáveis por moldar o mundo de uma forma que todos os espaços coletivos sejam burocratizados. Essa burocratização em termos weberianos significa a organização dos espaços coletivos com base na racionalidade e eficiência. Com isso, ocorre o chamado “desencantamento do mundo”, marcado pela crescente substituição das formas religiosas e místicas pelas formas racionais e burocráticas.
3. Dominação: para Weber o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem, fundada no instrumento da violência legítima, sendo a obediência a condição para existência desse Estado. Desta forma, para que a dominação seja eficaz é necessário que os dominados aceitem o comando do dominador e essa aceitação ocorre por meio da crença na legitimidade, a qual, para o sociólogo, pode possuir três fundamentos: o carisma, a tradição e a legalidade. Assim, os tipos de dominação legítima são:
  • A dominação legal: é característico da sociedade moderna. A crença na legitimidade consiste na crença dos ornamentos jurídicos que definem a função do detentor do poder. Nesse caso, a obediência deriva das leis/regras.
  • A dominação tradicional: a fonte do poder é a tradição. É legitimada pela crença no caráter sagrado do poder. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, isto é, pelos hábitos/costumes que estão enraizados nos homens.
  • A dominação carismática: a autoridade se baseia na crença e no reconhecimento pessoal do líder. Os motivos para a obediência são afetivos. 

Questão do Enem – 2015

A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quisessémos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. ln: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
a) Progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
b) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
c) Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
d) Afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
e) Fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.
A alternativa correta é a letra D.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post Max Weber no Enem apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Em função das medidas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, a maior parte das aulas em faculdades públicas e privadas está suspensa, ou ministradas à distância. Desta maneira, a ocorrência dos processos seletivos do SisuProUni e Fies deste ano é incerta. Ainda assim, o governo tenta manter as datas dos programas do Ministério da Educação, em especial os programas que utilizam a nota do Enem. Com isso, em nossa postagem de hoje serão apresentadas as datas destes processos seletivos, assim como uma breve descrição sobre cada um destes programas.

Matrículas do primeiro semestre ainda estão em andamento

Apesar de estarmos próximos do segundo semestre, as edições destes programas para o primeiro semestre de 2020 ainda não foram completamente realizadas. Em função das paralisações ocasionadas pela pandemia do novo Coronavírus, as chamadas das listas de espera do Sisu 2020/1 foram paralisadas, apesar de ainda existirem vagas em aberto. Além disso, as edições do ProUni e do Fies também não foram completamente encerradas.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020/2

Sisu é, atualmente, o maior portal de entrada para as universidades públicas brasileiras. Na plataforma do Sisu, o aluno pode escolher até duas opções de curso, e concorrer em sua devida categoria a uma vaga nas sonhadas universidades públicas. E este será o primeiro programa a ter suas inscrições abertas! As inscrições para o Sisu 2020/2 terão início no dia 16 de junho.

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Outra opção muito interessante para os alunos que prestaram o Enem é a inscrição no ProUni 2020/2. Através do ProUni, o candidato pode obter bolsas em universidades particulares, variando entre 50 e 100%. Como de costume, o ProUni ocorre após as inscrições do Sisu, e a abertura das inscrições para este programa está prevista para o dia 23 de junho.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

O último programa a ter suas inscrições abertas será o Fies. Através do Fies, o aluno pode adiar o financiamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, de acordo com a comprovação da situação financeira do candidato. O início das inscrições para o Fies será no dia 30 de junho.
Destacamos ainda que algumas informações importantes sobre este período de matrículas, como datas de segunda chamada e recursos ainda não foram divulgadas, uma vez que o edital destes programas ainda não foi divulgado. Todavia, ao acompanhar o portal InfoEnem, você poderá acessar estas informações assim que forem divulgadas. Além disso, tem acesso diário a diversos conteúdo que farão total diferença durante a sua preparação para as provas do Enem 2020! Aproveite!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post Datas do Sisu, ProUni e Fies para o 2° semestre de 2020 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Postar um comentário

0 Comentários