Conceitos de estatística para o Enem 2020

InfoEnem




Em nossa postagem de hoje vamos abordar uma área muito interessante da matemática, que é a estatística. Especificamente, vamos abordar alguns conceitos fundamentais sobre este assunto, que são as definições de médiamediana e moda. Além disso, vamos também utilizar uma questão da prova do Enem para mostrar como este conteúdo costuma ser cobrado no exame.
Como dito no parágrafo anterior, os conceitos que vamos mostrar são os mais básicos e fundamentais dentro do estudo da estatística. No entanto, são conceitos de extrema importância e diversas vezes cobrados nas provas do Enem e outros vestibulares. Para o início do nosso estudo, vamos considerar o seguinte conjunto numérico:
A = {2, 4, 8, 13, 4, 1, 2, 8, 10, 21, 4}
Sobre este conjunto numérico, vamos avaliar os três conceitos: médiamoda mediana.

Média

média pode ser definida como a razão entre a soma de todos os elementos do conjunto numérico divididos pelo total de elementos deste conjunto. Neste caso, estamos nos referindo à média aritmética do conjunto, uma vez que a média pode ser de outros tipos, como as médias ponderada e harmônica. Entretanto, como a média mais utilizada é a média aritmética simples, vejamos como calculá-la.
Para o nosso exemplo, que possui um total de 11 elementos, a média é dada por:

Mediana

mediana é, para o estudo da estatística, o valor central de um determinado conjunto de dados. No entanto, para a definição do valor correto da mediana, devemos organizar o conjunto de dados em ordem crescente. Feito isso, a mediana será igual ao valor central do conjunto, para conjuntos com número ímpar de elementos, ou igual a média dos dois valores centrais, para conjuntos que possuam número par de elementos.
Para o conjunto numérico que utilizamos no exemplo, para resolvê-lo devemos primeiro ordená-lo de maneira crescente. Logo:
A = {1, 2, 2, 4, 4, 4, 8, 8, 10, 13, 21}
Como o conjunto A que utilizamos possui um número ímpar de elementos, o valor da mediana será igual ao valor central do conjunto, ou seja, o sexto elemento. Logo, a mediana é igual a 4.

Moda

Dentro da estatística, a moda é definida como o valor que aparece com maior frequência em um conjunto de dados, ou seja, o valor que mais se repete dentro de um conjunto. Para o nosso conjunto exemplo, o número 4 é o que aparece em maior quantidade (3 vezes). Portanto, este é também o valor da moda do conjunto.

Questão do Enem

A questão exemplo foi retirada da prova de 2019 do Enem.
Em uma fábrica de refrigerantes, é necessário que se faça periodicamente o controle no processo de engarrafamento para evitar que sejam envasadas garrafas fora da especificação do volume escrito no rótulo.
Diariamente, durante 60 dias, foram anotadas as quantidades de garrafas fora dessas especificações. O resultado está apresentado no quadro.
A média diária de garrafas fora das especificações no período considerado é”
a) 0,1.
b) 0,2.
c) 1,5.
d) 2,0.
e) 3,0.
Resposta: Alternativa A!
Com isso, estudamos hoje sobre conceitos básicos da estatística. Porém, são assuntos de grande importância e que facilitarão a resolução de diversas questões do Enem, além de auxiliar nos demais assuntos!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post Conceitos de estatística para o Enem 2020 apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
Posted: 13 Apr 2020 02:38 PM PDT
semântica é o estudo da significação das palavrasexpressões e enunciados que formam um texto. É um tema que vai além do significado denotativo de uma palavra, aquele que encontramos no dicionário, pois trabalha também com as relações de interpretação que aparecem nos textos.
No ENEM esse conteúdo é importante porque garante um bom desempenho tanto na prova de linguagem, quanto na escrita da redação. Essas duas avaliações cobram que os alunos estejam atentos a expressões da linguagem, ou seja, compreender como a semântica influencia a assimilação de um texto em uma determinada questão e também a forma como o aluno usa o sistema linguístico para compor uma redação.
As relações semânticas estão organizadas na língua portuguesa da seguinte forma: sinônimosantônimos homônimos parônimos. Porém, o ENEM dificilmente cobra que o candidato saiba esses nomes, o que é levado em consideração são os conceitos de casa uma dessas relações. Veja a definição deles a seguir:
Sinônimos: são palavras que quando empregadas em um determinado contexto possuem o mesmo significado ou significado semelhante. São de extrema importância para produzir uma boa redação no ENEM, ou qualquer outro texto dissertativo, uma vez que demonstram que o aluno possui um vocabulário diversificado. São muito importantes no estudo da semântica.
sentido aproximado das palavras é construído através do contexto, portanto nem sempre uma palavra tem significado equivalente, tudo vai depender da intenção com que ela é usada.
Exemplo: Os alunos compreenderam as atividades sobre tipos de vírus.
Os alunos entenderam as atividades sobre tipos de vírus.
As palavras “compreender” e “entender” estabelecem uma relação se sinonímia, ou seja, são sinônimos.
Antônimos: são palavras que têm significados opostos, ou aproximadamente opostos, em um determinado contexto. É usado geralmente como recurso literário que cria antíteses e ajuda a formar as relações de paradoxos. A antítese é formada por uso de antônimos e os paradoxos por ideias que se anulam.
Exemplo: Durante o dia encontrava paz, mas pela noite tinha que se preparar para a guerra.
Os antônimos que ajudam a criar a antítese do exemplo são: Dia/Noite e Paz/Guerra.
Homônimos: são palavras diferentes, entretanto têm a mesma grafia ou a mesma pronúncia. Essa relação é usada com frequência em textos com fins humorísticos como charges, tirinhas e anedotas, pois a quebra de expectativa de um significado pelo outro geralmente é responsável pelo efeito de humor.
A depender do tipo de semelhança, as palavras são classificadas em homônimos perfeitoshomônimos homógrafos e homônimos homófonas.
Homônimos perfeitos: palavras idênticas na grafia e na pronúncia.
Exemplos: morro (do verbo morrer) e morro (monte de pequena elevação).
leve (do verbo levar) e leve (que pesa pouco)
curta (do verbo curtir) e curta ( de pequeno comprimento)
Fonte: www.ivancabral.com
Homógrafos: palavras idênticas apenas na grafia. Note que há diferença na tonicidade das sílabas de uma palavra para outra.
Exemplos: acordo (combinado) e acordo (verbo acordar)
colher (objeto para pegar alimento) e colher (verbo colher)
gosto ( o sabor) e gosto (verbo gostar)
Homófonos: palavras idênticas apenas na pronúncia.
Exemplos: cessão (ato de ceder) seção (setor) e sessão (tempo)
paço (palácio) e passo (movimento com as pernas para caminhar)
cento (cem) e sento (sentar).
Parônimos: São palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas que não são iguais. Elas costumam causar confusão principalmente na hora de escrita, porque como cada uma tem seu próprio significado, mas apresentam certa semelhança, os alunos podem trocar uma pela outra.
Exemplos: descriminar (absolver de um crime) e discriminar (separar, distinguir)
eminente (ilustre) e iminente (que está preste a acontecer)
ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
mandado (ordem judicial) e mandato (tempo de um cargo político)
flagrante ( no ato, evidente)  e fragrante (perfumado)
Conhecer essas relações da semântica ajudam a compreender o sistema linguístico e consequentemente a fazer o melhor uso dele, não apenas nas provas, como o ENEM, mas nas mais variadas situações da vida cotidiana. 
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!
O post Semântica para o ENEM I: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni

Postar um comentário

0 Comentários