Estudando as Características do Pré-Sal no Brasil

Estudando as Características do Pré-Sal no Brasil | infoEnem




Quando falamos de assuntos atuais referentes a geografia no território brasileiro, ou atém mesmo quando estamos analisando a nossa economia, escutamos diversas vezes assuntos relacionados ao pré-sal. Como já sabemos, o petróleo é atualmente um dos recursos naturais com maior importância comercial e, por se tratar de um recurso não renovável, ganha maior valor a cada dia. Desta maneira, vamos explicar em nossa postagem de hoje sobre as principais características do pré-sal, a maior reserva de petróleo em território brasileiro.

Localização do Pré-sal

pré-sal no Brasil representa uma faixa litorânea extensa e com grandes reservas de petróleo e gás, e recebe este nome devido ao fato de estar situada abaixo de uma camada de sal, isso tudo a mais de 7000m de profundidade! Com isso, você já deve imaginar as dificuldades e desafios para a exploração e extração do petróleo.
O pré-sal está localizado ao longo de uma grande faixa litorânea, que se estende de Santa Catarina até o Espírito Santo, e possui mais de 200 quilômetros de largura. Esta faixa engloba as bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.

Quando foi descoberto?

Pré-sal foi anunciado pela Petrobras no ano de 2006, através de estudos entre a empresa e também empresas estrangeiras interessadas na exploração do produto. Como falamos acima, a profundidade necessária, a camada de sal que pode possuir até 2 mil metros de espessura e as condições de gás e temperatura dos poços de petróleo foram grandes desafios, fazendo com que a extração do petróleo se iniciasse apenas em 2010, na Bacia de Campos.

Exploração do Pré-sal

Desde o início da exploração, a produção e produtividade atingida sempre se manteve em alta. Atualmente, o Pré-sal conta com 51 poços de exploração, e em 2018 a produção atingiu a importante marca de 2 milhões de barris por dia. A previsão inicial é de que a produção seja duplicada até o ano de 2020, chegando então a incríveis 4 milhões de barris por dia!

E qual a importância do Pré-sal para o Brasil?

A descoberta destes importantíssimos campos fez com que o Brasil se tornasse autossuficiente em relação ao petróleo. As projeções indicam que até o ano de 2035, o Brasil deixará de importar qualquer quantidade de petróleo e, além disso, se tornará um dos maiores exportadores desta energia. Além disso, a quantidade de empregospesquisas e desenvolvimento promovido representaram um grande marco na economia brasileira, gerando segurança para o país em relação a fontes energéticas e também em relação à economia, promovendo o desenvolvimento de infraestrutura e de pesquisas em território brasileiro e aumentando exponencialmente a importância do país no cenário energético internacional. Desta forma, o brasil possui em mãos uma enorme quantidade do principal recurso energético da atualidade. Com a correta exploração e desenvolvimento, é possível um crescimento considerável da economia, infraestrutura e também a estabilidade do país em relação às fontes energéticas.
Se tratando de Enem, o pré-sal é um assunto sempre pautado, pois envolve diversas áreas de conhecimento, e também se trata de uma área de extrema importância para o nosso país. Portanto, aproveite!

O post Estudando as Características do Pré-Sal no Brasil apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
Posted: 01 Dec 2019 05:34 PM PST
Dando sequência à série de artigos sobre os temas passados propostos para a redação do Enem, chegamos ao ano de 2012, quando foi escolhido um tópico bastante delicado para tratar: a imigração.
Os textos motivadores contam com uma relembrada básica e sem muitos detalhes de que nosso país foi construído em grande parte pela força imigratória, passando a tratar nos três seguintes (uma imagem e dois excertos) da imigração mais recente envolvendo os haitianos e os bolivianos como exemplos. Neste momento é importante dar atenção à frase temática, que pede que se trate do “Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI“, limitando, portanto, tanto a argumentação quanto a proposta de intervenção às ondas de imigração ocorridas a partir do ano 2001.
Apesar de limitar o assunto a ser tratado às imigrações ocorridas no século atual, uma ótima forma de contextualizar historicamente o fenômeno no país é citando dados e ocorrências relacionadas, detalhando além do estabelecido no excerto dos textos motivadores e mencionando os povos que fizeram parte da formação de nosso país na introdução, para estabelecer a tradição que o país já possui no campo. É claro que mencionar notícias e estatísticas atuais conseguidas através das mídias também é uma boa estratégia para embasar e comprovar afirmações ao longo do desenvolvimento.
Por sua vez, a construção da argumentação deve preocupar-se em estabelecer os problemas enfrentados tanto pelo país na recepção aos imigrantes quanto pelos próprios imigrantes em seu acolhimento no novo país. Há vários itens que podem ser trazidos para a discussão, como a estrutura física e burocrática de acolhimento aos estrangeiros e o próprio preconceito enfrentado por estes ao chegar no Brasil, ironicamente um país formado por imigrantes. É importante estar bem decidido em relação a estas questões, já que há apenas 30 linhas a serem preenchidas (que não podem ser extrapoladas de jeito nenhum). Pode-se, portanto, escolher uma das mazelas e tratá-la com mais detalhes ou tratar de ambas (e/ou qualquer outra da qual se lembre e queira adicionar) de forma mais sucinta.
Após o estabelecimento dos problemas, é hora de solucioná-los. Desta vez a atenção ao item que pede respeito aos direitos humanos deve ser redobrada. Não cabem sugestões envolvendo violência (vamos combinar que não deveriam servir para nenhuma situação, certo?), parta ela dos civis ou das forças da lei. Nada deve ser imposto aos imigrantes, especialmente um retorno ao país de origem. Além de possuírem o direito de ir e vir, mencionado pela própria Declaração dos Direitos Humanos, também há o direito de solicitarem asilo ao se encontrarem em situação de risco em seus países, algo que a lei brasileira prevê. Considerando tudo isso, é hora de detalhar, por exemplo, propostas de leis que podem agilizar a expedição de documentação para imigrantes, sugerir mais investimento na estrutura física de acolhimento nas fronteiras e uma campanha massiva e nacional de combate ao preconceito contra estes cidadãos que escolheram nosso país para se abrigarem das dificuldades em suas terras natais.
Além dos exemplos acima, o que proporiam como intervenção para o tema de 2012? É um tema bastante complexo, então adoraríamos saber a opinião de vocês! Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
O post Possibilidades para a Redação do Enem 2012 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Postar um comentário

0 Comentários