InfoEnem |
Sabe-se que a prova do Enem não exige apenas os conteúdos comuns do ensino médio, mas, também, um conhecimento articulado entre eles e a realidade atual da sociedade. Em vista disso, hoje abordaremos os movimentos sociais, partindo de sua definição e avançando até a compreensão de quais são suas reivindicações. Vale ressaltar que eles podem aparecer, principalmente, de duas formas: em questões acerca de movimentos históricos ou referentes a situações contemporâneas.
O que são movimentos sociais?
Podem ser definidos como a união de grupos da sociedade em prol da luta por questões sociais e políticas, sendo essa ação assegurada legalmente pelo artigo 5º, item XVI, da Constituição Federal de 1988. Geralmente, os instrumentos utilizados pelos movimentos sociais são as manifestações, greves ou passeatas, nas quais reivindicam-se publicamente as insatisfações com determinadas estruturas da sociedade, como a desigualdade de gênero, o racismo etc. Vale ressaltar que os movimentos sociais são uma ferramenta indispensável para o sistema democrático, pois eles fazem parte do exercício da cidadania e nós, como cidadãos políticos, temos o direito e o dever de lutar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Tipos de movimentos sociais:
Principais tópicos ligados aos movimentos sociais cobrados pelo Enem:
Exemplos de movimentos sociais contemporâneos no Brasil
Questão:
(Enem 2015) Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para
a) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.
c) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.
d) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.
e) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.
Alternativa correta: B
O post Movimentos sociais no Enem apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
|
0 Comentários