Estudante Digital |
- Questão - UERJ - O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta
- Questão - (UFPE) - Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha
- Questão - (UFSM-RS) - Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia
- Questão - UFRJ - Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases
- Questão - Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
- Questão - Unifor-CE - Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B
- Questão - ENEM 2019 - A esquistossomose (barriga-d’água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço
- Questão - UESPI/2009 - Vitaminas do complexo B podem desempenhar a função de co-fatores enzimáticos
- Questão - UFMG - Se o total de bases nitrogenadas de uma sequência de DNA
- Questão - PUC-SP - […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores
- Questão - FUVEST 2006 - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose
- Questão - FUVEST 2004 - Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão
- Questão - Mackenzie 2009/2 - A osteoporose é uma doença que acomete principalmente as mulheres após os 50 anos de idade
- Questão - VUNESP 1999 - Os açúcares complexos resultantes da união de muitos monossacarídeos são denominados polissacarídeos
- Questão - USF-SP - A respeito da atuação do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial é correto afirmar:
Suponha que sobre uma mesa haja um livro. Qual será a força que a mesa exerce sobre o livro, sabendo que a força com que a Terra o atrai é de 10 N?
a) 5 N
b) 10 N
c) 15 N
d) 20 N
e) 25 N
Resposta: Como o livro se encontra em equilíbrio sobre a mesa, a força total que atua sobre ele é zero. Através da força resultante, temos:
FR=m.a
F-P=0
F=P ⇒F=10 N
|
Questão - UERJ - O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta
(Uerj) - O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função:
a) Revestir as organelas.
b) Formar a membrana plasmática.
c) Compor a estrutura da parede celular.
d) Acumular reserva energética no hialoplasma.
Resposta: Letra C.
Comentário: O papel comum que conhecemos e utilizamos tantas vezes é formado a partir das plantas, que apresentam células vegetais em sua estrutura. Essas células vegetais têm sua parede constituída por celulose, um polissacarídeo insolúvel em água.
|
Posted: 10 May 2020 10:05 AM PDT
Questão - (UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo, recristalização fracionada da fase aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por filtração.
e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.
Resposta: Letra B.
|
(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:
a) dissolução, filtração, evaporação.
b) fusão, decantação, sublimação.
c) liquefação, filtração, vaporização.
d) adição de água, destilação.
e) diluição, sedimentação, vaporização.
Resposta: Letra A.
Comentário: Primeiro adiciona-se a água para que o sal se dissolva nela. Depois se realiza uma filtração, em que a areia fica retida no filtro e a mistura de água e sal é separada. Por fim, leva-se essa mistura ao fogo para que a água evapore e o sal seja recuperado.
|
(UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é:
a) filtração, decantação e destilação.
b) cristalização, decantação e destilação.
c) filtração, cristalização e destilação.
d) centrifugação, filtração e decantação.
e) destilação, filtração e decantação.
Resposta: Letra A.
Comentário: Faz-se primeiro uma filtração para separar a areia dos demais componentes. Em seguida, faz-se uma decantação para separar a querosene da solução aquosa de açúcar. Por fim, faz-se uma destilação simples para separar o açúcar da água.
|
Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
a. Destilação simples.
b. Destilação fracionada.
c. Decantação.
d. Separação magnética.
e. Centrifugação.
Resposta: Letra B.
Comentário: A destilação fracionada é um método de separação de misturas homogêneas do tipo líquido-líquido com diferentes pontos de ebulição, como é o caso da água e do álcool.
Para não gerar dúvidas, a destilação simples é um método de separação de misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, que se baseia na diferença dos pontos de ebulição, como água e sal.
|
Unifor-CE - Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) centrifugação
b) sifonação
c) decantação
d) filtração
e) destilação
Resposta: Letra E.
Comentário: A destilação é a única das técnicas apresentadas que separa um sólido totalmente dissolvido em um líquido (mistura homogênea). As outras técnicas são usadas para separar misturas heterogêneas.
|
Questão - ENEM 2019 - A esquistossomose (barriga-d’água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.
Instituto Oswaido Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agenda.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá
a) impedir a penetração do parasita pela pele.
b) eliminar o caramujo para que não haja contágio.
c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.
d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.
e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.
Resposta: Letra E.
Comentário: Ao receber a vacina, o indivíduo produz anticorpos e estabelece memória imunológica contra o esquistossomo. Dessa forma, o parasita é atacado no momento em que entra no corpo humano, sendo eliminado antes que se instale no organismo e provoque os sintomas da doença.
|
Questão - UESPI/2009 - Vitaminas do complexo B podem desempenhar a função de co-fatores enzimáticos, e sua carência pode provocar uma série de enfermidades. Um exemplo de doença provocada pela carência de vitaminas do complexo B é:
a) Escorbuto.
b) Raquitismo.
c) Xeroftalmia.
d) Esterilidade.
e) Beribéri.
Resposta: E
A carência de vitaminas do complexo B, especificamente vitamina B1, pode causar uma doença beribéri.
|
Questão - UFMG - Se o total de bases nitrogenadas de uma sequência de DNA de fita dupla é igual a 240, e nela existirem 30% de adenina, o número de moléculas de guanina será:
a)48.
b)72.
c)120.
d)144.
e)168.
Resposta:
Para resolver essa questão, é necessário saber algumas noções de porcentagem.
Inicialmente temos que achar o valor real de adenina:
100%-----240
30%--------x
x= 72
Como a adenina só se liga à timina, há 72 timinas na fita. Temos, portanto, um total de 144 bases correspondentes à timina e adenina. Subtraímos esse valor de 240 e obtemos 96. Esse valor corresponde à quantidade de bases citosina e guanina. Como elas também se ligam, temos a metade para cada uma: 48 citosinas e 48 guaninas.
|
Questão - PUC-SP - […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.
É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…)
* LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo- 20 out. 2002.
O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:
a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
b) o DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
c) o material genético ser constituído por proteínas.
d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.
e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.
Resposta: Letra E.
Comentário: O DNA possui sequências de nucleotídeos que serão usadas para a síntese de proteínas, que atuam em todas as atividades do nosso organismo.
|
Questão - FUVEST 2006 - 2ª fase - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose. Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como únicas fontes de carbono. O gráfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B.
a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B?
b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X.
Resposta:
a) A célula inicial era incapaz de metabolizar lactose, portanto, inicialmente todas as células geradas metabolizavam apenas glicose. As bactérias capazes de metabolizar a lactose, na cultura B, surgiram por mutações.
b) No intervalo x, ainda não havia bactérias capazes de metabolizar a lactose, daí a diminuição de células viáveis. Após o intervalo x, as células mutantes passam a utilizar a lactose em seu metabolismo.
|
Questão - FUVEST 2004 - 2ª fase - Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com pH 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi adicionado ácido clorídrico (HCl), de modo a se obter um pH final em torno de 2. Nos tubos 1 e 2, foi adicionado macarrão; nos tubos 3 e 4, foi adicionada carne; nos tubos 5 e 6, foi adicionada manteiga. Os tubos foram mantidos por duas horas à temperatura de 36°C. Ocorreu digestão apenas no tubo 1.
a) Qual foi o órgão do animal utilizado na experiência?
b) Que alteração é esperada na composição química da urina de um cão que teve esse órgão removido cirurgicamente? Por quê?
c) Qual foi a substância que a enzima purificada digeriu?
Resposta:
a) O órgão utilizado na experiência foi o pâncreas.
b) Espera-se um aumento na quantidade de glicose presente na urina excretada (glicosúria). Tal fato pode ser evidenciado porque o pâncreas produz e secreta a insulina, que é o hormônio que controla a taxa de glicose no organismo. O distúrbio hormonal verificado com a retirada do pâncreas é o diabete mellitus.
c) A substância digerida é o hidrato de carbono, sob a ação da amilase pancreática.
|
Questão - Mackenzie 2009/2 - A osteoporose é uma doença que acomete principalmente as mulheres após os 50 anos de idade. Caracteriza-se pela perda de tecido ósseo, o que pode levar a fraturas. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.
I. A ingestão de alimentos, como leite e derivados, associada à atividade física é importante na prevenção da doença.
II. A exposição moderada ao Sol aumenta a síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio no tecido ósseo.
III. Essa doença pode ocorrer em casos em que a ingestão de cálcio é deficiente, o que provoca a retirada desse elemento da matriz do tecido ósseo. Assinale
a) se todas estiverem corretas.
b) se somente I e III forem corretas.
c) se somente II e III forem corretas.
d) se somente I e II forem corretas.
e) se somente I for correta.
Resposta: Letra A. Comentário: Resolução Em relação à prevenção da osteoporose, todas as afirmações estão corretas. |
c
Questão - VUNESP 1999 - Os açúcares complexos resultantes da união de muitos monossacarídeos são denominados polissacarídeos.
a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal nos quais cada um desses açúcares pode ser encontrado.
Resposta:
a) O polissacarídeo de origem animal é o glicogênio. Ele é formado através do processo chamado glicogenogênese, com a junção de diversas moléculas de glicose (monossacarídeos). A reserva energética vegetal é o amido.
b) As moléculas de glicogênio podem se armazenadas nos músculos ou no fígado. Já o amido concentra-se no interior do caule e principalmente em raízes, tubérculos e sementes.
|
A respeito da atuação do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial é correto afirmar:
a) O governo brasileiro recebeu dos Estados Unidos ajuda técnica e financeira para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda.
b) O governo brasileiro, mesmo com a eclosão do conflito, continuou mantendo relações apenas com os aliados.
c) O governo brasileiro loja virtual recusou-se a enviar, em 1939, para qualquer região do território europeu, homens da Força Expedicionária Brasileira.
d) Nas Conferências Pan-Americanas de 1939, 1940 e 1942 os brasileiros desvincularam-se da “política da boa vizinhança” de Franklin Roosevelt.
e) A ditadura de Vargas favoreceu as relações com a Alemanha após a Conferência do Rio de Janeiro, em 1942.
Resposta: Letra A.
|
0 Comentários