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- Como a classificação dos triângulos é cobrada no Enem
- Redação Nota 1000: Possibilidades para a Redação do Enem 2019
- Os tipos de calor cobrados no Enem 2020
- Conceitos de população no Enem
Você já observou em nossas postagens anteriores que o assunto mais cobrado nas últimas três provas de matemática do Enem foi a geometria (você pode acessar a postagem clicando aqui!). Dentro da geometria, um dos assuntos mais cobrados são as formas geométricas e seus tipos, entre elas os triângulos. Desta maneira, a seguir falaremos sobre a classificação dos triângulos. Para isso, vamos apresentar rapidamente a classificação dos ângulos, que serão fundamentais para a classificação dos tipos de triângulo. Além disso, será apresentada também uma questão anterior cobrada no Enem sobre o referido assunto.
Tipos de ângulos
Como mencionamos no parágrafo anterior, um assunto importante para realizarmos a classificação dos triângulos é compreender quais são os diferentes tipos de ângulo existentes. Os ângulos são classificados de acordo com sua medida, podendo ser de seis diferentes tipos: agudo, reto, obtuso, raso, côncavo e completo.
Entendidos os seis diferentes tipos de ângulo, podemos avançar para a classificação dos triângulos.
Classificação dos triângulos
Para a classificação dos triângulos, temos cinco diferentes possibilidades, que são: isósceles, equilátero, escaleno, retângulo e obtusângulo. Vamos avaliar cada um deles.
E como este conteúdo é abordado no Enem?
Para ilustrar a utilização da classificação dos triângulos, trouxemos a seguir uma questão retirada do Enem de 2018.
“O remo de assento deslizante é um esporte que faz uso de um barco e dois remos do mesmo tamanho.
A figura mostra uma das posições de uma técnica chamada afastamento.
Nessa posição, os dois remos se encontram no ponto A e suas outras extremidades estão indicadas pelos pontos B e C. Esses três pontos formam um triângulo ABC cujo ângulo BÂC tem medida de 170°.
O tipo de triângulo com vértices nos pontos A, B e C, no momento em que o remador está nesta posição, é”
a) retângulo escaleno
b) acutângulo escaleno
c) acutângulo isósceles
d) obtusângulo escaleno
e) obtusângulo isósceles
Que é respondido pela alternativa e. Para isso, devemos levar em consideração duas informações. A primeira é a medida do ângulo BÂC, que possui medida de 170°, fazendo o triângulo obtusângulo. A segunda informação relevante é o fato dos remos serem iguais, tornando o triângulo isósceles.
Desta forma, apresentamos em nossa postagem uma breve classificação dos triângulos, assim como conceitos auxiliares para a sua compreensão, além de um exemplo de como este assunto é cobrado nas provas do Enem.
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Enfim, chegamos ao tema da redação do Enem regular mais recente. O tema surpreendeu muitos, além de ter sido considerado um pouco “inerte” por alguns, não tratando de um problema social a ser resolvido. Mas será mesmo que não tratava? Lembrando:
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noticia/2019/11/11/5168-professores-farao-a-correcao-das-quase-4-milhoes-de-redacoes-do-enem-2019.ghtml
A “Democratização do Cinema no Brasil”, apesar de para algumas pessoas parecer inicialmente um tema inerte e que não expõe muito, na verdade dá abertura para uma discussão bastante profunda sobre a desigualdade social.
Ao lembrarmos de que a cultura é um direito básico garantido por inúmeros documentos oficiais, podemos começar a refletir sobre o porquê do cinema ter se tornado elitizado como se tornou em nosso país. Para incentivar essa reflexão, os textos motivadores da redação trazem um trecho da história da invenção do cinema, bem como uma definição da sétima arte.
Ao tratar do contexto brasileiro, há porcentagens revelando a frequência com que as pessoas vão ao cinema e/ou assistem filmes no território nacional e uma contextualização histórica das telonas no Brasil, com números específicos das salas de cinema em décadas anteriores, juntamente com a menção à centralização das mesmas que ocorreu nos últimos anos.
Argumentação da Redação
Partindo dos textos motivadores, a reflexão a ser feita para a construção da argumentação da redação pode partir do pressuposto de que atualmente o acesso ao cinema no Brasil é bastante elitizado. A falta de salas fora dos grandes centros urbanos e os preços inacessíveis para boa parte da população brasileira podem ser expostos pelo autor como grandes razões para que menos pessoas frequentem o cinema.
A partir daí, há vários questionamentos a serem feitos (e respondidos, obviamente, já que não queremos punições na nota de coesão e coerência): quais as causas desta centralização e deste superfaturamento dos preços? Essa pergunta já é respondida no texto IV da coletânea, mas os itens devem ser desenvolvidos com mais detalhamento, claro. Outra pergunta pode ser “Quais as possíveis implicações da falta de acesso à cultura ao contexto social como um todo?”. Ao responder estes questionamentos, o autor pode ter uma boa tese para defender a democratização do acesso ao cinema, objetivo inicial da proposta de redação.
Devemos nos lembrar também, como sempre, de trazer conteúdos externos para sustentar a argumentação da redação. Contextualizar historicamente a desigualdade social no país e como ela pode ser um grande fator para a limitação do acesso de determinadas classes ao cinema pode ser um bom item de auxílio. Menções a filmes e suas histórias também são uma ótima pedida, tanto para fazer um paralelo entre a realidade e as histórias retratadas como para explicitar a riqueza da arte e quais benefícios as reflexões que ela nos traz poderiam trazer com um acesso democratizado.
Proposta de Intervenção
Por fim, é hora de propor intervenções. Desta vez, há uma grande gama de possibilidades a serem sugeridas como soluções para que mais pessoas tenham acesso ao cinema no Brasil. Sessões populares, programas governamentais, regulamentação de valores e/ou incentivos fiscais para salas de cinema que decidam se estabelecer em locais com menos opções de cultura podem ser algumas das propostas da redação. É só detalhar muito bem, como sempre, qualquer/quaisquer das propostas que considerar úteis e viáveis para que o acesso à cultura seja mais difundido em nosso país.
Qual foi a opinião de vocês quando o tema de 2019 foi anunciado? Acharam num primeiro momento que ele não dava muita margem para reflexão ou já pensaram ser interessante os textos sobre a desigualdade social que ele poderia incitar? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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Posted: 24 Mar 2020 05:45 PM PDT
Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um dos assuntos de termologia que mais caem no Enem, que são os tipos de calor. Nesta postagem, serão apresentados conteúdos importantes para a compreensão dos tipos de calor e, em seguida, iremos apresentar uma questão do Enem que aborda este assunto.
O que é importante saber sobre o calor?
O mais importante é sabermos o que é o calor. O calor é definido como a energia transferida entre dois corpos com temperaturas diferentes. Desta forma, o calor é uma forma de energia. Além disso, você já sabe que para os gradientes, a energia fluirá da região de maior temperatura para a de menor temperatura. E como esta energia é transferida?
A transmissão do calor se dá por três diferentes processos: condução, convecção e radiação.
E as transferências acima podem ser de dois diferentes tipos de calor: o calor latente e o calor sensível.
Onde m é a massa do corpo, c é o calor específico de uma substância e o último termo representa a variação de temperatura entre os objetos.
Sendo m a massa do corpo e L é o calor latente do corpo, que será diferente para cada material e também para cada estado físico.
Questão do Enem envolvendo os tipos de calor
Entendido isso, observe a seguir uma questão do Enem de 2019, que aborda o conteúdo ilustrado acima.
“Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5g de castanha-de-caju crua para aquecer 350g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada. O calor específico da água é 1 cal g-1°C-1, e sua temperatura inicial era de 20°C.
Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento? ”
a) 25
b) 27
c) 45
d) 50
e) 70
Que é respondida pela alternativa c. Para resolver esta questão, você deverá calcular o calor fornecido pela queima de 2,5g de castanha (lembre-se de que somente 50% da energia gerada é aproveitada!) e, em seguida, utilizar o resultado na equação do calor sensível, determinando assim a temperatura final.
Assim, estudamos em nossa postagem de hoje assuntos importantes para a calorimetria, como os tipos de calor, suas formas de transmissão e também a sua definição. Questões relacionadas a este assunto estão sempre presentes no Enem, portanto não deixe de estudá-las.
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Posted: 23 Mar 2020 07:35 PM PDT
Os conceitos de população estão inseridos como um dos principais e mais frequentes temas da área de geografia na prova do Enem, sendo assim, hoje serão abordadas suas ideias centrais para a compreensão do assunto. Primeiramente, salienta-se que a Geografia da População não atua apenas na quantificação de habitantes em determinado local, sua função é muito mais complexa, pois ela busca entender as dinâmicas de mobilidade, qualidade de vida e diversos outros fatores políticos, sociais e econômicos que afetam diariamente na vida de todos os indivíduos.
Figura reproduzida do site https://conceitos.com/populacao/. Acesso em 18/03/2020.Conceitos:–População: caracteriza-se como a totalidade de pessoas que habitam em uma determinada área, território, país etc. (Obs: nessa categoria estão incluídos os estrangeiros).–Povo: são os indivíduos naturalizados que possuem direitos constitucionais em todo o território. Por exemplo, o povo brasileiro é composto pelos nativos e pelos estrangeiros naturalizados.–Etnia: pode ser conceituada pela existência de um grupo com uma raiz/matriz histórica, cultural e geográfica em comum, possuindo um fundamento antropológico.–Povos étnicos: possuem uma identidade coletiva, um padrão de cultura compartilhado, por vezes, vivendo sobre o mesmo Estado-nação. (Obs: no Brasil, diferentes povos étnicos compõem as matrizes dos brasileiros, como os indígenas e os negros, por isso, é um país multiétnico).–Nação: engloba a totalidade das diferentes etnias num dado território, sob leis e ordens nacionais. Por exemplo, a Espanha é uma nação que possui diversas etnias.
–Densidade demográfica: é a relação entre a distribuição da população em um determinado território. Para encontrá-la é necessário dividir o número total de habitantes pela área do território (Habitantes/Km²). (Obs: no Brasil a densidade demográfica se concentra no Sudeste e nas zonas litorâneas, a densidade no interior do país é baixa).
–Macrocefalia: concentração da população em um determinado local, típico de países subdesenvolvidos e emergentes. Exemplos de países emergentes: BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
–PEA (População Economicamente Ativa): isto é, pessoas que estão habilitadas para trabalhar – estando empregadas ou não.
–IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): é uma maneira de mensurar e comparar a qualidade de vida entre os países do mundo. Ele é calculado a partir de três indicadores: longevidade (expectativa de vida); renda (per capita); e educação (expectativa de anos de estudo, média de anos estudados).
País Povoado e Populoso
Agora que os principais conceitos já foram definidos, urge a diferenciação entre as classificações de um país Bem povoado e Bem populoso:
Essas diferenciações não indicam a qualidade de vida da população, para entender essas condições é necessário analisar as múltiplas variáveis (objetivas e subjetivas), sobretudo, os direitos universais e os indicadores populacionais elementares.
Um dos indicativos de qualidade de vida, mais especificamente relacionado à longevidade, são os serviços elementares, sendo eles:
Pirâmides etárias
Definição: basicamente, são gráficos que apresentam a proporção de homens e mulheres distribuídas em cada faixa etária. Com isso, é possível perceber o nível de desenvolvimento econômico e a distribuição populacional, com a comparação entre o número de jovens e idosos.
Figura reproduzida do site https://slideplayer.com.br/slide/1235392/. Acesso em 18/03/2020.Termos importantes referentes ao crescimento da população
-Positiva: se recebeu imigrantes.
-Negativa: se perdeu emigrantes.
Questão:
(Enem 2012)
Composição da população residente urbana por sexo, segundo os grupos de idade – Brasil – 1991/2010.
Pirâmide Etária Urbana Brasileira 1991-2010
Composição da população residente rural por sexo, segundo os grupos de idade – Brasil – 1991/2010.
Pirâmide Etária Rural Brasileira 1991-2010
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010 BRASIL. IBGE, Censo Demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011.
A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)
a) menor proporção de fecundidade na área urbana.
b) menor proporção de homens na área rural.
c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
d) queda da longevidade na área rural.
e) queda do número de idosos na área urbana.
Alternativa correta é a letra A.
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