Na postagem de hoje, vamos apresentar quatro diferentes conceitos relacionados a geografia no Enem, que são: território, Estado, País e Nação. Ao apresentar estes conceitos, vamos deixar claro qual a diferença entre eles, uma vez que aparentam ter uma definição similar, o que pode levar a confusões em seu entendimento.
Normalmente estes conceitos são confundidos, ou até mesmo utilizados de maneira equivocada, pois aparentam ser a mesma coisa. Mas não são! Baseado nas questões geográficas e geopolíticas mundiais, estes conceitos apresentam definições diferentes, e veremos a seguir cada uma delas.
Território
O primeiro conceito que vamos estudar são os territórios. Mas antes disso, devemos ressaltar que devido a geografia ser uma ciência humana, não existem definições 100% corretas sobre um respectivo assunto. Desta forma, você pode encontrar em outras literaturas definições um pouco diferentes das que veremos a seguir, baseadas em opiniões particulares ou de um determinado grupo de estudo. Procuramos trazer as informações que são adotadas pela maioria dos estudiosos, mas ressaltamos que não são únicas!
De maneira geral, o território é definido como o espaço geográfico apropriado e demarcado por relações tanto de poder, como de soberania. Em alguns casos, é fácil observarmos o que é um território. Por exemplo o Brasil, sabemos quais são os seus limites e fronteiras, portanto sabemos facilmente qual é o nosso território de soberania. Porém, quando falamos de movimentos separatistas, ou de gruposterroristas, o território não é tão claro assim, pois não possuímos a real certeza de qual a região onde ocupam. Portanto, podemos dizer que o território é onde um Estado, ou determinado grupo exerce a soberania. Na imagem a seguir está o território brasileiro.
Estado
Já o Estado, por sua vez, é quem exerce a soberania sobre o território. Sendo assim, o Estado brasileiro é quem exerce a soberania sobre o território brasileiro. Como você já deve ter percebido, o Estado (com letra maiúscula) representa o conjunto de instituições públicas que são responsáveis pela administração de um território, que procura atender e resolver os interesses e desejos de sua população. Essas instituições podem ser as escolas, hospitais, o próprio governo e várias outras.
País
Um País é um conceito muito amplo, que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.
Nação
Quando falamos em Nação, isso quer dizer que estamos falando de uma forte união de um mesmopovo, com um conjunto de ideias em comum, que podem ser culturais, religiosas ou até mesmo econômicas. Sendo assim, uma Nação pode abranger o mesmo grupo de um Estado, ou País, basta todos estes estarem ligados pelos mesmos ideais. No entanto, isso dificilmente acontece. De maneira geral, esta união como Nação acontece em pequenos grupos, tais como os movimentos separatistas, como os curdos e os bascos. Quanto maior o País, a tendência é que seja maior a diversidade de ideias e ideais.
Sendo assim, explicamos sobre estes quatro importantes conceitos que, embora apresentem uma boa ligação entre si, são diferentes. Desta forma, ao conhece-los devidamente, podemos utilizá-los de maneira correta!
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Dando sequência à série de artigos sobre cada uma das competências consideradas na correção da redação do Enem, hoje trataremos da quarta, que diz o seguinte no Manual de Redação do Enem 2018:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Dessa vez não tem uma listinha de verbos para analisarmos, mas há, sim, vários pontos que merecem nossa atenção. Se na terceira competência a questão era a argumentação e como ela está organizada e relacionada na redação, aqui o negócio, como a própria definição do quesito menciona, são os mecanismos e recursos linguísticos utilizados para organizar e estruturar essa argumentação.
Os recursos aos quais o Manual se refere são os itens básicos da língua portuguesa que servem para ligar as ideias, frases e parágrafos de um texto entre si: as retomadas, os conectivos, as preposições, as conjunções, as locuções adverbiais e os advérbios propriamente ditos fazem parte dessa categoria que será avaliada na quarta competência. Vale a pena dar uma revisada em cada uma dessas definições, checar se você conhece uma boa variedade dentro de cada uma das classificações e se conhece o uso correto de cada um dos exemplos, além de tirar dúvidas em relação a tudo isso com seu professor, claro!
Revisados todos esses conteúdos, há um checklist a ser feito que pode colaborar na nota do quarto quesito:
Evite parágrafos com períodos (frases) muito longos. Isso pode demonstrar que você não possui uma habilidade muito grande com relações entre afirmações e/ou que não consegue construir frases claras, já que ler um parágrafo inteiro com poucas pausas pode deixar a compreensão do que você quis dizer bastante confusa. Então lembre-se daquelas pausas para respirar que a professora da quarta série mencionava. Apesar de não ser uma regra absoluta, essas pausas podem ser uma boa base para determinar onde há pausas mais curtas (vírgulas) e quando é necessário iniciar um novo período (ponto final).
Evite repetir muitas vezes a mesma palavra ou referir-se à mesma coisa muitas vezes de forma muito próxima uma a outra. Isso pode demonstrar que você não possui variedade de vocabulário para referir-se várias vezes ao mesmo assunto e que não consegue construir frases mais complexas, com retomadas que utilizam-se de sinônimos, pronomes relativos, dentre outros.
Um texto sem parágrafos (com um único, sem separação da primeira à última linha) pode prejudicar e muito sua nota também, já que pode demonstrar um desconhecimento claro sobre como organizar sua introdução, desenvolvimento e conclusão, características fundamentais do gênero exigido pelo Enem, o dissertativo-argumentativo.
Por fim, e mais obviamente, evite usar conectivos, advérbios, retomadas, preposições, locuções adverbiais e conjunções de forma errônea. Cada erro ao utilizar um conectivo de consequência ao invés de um adversativo ou relativo de lugar ao invés de um que se relacione a pessoas ou tempo pode ir minando a nota. Daí a importância da revisão e consolidação do conhecimento desses itens da língua!
O que acharam do artigo dessa semana? Já conheciam a quarta competência à fundo dessa forma? Restou alguma dúvida? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
*Vanessa Christine Ramos Reck é graduada em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fluente em mais três idiomas: Inglês, Espanhol e Francês. Além disso, é corretora do Curso Online do infoEnem. Seus artigos serão publicados todas as quintas, não perca.
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