GOVERNO
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA
DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
POLICIA
MILITAR
DIRETORIA
DE ENSINO
CENTRO
DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA POLÍCIA MILITAR – CFAPM
CURSO
DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
Didática
Aplicada à Segurança
Pública ou Instrumental
|
Didática
Aplicada
à Segurança Pública ou Instrumental
Nome:__________________________________________________________________________nº
______
Pelotão:_____________
Instrutor:
Janildo
da Silva Arante –
2º Sgt PM. Mat 163.916-1 Nota:
________
Questionário
01 (Janildo)
Questão
01 – Por
definição,
Conteúdo Programático é:
a)
o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato
em determinado ano, série, escola.
b)
a ementa;
c)
um aspecto procedimental;
d)
a relação das disciplinas do curso.
Questão
02 -
A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)
Didáticas, judiciárias e operacionais
b)
Cognitivas, Operativas e Atitudinais,
c)
Cognitivas, Operativas e Didáticas
d)
Didática, Atitudinais e Morais
COA
Questão
03 – A
MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem
entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança
Pública, são eles:
a)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e Finalidades;
b)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e ética;
c)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e moral;
d)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e princípios.
Questão
04 – Competência
é entendida como:
a)
Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando
positiva e assertivamente voltado para a missão institucional
b)
a incapacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes
situações da prática profissional, em que as reflexões antes,
durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c)
Incapacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo,
atuando positiva e assertivamente voltado para a missão
institucional
d)
a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações
da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após
a ação estimulem a autonomia intelectual.
Questão
05 – as competências
são classificadas como:
a)
Cognitivas, Operativas e Atitudinais, (COA)
b)Competências
cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências
cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d)
cognitivas, competências operativas e competências éticas,
Questão
06 –
as Dimensões
Organizacionais são classificadas como: (IPP)
a)
Institucional, Profissional e Pessoal.
b)
Policial Militar, Profissional e Pessoal;
c)
Institucional, Marginal e Pessoal,
d)
Institucional, Educacional e Pessoal,
Questão
07 –
Uma
habilidade é a capacidade de:
a)
capacidades
mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
b)
incapacidades mentais e procedimentos-(psicomotora/procedimental)
c)
transformar conhecimento em ação (prática) e que resulta em um
desempenho desejado.
d)
transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um
desempenho inesperado.
Questão
08 –
É o conjunto dos conteúdos de caráter transversal definidos por
sua pertinência nas discussões sobre segurança pública e por
envolverem problemáticas sociais de abrangência nacional. Eles
devem permear as diferentes disciplinas, seus objetivos, conteúdos,
bem como as orientações didático-pedagógicas.
____________________
têm um caráter orientado para o desenvolvimento
pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades
gerais das ações formativas, estimulando o questionamento
permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e
institucionais no contexto social e político em que elas se dão.
a)
Os eixos articuladores.
b)
As competências Atitudinais.
c)
As competências Cognitivas.
d)
As competências Operativas.
Questão
09 – Os
eixos articuladores poderão estar vinculados a determinada
disciplina do currículo ou formatado em projetos e percursos
interdisciplinares:
I
- Sujeito e interações no contexto da segurança pública;
II
- Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III
- Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV
- Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública
.
a)
Apenas a assertiva II está correta.
b)
Apenas a assertiva III está correta
c)
Todas as assertivas estão corretas.
d)
Nenhuma das assertivas estão corretas.
TAC
Questão
10 - A MCN2014 define Classificação por Habilidades: (TAIPC)
a)
Técnicas, Interpessoais e Cognitivas
b)
Técnica, Administrativas e Interpessoais
c)
Administrativas, Pessoais e Técnicas
d)
Nenhuma das respostas anteriores
Classificação
por Habilidades
a)
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação
de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
b)
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
c)
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
d)
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo
e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
e)
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico
abstrato.
Questionário
02 (Janildo)
Questão
01
-
De acordo com A MCN 2014 (Matriz Curricular Nacional) Quais os pontos
a
ser entendidos
dentro do contexto contemporâneo do Ensino da Segurança Pública:
a)
Competências (subdivididas entre as dimensões
organizacionais e classificação por habilidades) e ética e moral.
b)
Competências (subdivididas entre as dimensões
organizacionais e classificação por habilidades) e ética.
c)
Competências (subdivididas entre as dimensões
organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
d)
Competências (subdivididas entre as dimensões
organizacionais e classificação por habilidades) e moral.
Questão
02 – As atividades propostas aos alunos deverão
ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a)
No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b)
Apenas no planejamento das aulas
c)
Apenas durante as aulas
d)
Apenas depois das aulas
Questão
03 –
É
um processo que requer uma ação intencional do educador para que
ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do
conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada,
considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência
a princípios éticos.
O
texto acima se refere ao:
a)
a aprendizagem.
b)
os Eixos articuladores.
c)
Processo de aprendizagem.
d)
Ensino
Questão
04 –
_________________________prevê
a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável,
refletida e consciente.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Formular conteúdos
c)
Aprender a pensar
d)
Ensinar
Questão
05 – os conteúdos
dividem-se em: (CPA)
a)
Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b)
Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c)
Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d)
Conceituais, Procedimentais e atitudinais.
Questão
06 –
_________________
o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar,
assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e
objeto.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Dar interdisciplinaridade a
b)
Operacionalização
c)
Contextualizar.
d)
Dar transversalidade a
Questão
07 –
_________________
questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento,
possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou
seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do
conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a
fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade
(…), na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO &
SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
A contemporização.
b)
A transversalidade
c)
A Contextualização.
d)
A interdisciplinaridade
Questão
08 –
_________________
refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes
disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma
única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
A contemporização.
b)
A Operacionalizar
c)
A Contextualização.
d)
A transversalidade.
Questão
09 –
Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações
formativas dos profissionais da área de segurança pública deve
estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os
alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia
intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”,
adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas
situações.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
O Professor
b)
O Monitor
c)
O Aluno
d)
O Comandante de pelotão
Questão
10 - As
atividades propostas aos alunos deverão
ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a)
No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas.
b)
Apenas no planejamento das aulas
c)
Apenas durante as aulas
d)
Apenas depois das aulas
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática
profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação
estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três
conjuntos de competências:a)Competências cognitivas: são
competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio
da investigação e
da
organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar
de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar
consciente de suas ações. b) Competências operativas: são as
competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em
prática responsável, refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam estimular a
percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões organizacionais? O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as
dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia,
tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis. Em
torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco
dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo
cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do
conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento.
Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa
do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um
modelo descritivo, apresentado a seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E
AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico
e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades?
Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação
e que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação
de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo
e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico
abstrato.
TAIPC
QUESTIONÁRIO
03 (Janildo)
Questão
01 – O que é didática?
a)
a arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da
pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a
atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras
palavras, ensinar a ensinar.
b)
significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve
uma relação entre sujeito e objeto
c)
significa, em segundo lugar, assumir que todo conhecimento envolve
uma relação entre sujeito e objeto
d)
a arte de receber conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da
pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a
atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras
palavras, ensinar a ensinar (modificar).
Questão
02 – O estudo da didática aplicada ao ensino policial militar é
também uma _________ na discussão do profissional de segurança
pública. O ensino policial demanda uma especificidade inerente à
profissão.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
verticalização.
b)
horizontalização
c)
diagonalização.
d)
obliquidade
Questão
03 – ___________são
preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para
os profissionais da área de segurança pública (MCN-2014).
a)
Princípios.
b)
Habilidades.
c)
Planos de aula.
d)
Conteúdos.
Questão
04 – ___________é o instrumento utilizado para orientar a
seleção dos conteúdos de cada disciplina, (...). Os mapas de
competências são amplos e abrangentes e servem de base para a
seleção dos conteúdos que comporão as ementas.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
O mapa de competências da disciplina.
b)
Carta náutica
c)
Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d)
A abordagem local
Questão
05 – ___________ os problemas devem ser resolvidos onde aparecem
a)
No mapa de competências da disciplina.
b)
Na abordagem criativa
c)
Na abordagem estrutural.
d)
Na abordagem local
Questão
06 – ___________ a resolução de problemas deve se basear na
análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores
subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança
a)
No mapa de competências da disciplina.
b)
Na abordagem criativa
c)
Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d)
Na abordagem local
Questão
07 – ___________ compreende
a discussão em pequenos grupos de casos verídicos ou baseados em
fatos reais relacionados a situações que farão parte do cotidiano
da área de segurança pública. Os casos deverão vir acompanhados
do máximo de informações pertinentes para que o estudante possa
analisá-los (caso análise) ou apresentar possíveis soluções
(caso problema). Esta técnica permite que os estudantes analisem a
situação apresentada e apliquem os conhecimentos aprendidos
a)
O estudo de casos.
b)
O Brainstorming
c)
O Brainwriting.
d)
A aula expositiva.
Questão
08 – ___________ (job aids): as listas de tarefas devem ser
utilizadas quando se tem por objetivo que os estudantes sigam passos
na realização de procedimentos.
a)
O Briefing.
b)
O Brainstorming
c)
O Brainwriting.
d)
A Lista de tarefas
Questão
09 – ___________são utilizados para gerar novas ideias, buscar
soluções para um determinado problema. Todas as ideias surgidas
devem ser registradas, a seguir categorizadas e analisadas com o
auxílio de um coordenador. Ao final, o grupo toma as decisões para
a resolução do problema.
a)
O estudo de casos.
b)
O Brainstorming e o brainwriting
c)
O Painel de discussões.
d)
A aula expositiva
Questão
10 – ___________é caracterizada pela explicação por meio da
demonstração de técnicas e procedimentos, oportunizando aos
estudantes: a exercitação, o feedback, a automação e a aplicação.
a)
O estudo de casos.
b)
O Brainstorming e o brainwriting
c)
O Painel de discussões.
d)
Demonstração ou aula prática.
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes
situações da prática profissional, em que as reflexões
antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)Competências
cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento
do pensamento por meio da investigação e da organização do
conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica
e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas
ações.
b)
Competências operativas: são as competências que preveem a
aplicação do conhecimento teórico em prática responsável,
refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam
estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões
organizacionais? O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões
organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro
corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura,
estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus
papéis. Em torno dos elementos organizacionais citados, através
dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo.
Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da
economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do
conhecimento. Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que
compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões
organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a
seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES
ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar
físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação
de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo
e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico
abstrato.
TAIPC
QUESTIONÁRIO
04 (Janildo)
Questão
01– as habilidades
são classificadas como:
a)
Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
b)
Técnicas, Interculturais, Administrativas,Políticas e Cognitivas.
c)
Técnicas, Contábeis, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
d)
Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Conceituais e Políticas.
Questão
02 – Princípios são entendidos como:
a)
Ética.
b)
Amoralidade.
c)
Preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para
os profissionais da área de segurança pública.
d)
A capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações
da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após
a ação estimulem a autonomia intelectual..
Questão
03 – os princípios
são classificadas como: (E E D-P)
a)
Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b)
Pedagógicos, Éticos e Educacionais.
c)
Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d)
Didático-pedagógicos, Éticos e Escolares.
Questão
04 – ___________ a utilização de meios criativos e não
convencionais na resolução de problemas
a)
No mapa de competências da disciplina.
b)
Na abordagem criativa
c)
Na Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d)
No planejamento
Questão
05 – ___________requer
o desenvolvimento do pensamento por meio da pesquisa e da organização
do conhecimento e que habilitam o indivíduo a pensar de forma
crítica e criativa, a posicionar-se, a comunicar-se e a estar
consciente de suas ações.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Formular conteúdos
c)
Aprender a pensar
d)
Ensinar
Questão
06 – _________________________visa estimular a percepção
da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das
potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da
interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes:
familiar, profissional e social.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Formular conteúdos
c)
Aprender a pensar
d)
Aprender ser e a conviver
Questão
07 – Estão
relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem,
dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e
criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na
interpretação da realidade, frente a desafios e situações
problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O
texto acima se refere a:
a)
os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b)
o processo de ensino.
c)
O processo de aprendizagem.
d)
O processo de ensino-aprendizagem.
Questão
08 – No âmbito da legislação educacional, desde ____, é
reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a
pertinência de uma legislação própria.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
1971
b)
1991
c)
1987
d)
2000
Questão
09 – ____________é um dos temas que vêm sendo discutido em
âmbito acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em
Congressos Internacionais, resultando em propostas de medidas para o
controle do crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...)
(MIGUEL, Marco Antonio. Alves. Disponível em:
http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso
em: 22 out 2012).
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
A Segurança Privada
b)
A Polícia Patrimonial
c)
A Scotland Yard
d)
A Segurança Pública
Questão
10 – Competência é entendida como a capacidade de mobilizar
saberes para agir em diferentes situações da prática profissional,
em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a
autonomia intelectual.
São
classificadas em _______ modalidades.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
cinco
b)
quatro
c)
três
d)
duas
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes
situações da prática profissional, em que as reflexões
antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)Competências
cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento
do pensamento por meio da investigação e da organização do
conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica
e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas
ações.
b)
Competências operativas: são as competências que preveem a
aplicação do conhecimento teórico em prática responsável,
refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam
estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões
organizacionais? O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões
organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro
corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura,
estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus
papéis. Em torno dos elementos organizacionais citados, através
dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo.
Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da
economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do
conhecimento. Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que
compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões
organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a
seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES
ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar
físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação
de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo
e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico
abstrato.
TAIPC
QUESTIONÁRIO
05
Questão
01 – No que tange às dimensões
organizacionais:
a)O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários.
b)
O medida das perspectivas.
c)O
estudo da empresa do governo e suas dimensões organizacionais.
Caracteriza-se por dois cenários.
d)
O comprimento da empresa..
Questão
02 – É
importante ressaltar que essas competências possuem uma relação
estreita com os eixos ético, legal e técnico que, de acordo com
Balestreri (1998), estão presentes na formação do profissional da
área de segurança pública; com os Quatro Pilares da Educação
propostos pela Unesco:____________________; e com as dimensões do
conhecimento: saber, saber fazer e saber ser.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a
conviver
b)
aprender a aprender, aprender a trabalhar, aprender a ser e aprender
a conviver
c)
aprender a aprender, aprender a repreender, aprender a ser e
aprender a conviver
d)
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser arrogante e
aprender a conviver em dissonância.
Questão
03 – ______________________ são duas dimensões metodológicas.
a)
intradisciplinaridade e transversalidade;
b)
interdisciplinaridade e paralelismo;
c)
interdisciplinaridade e transversalidade;
d)
interdisciplinaridade e trigonometria;
Questão
04 –
No tocante aos Métodos de Ensino e Aprendizagem, segundo a Matriz
Curricular Nacional, o “Método” está ligado ao “como fazer”.
Nesse contexto, compõem as áreas temáticas propostas pela Matriz
Curricular Nacional:
a)Sistemas,
Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública; ==>
Área Temática I
b)
Diversidade Étnico-sóciocultural, Conflitos e Segurança Pública;
==> Eixo
c)
Sujeito e interações no contexto da Segurança Pública; ==>
Eixo
d)
Dimensões Organizacionais do poder do Estado e espaço privado. ===>
Competências:Explicação:
Áreas
temáticas:
a)
Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública;
b)
Violência, Crime e Controle Social;
c)
Conhecimentos Jurídicos;
d)
Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos;
e)
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador;
f)
Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública;
g)
Cultura, Cotidiano e Prática Reflexiva;
h)
Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública.
Questão
05
A Didática é o ramo da Pedagogia que tem como objetivo trabalhar os
métodos e as técnicas que melhor se harmonizam com o contexto
sócio-educacional do aluno. Caracterizam-se como objetos de estudo
da didática:
a)
Currículo, planejamento.
b)
Aspectos psicossociais do aluno, plano educacional.
c)
Ensino, aprendizagem.
d)
Docência, educando.
Nessa
perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da
ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função
de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os
processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem
entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).
Questão
06
- Ao elaborar uma situação-problema, o professor, simulando um caso
real, propõe aos alunos que discutam o referido caso e, em pequenos
grupos, levantem hipóteses e formulem os objetivos de aprendizagem,
identificando as fontes de pesquisa para o estudo individualizado.
Finalmente, as conclusões de cada grupo são apresentadas ao grande
grupo. O presente texto aborda que técnica de ensino? ==>
(Repetida)
a)
Simulação (role playing);
b)
Estudo de casos;
c)
Resolução de problemas;
d)
Discussões em grupos
“Didática
é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a
mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário
aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber
ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais
formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de
reconstruí-las”.
Selma
Garrido Pimenta.
Questão
07-
Com base no texto, acima, é correto afirmar que o processo de
ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve ter como foco...
a)
Os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, que procuram
facilitar o processo de ensino do aluno.
b)
O domínio de conhecimento dos professores, pois este é essencial
para que o aluno aprenda.
c)
A sequência de atividades que o professor deve seguir para garantir
a aprendizagem dos alunos.
d)
Os meios que proporcionem a FACILITAÇÃO e a assimilação ativa dos
conhecimentos pelos alunos, considerando que o ensino não é só
transmissão de informações.
Questão
08
- Considerando as diversas dimensões em que o processo
ensino-aprendizagem se desenvolve, é correto afirmar que a Didática
assume um caráter político-social e técnico quando,
a)
se preocupa, essencialmente, com as opções político-sociais dos
profissionais que trabalham na escola e com as suas interações no
meio escolar.
b)
considera tanto os fatores que influenciam o aprendizado do aluno
quanto a democratização do conhecimento, além de se preocupar com
a seleção dos conteúdos, dos recursos, dos meios e da estruturação
de uma aula.
c)
considera as teorias que se apresentam válidas para solucionar os
problemas da prática pedagógica, exclusivamente os que se referem
aos espaços de aula.
d)se
preocupa, essencialmente, com as opções político-sociais dos
alunos e suas interações com o meio escolar, além de priorizar a
formação política dos profissionais da escola.
Questão
09
-Marque a opção Correta:
a)
Ao demonstrar conhecimento sobre legislação, normas e regimentos
internos aplicados a função, o Policial Militar está desenvolvendo
a capacidade Operativa; ==> Cognitiva
b)
Demonstrando ser capaz de zelar pela boa imagem da corporação,
manutenção e guarda de bens sobre sua responsabilidade, o Policial
Militar está desenvolvendo a capacidade Operativa; ==> Operativa
c)A
capacidade de visão estratégica (estar atento ao todo, antevendo
cenários, coordenando atividades, metas e ações com visão de
futuro), demonstra a característica Cognitiva. ==> Atitudinal
d)
Adaptação a imprevistos diz respeito à Capacidade Atitudinal. ==>
Operativa
Questão
10
-A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções no
processo de ensino e aprendizagem. Quando articulada em uma prática
pedagógica dinâmica, propicia o desenvolvimento do aluno, uma vez
que potencializa a apropriação dos conteúdos significativos para a
construção do conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades
e convicções. Para que a avaliação possa desempenhar sua
verdadeira função, o professor necessita de instrumentos para
operacionalizar sua prática, sendo necessário:
a)
Escolher os instrumentos avaliativos, adequando-os às exigências
dos conteúdos, sem adequar ao grau de dificuldade do aluno;
b)
Elaborar Instrumentos avaliativos que respeitem o ritmo de
aprendizagem do aluno e que compreenda a avaliação como um
diagnóstico do processo de ensino;
c)
Utilizar uma linguagem inacessível aos alunos, tornando o processo
de avaliação sofisticado;
d)
Impor um ritmo alto aos alunos, através de avaliações complexas,
para que estes evoluam através do esforço.
QUESTIONÁRIO
06
Questão
01
- A educação norteada pelos direitos humanos deve considerar os
seguintes preceitos:
a)
respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e
fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa humana e
respeitando os direitos humanos;
b)
liberdade irrestrita de exercício de expressão e opinião;
c)
reconhecimento de embates entre paradigmas, modelos de sociedade,
necessidades sociais e coletivas e diferenças políticas e
ideológicas;
d)
respeito no trato com as pessoas, movimentos e entidades sociais,
defendendo e promovendo o direito, de forma moderada.
Para
esses(as) profissionais (da segurança), a educação em direitos
humanos deve considerar os seguintes princípios:
a)
respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e
fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa e respeitando
os direitos humanos;
b)
liberdade de exercício de expressão e opinião;
c)
leitura crítica dos conteúdos e da prática social e institucional
dos órgãos do sistema de justiça e segurança;
d)
reconhecimento de embates entre paradigmas, modelos de sociedade,
necessidades individuais e coletivas e diferenças políticas e
ideológicas;
e)
vivência de cooperação e respeito às diferenças sociais e
culturais, atendendo com dignidade a todos os segmentos sem
privilégios;
f)
conhecimento acerca da proteção e dos mecanismos de defesa dos
direitos humanos;
g)
relação de correspondência dos eixos ético, técnico e
legal no currículo, coerente com os
princípios dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito;
h)
uso legal, legítimo, proporcional e progressivo da força,
protegendo e respeitando todos(as) os(as) cidadãos(ãs);
i)
respeito no trato com as pessoas, movimentos e entidades sociais,
defendendo e promovendo o direito de todos(as);
j)
consolidação de valores baseados em uma ética solidária e em
princípios dos direitos humanos, que contribuam para uma prática
emancipatória dos sujeitos que atuam nas áreas de justiça e
segurança;
k)
explicitação das contradições e conflitos existentes nos
discursos e práticas das categorias profissionais do sistema de
segurança e justiça;
l)
estímulo à configuração de habilidades e atitudes coerentes com
os princípios dos direitos humanos;
m)
promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas ações
de formação e capacitação dos profissionais da área e de
disciplinas específicas de educação em direitos humanos;
n)
leitura crítica dos modelos de formação e ação policial que
utilizam práticas violadoras da dignidade da pessoa humana.
Questão
02
- De acordo com os processos cognitivos individuais, Ninguém aprende
igual. Alguns Processos de aprendizagem partem de características
individuais que são postas como “inteligências”. Inteligência
que se refere à capacidade de se compreender e se controlar
internamente. Essa inteligência também possibilita um
aprofundamento e uma visão e compreensão das razões sobre o porquê
de uma pessoa ser do jeito que é.
A
que inteligência o texto se refere?
a)
Inteligência linguística
b)
Inteligência lógico-matemática
c)
Inteligência intrapessoal
d)
Inteligência Interpessoal
“Quem
se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; quem não se
aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno
cais; quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque
não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu...”
(WERNECK, capa de sua obra Como vencer na vida sendo professor).
Questão
03- Marque a alternativa correta, o que é Conteúdo Programático:
a)
Conteúdo Programático é a ementa, a listagem, de conhecimentos que
o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
b)
Conteúdo Programático é o programa (a listagem) de conhecimentos
que o aluno tomará contato em determinado ano, série, escola.
c)
Conteúdo Programático é a avaliação, a listagem, de
conhecimentos que o aluno tomará contato no final da disciplina.
d)
Conteúdo Programático é um aspecto procedimental e psicológico de
conhecimentos que o aluno tomará contato em determinado ano, série,
escola.
Questão
04 - A MCN2014 traz pontos a serem entendidos no contexto
contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a)
Ética, moral e cidadania
b)
Ética, virtude e coragem
c)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e princípios.
d)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e Finalidades;
Questão
05 - O que é competências de acordo com a MNC2014:
a)
Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para
agir em diferentes situações da prática profissional, em que as
reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia
intelectual.
b)
Competência é entendida como a capacidade de desmobilizar saberes
para agir em diferentes situações da prática profissional, em que
as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia
intelectual.
c)
Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para
que não possa agir em diferentes situações da prática
profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação
estimulem a autonomia intelectual.
d)
Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para
agir em diferentes situações da vida pessoal, em que as reflexões
antes, durante e após a ação e que não estimulem a autonomia
intelectual.
Questão
06 - De acordo com o Conceito Didática é:
a)
É uma relação amigável entre o Aluno e o professor.
b)
É uma troca de experiência entre o Professor e o aluno.
c)
A arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar.
d)
É uma dedicação exclusiva do professor.
Questão
07 -Os princípios da Matriz são preceitos que fundamentam a
concepção das ações formativas para os profissionais da área de
segurança pública. Para efeito didático, eles estão classificados
em três grandes grupos:
a)
Didático-pedagógicos, Éticos e Docentes;
b)
Éticos, Didático-educacionais e pedagógicos;
c)
Educacionais, Didático-pedagógicos e Culturais;
d)
Didático-pedagógicos, Educacionais e Éticos. ==> DP E E
Questão
08 - De acordo com o conteúdo estudado, podemos afirmar que
competência pode ser entendida como:
a)
A Capacidade que a mente humana tem de resolver os problemas sem uma
necessária compreensão e saberes antes adquiridos.
b)
A capacidade de mobilizar saberes para agir em situações da prática
profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação
estimulem a autonomia intelectual.
c)
a capacidade individual de cada um na atuação profissional, estando
relacionada intrinsicamente com a constituição biológica de cada
pessoa.
d)
Capacidade que está relacionada com a interpretação individual de
uma situação, sendo dispensada reflexões acerca de estudos
produzidos antes e depois sobre o tema.
Questão
09 - Em consonância com a Matriz Curricular Nacional (MCN2014), Para
formação dos profissionais em segurança Pública, tomando a
competência como alvo de estudo, podemos identificar corretamente
três tipos distintos de competência a saber:
a)
competências sociológicas, comunitárias e Pessoais.
b)
competências axiológicas, competências técnicas e sociológicas
c)
competências atitudinais, competências coletivas e competências
físicas.
d)
competências cognitivas, competências operativas e competências
atitudinais.
Questão
10 - O Ensino correto dispensado à formação dos profissionais em
segurança, para a atuação profissional, tomando por base, a
educação em direitos humanos, deve passar pelo crivo do
entendimento singular do indivíduo e o respeito à dignidade humana,
seus direitos e a necessária observância das leis. Dito isto é
INCORRETO afirmar que:
a)
Os Profissionais de segurança Pública devem ser formados tendo como
base os direitos humanos para que além de defenderem a dignidade
humana esta premissa se configure na prática.
b)
O Profissional de Segurança Pública deve ser formado com base na
eminência de confronto, sem uma preocupação com a integridade
física do indivíduo infrator, pois este representa um inimigo a ser
combatido usando os meios necessário, mesmo que estes não
correspondam ao zelo pelos direitos humanos. ==> Repressão
c)
O Profissional de segurança deve ser formado considerando-se o
respeito as diferenças sociais e culturais, atendendo com dignidade
a todos os segmentos sem privilégios.
d)
Deve ser considerado na formação dos Profissionais de Segurança
Pública o Conhecimento acerca da proteção e dos mecanismos de
defesa dos direitos humanos.
QUESTIONÁRIO
07
Questão
01 - Podemos classificar as Dimensões Organizacionais em:
a)
Institucional, Propedêutica e Cultural.
b)
Social, Profissional e Pessoal.
c)
Institucional, Profissional e Pessoal.
d)
Institucional, Profissional e Organizacional.
Questão
02 - Podemos classificar os Conteúdos em: (repetida)
a)
Conceituais, Operativos e Atitudinais.
b)
Conceituais, Procedimentais e Atitudinais
c)
Conceituais, Procedimentais e Operativos.
d)
Conceituais, Administrativos e Atitudinais.
Questão
03 -Podemos classificar os Princípios em: (repetida)
a)
Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos. ===> E E DP
b)
Éticos, Morais e Didático-pedagógicos.
c)
Éticos, Educacionais e Didático.
d)
Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos.
Questão
04 -De acordo com o texto ora estudado em sala de aula, podemos
entender que a educação tradicional minimizava o indivíduo no
processo de ensino-aprendizagem impondo uma adequação deste a um
sistema pré-estabelecido. A educação contemporânea não só
entende o indivíduo como ser ativo no processo, bem como propõe
olhar o processo de ensino sob a perspectivas de capacidades
individuais (Inteligências). Posto isto, assinale a alternativa que
Elenca CORRETAMENTE TODAS estas capacidades:
a)
Inteligência linguística, inteligência lógico-matemática,
inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal
e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência
interpessoal, inteligência naturalista.
b)
Inteligência artificial, inteligência cibernética, inteligência
Espacial, inteligência musical, inteligência corporal e
sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal,
inteligência naturalista.
c)
Inteligência linguística, inteligência lógico-matemática,
inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal
e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência
interpessoal, inteligência sobrenatural.
d)
Inteligência extra-humana, inteligência lógico-matemática,
inteligência Espacial, inteligência musical, inteligência corporal
e sinestésica, inteligência intrapessoal, inteligência
interpessoal, inteligência alienígena.
Questão
05 -De acordo com o conteúdo podemos entender que o a inteligência
interpessoal refere-se à:
a)
capacidade de dominar a linguagem e comunicar-se com outros.
Linguistica
b)
habilidades motoras do corpo que são necessárias para a utilizar
ferramentas ou para expressar certas emoções.
Corporal
e sinestésica
c)
A capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes
perspectivas.
d)
Inteligência que nos permite compreender e nos controlar
internamente. Intrapessoal
Questão
06 - “Um policial militar foi alvejado durante uma tentativa de
assalto a uma joalheria em um shopping em Natal, morreu no início da
tarde desta terça-feira (31). A informação foi confirmada pelo
Hospital Walfredo Gurgel, o mesmo foi atingido por três tiros, um na
cabeça, um no pescoço e outro nas
costas.”
(Página 8 da apostila, Item 2.1.1, definição)
Trata-se
de um Estudo de Caso proposto pelo educador com a finalidade de
discutir sobre que aspecto?
a)
Cognição
b)
Operação
c)
Atitude
d)
Competências
Questão
07 (Prova de 2018.3) -Observe as sentenças e qual ordem melhor
responde a questão:
I
- Demonstrar conhecimento sobre legislação, normas e regimentos
internos aplicados a função
Policial
Militar;
II
– Ser capaz de zelar pela boa imagem da corporação, manutenção
e guarde de bens sobre sua responsabilidade;
III
– Ter a capacidade de visão estratégica (estar atento ao todo,
antevendo cenários, coordenando atividades, metas e ações com
visão de futuro). (Página 9 da apostila, Item 2.1.1, alíneas)
a)
Cognição – Operação – Atitude
b)
Cognição – Atitude – Operação
c)
Operação – Atitude – Cognição
d)
Atitude – Operação – Cognição
Questão
08 - Ao compreender e valorizar as diferenças; ao tratar da
qualidade e da atualização de forma permanente; ao valorizar o
conhecimento que cada aluno traz consigo. Estou atendendo a
respectivamente a quais princípios? (Página 10 da apostila, Item
2.2.1)
a)
Didático-pedagógicos – Educacionais – Éticos
b)
Éticos – Educacionais – Didático-pedagógicos
c)
Educacionais – Didático-pedagógicos – Éticos
d)
Didático-pedagógicos – Éticos – Educacionais
Questão
09 - Ao afastar a formação profissional do sujeito a ser formado,
do contexto social no qual está inserido, das relações de poder
pertinentes, da cidadania e da diversidade que o cerca. A formação
desse profissional não atenderá a que aspecto da Matriz Curricular
2014? (Página 10 da apostila, Item 2.1.2)
a)
Direitos humanos
b)
Eixos
c)
Eixos e Temas
d)
Temas
Questão
10 - Valorizar a saúde do trabalhador é urgente e determinante para
a motivação, eficácia e o bem-estar do profissional em segurança
pública. Qual tema não dialoga com esse aspecto de forma direta?
(Página 12 da apostila, Item 2.3.2, alínea A)
a)
Exercício e condicionamento físico
b)
Condições de trabalho saudáveis
c)
Imagem do profissional de segurança pública
d)
Relação com a mídia
Questão
11 -Ao estabelecer conteúdos que provoquem aprendizagens
significativas, que mobilizam o aluno e estabelecem a relação entre
o ser humano e sua profissão, estamos tratando diretamente de:
(Página 11 da apostila, Item 2.2.3, alínea C)
a)
Contextualização
b)
Interdisciplinaridade
c)
Transversalidade
d)
Nenhuma das alternativas
Questão
12 - Diante das metodologias de ensino. Qual sequência responde
corretamente a questão, no que tange as abordagens? (Página 12 da
apostila, Item 2.3.1, alíneas B – C – D, respectivamente)
I
– Utilização de meios não convencionais na resolução de
problemas.
II
– A resolução de problemas que leva em consideração fatores
subjacentes.
III
– Considerar os problemas sob o ponto de vista mais geral e não
apenas repressivo.
a)
Proativa – Cooperativa – Multifator
b)
Criativa – Estrutural – Multifator
c)
Cooperativa – Proativa – Multifator
d)
Multifator – Local – Cooperativa
Questão
13 - Observe o procedimento: (Página 12 da apostila, Item 2.3.,
alínea A)
I
- O professor elabora situações simulando a realidade.
II
- Os estudantes discutem em pequenos grupos e levantam hipóteses.
III
- Depois sistematizam e apresentam ao grande grupo suas soluções.
Estamos
tratando de que técnica de ensino?
a)
Aula prática
b)
Debate Cruzado
c)
Brainstorming
d)
Resolução de problemas
Questão
14 - Sobre a Educação com Direitos Humanos, qual das alternativas
NÃO corresponde a um aspecto dessa orientação nacional? (Página
19 da apostila, alínea J)
a)
Respeito e obediência à lei e aos valores morais que a antecedem e
fundamentam, promovendo a dignidade inerente à pessoa humana;
b)
Liberdade de exercício de expressão e opinião;
c)
Vivência de cooperação e respeito às diferenças sociais e
culturais, atendendo com dignidade a todos os segmentos sem
privilégios;
d)
Consolidação de valores baseados em uma ética particular e em
princípios dos direitos humanos, que contribuam para uma prática
dependente dos sujeitos que atuam nas áreas de justiça e segurança.
Questão
15 - Observe a afirmação e diga sobre qual inteligência estamos
tratando:
[...]
um tipo de inteligência bruta. Ela assumiu o eixo principal do
conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência
para detectar o quão inteligente era uma pessoa. [...] este tipo de
inteligência está ligada à capacidade de raciocínio lógico e
resolução de problemas [...].
A
velocidade para resolver estes problemas é o indicador que determina
quanta inteligência […] a pessoa tem. (Pág. 20 da apostila,
alínea B)
a)
Espacial
b)
Lógico-matemática
c)
Musical
d)
Linguística
QUESTIONÁRIO
08
Questão
01 – Quanto
aos eixos articuladores
I
- Sujeito e interações no contexto da segurança pública
II
- Sociedade, poder, estado, espaço público e segurança pública
III
- Ética, cidadania, direitos humanos e segurança pública
IV
- Diversidade étnico-sociocultural, conflitos e segurança pública
.
a)
Apenas a assertiva II está correta.
b)
Apenas a assertiva III está correta
c)
Apenas a assertiva IV está correta
d)
Todas as assertivas estão corretas.
Questão
02 – É
um processo que requer uma ação intencional do educador para que
ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do
conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada,
considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência
a princípios éticos.
O
texto acima se refere ao:
a)
Aprendizagem.
b)
Conteúdo programático.
c)
Processo de ensino-aprendizagem.
d)
Ensino
Questão
03 – Estão
relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem,
dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e
criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na
interpretação da realidade, frente a desafios e situações
problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O
texto acima se refere a:
a)
os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b)
o processo de ensino.
c)
O processo de aprendizagem.
d)
os processos de construção/desconstrução do conhecimento
Questão
04 – _________________________requer
o desenvolvimento do pensamento por meio da pesquisa e da organização
do conhecimento e que habilitam o indivíduo a pensar de forma
crítica e criativa, a posicionar-se, a comunicar-se e a estar
consciente de suas ações.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Formular conteúdos
c)
Aprender a pensar
d)
Ensinar
Questão
05 – _________________________visa estimular a percepção
da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das
potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da
interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes:
familiar, profissional e social.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Aprender ser e a conviver
c)
Aprender a pensar
d)
Ensinar
Questão
06 – _________________________prevê
a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável,
refletida e consciente.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Aprender ser e a conviver
c)
Aprender a pensar
d)
Ensinar
Questão
07 – os conteúdos
dividem-se em:
a)
Conceituais, Atitudinais e Procedimentais.
b)
Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c)
Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d)
Conceituais, Atitudinais e Operacionais.
Questão
08 – _________________
o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar,
assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e
objeto.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Contemporizar.
b)
Operacionalizar
c)
Contextualizar.
d)
Dar transversalidade a
Questão
09 – _________________
questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento,
possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou
seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do
conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a
fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade
(...), mas sim articulá-la de forma diferenciada, possibilitando que
o diálogo entre os conhecimentos possa favorecer a contextualização
dos conteúdos frente às exigências de uma sociedade democrática,
levantando questões, abrindo pista, intervindo construtivamente na
realidade, favorecendo o pensar antes, durante e depois da ação e,
consequentemente, na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO
& SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56).
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
A interdisciplinaridade
b)
A Operacionalizar
c)
A Contextualização.
d)
A transversalidade
Questão
10 – _________________
refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes
disciplinas, exigindo uma abordagem ampla e diversificada, não se
esgotando num único campo de conhecimento. Os temas transversais não
devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho
educativo.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a
A interdisciplinaridade.
b)
A Operacionalizar
c)
A Contextualização.
d)
A transversalidade.
Questão
11 – Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas
ações
formativas dos profissionais da área de segurança pública deve
estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os
alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia
intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”,
adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas
situações.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
O Professor
b)
O Monitor
c)
O Aluno
d)
O Comandante de pelotão
QUESTIONÁRIO
09
Questão
01 –De
que origem
vem a palavra didática?
a)
Grega
b)
Italiana
c)
Portuguesa
d)
Inglesa
A
palavra didática (AO
1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή
διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir
como arte ou técnica de
ensinar. A didáticaé a parte da pedagogia que
se ocupa dos métodos e técnicas de ensino,
destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria
pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino
e aprendizagem.
O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius,
é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores
educadores do século
XVII.
Didática
é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar
métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por
parte do professor ou instrutor.
Os
elementos da ação didática são:
- o aluno
- a disciplina (matéria ou conteúdo)
- o contexto da aprendizagem
- as estratégias metodológicas (técnicas)
Questão
03 –Quais
os elementos da Didática?
a)
Conteúdo, aluno, professor e técnicas
b)
Professor, aluno, conteúdo e técnicas
c)
Técnicas, conteúdo, professor e aluno
d)
Professor, técnicas, conteúdo e aluno
Os
elementos da ação didática são:
o aluno
a disciplina (matéria
ou conteúdo)
o contexto da
aprendizagem
Questão
04 –Quais
os princípios da didática em relação ao ensino?
a)
Éticos, educacionais, didático-pedagógicicos ==> E E DP
b)
Políticos, administrativos e privados
c)
Privados, políticos, didático-pedagógicos
d)
Pedagógicos, privados e éticos
Questão
05 –Qual
o objetivo do planejamento?
a)
Está ligado diretamente ao caminho para atingir os objetivos
propostos
b)
Está ligado somente ao aluno que vai aprender
c)
Está ligado ao conhecimento particular
d)
Está ligado ao conhecimento isolado de alunos e conteúdo
Questão
06 –São
exemplos de recursos didáticos humanos:
a)
Professor e aluno
b)
Professor, aluno e conteúdo
c)
Conteúdo e professor
d)
Professores, aluno e livros
Questão
07 –Na
avaliação pode-se afirmar que o aluno pode ser avaliado, no
processo como um todo, a partir de:
a)
Participação, assiduidade e pontualidade
b)
Avaliação, trabalho e participação
c)
Trabalho grupal e individual
d)
Todas as assertivas estão corretas
Questão
08 –Qual
a classe de palavras esta ligado o início dos objetivos de um
planejamento?
a)
Artigo
b)
Substantivo
c)
Verbo ==> lembrem-se dos verbos de açao que tanto falei.
d)
Adjetivo
Questão
09 –Quando
o conteúdo é aprendido em primeiro lugar, é assumir que todos os
conhecimentos envolvidos em uma relação entre sujeito e objetos são
classificados: Estou falando de?
a)
Transversabilidade
b)
Contextualização
c)
Interdiciplinariedade
d)
Discurso dirigido
10-
São exemplos de técnicas de ensino:
a)
Simulação, lista de tarefas e resolução de problemas
b)
Painel de discurso e discurso em grupo
c)
Discurso dirigido, debate grupal e exposição de conteúdo
d)
Todas as alternativas estão corretas
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática
profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação
estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três
conjuntos de competências:a)Competências cognitivas: são
competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio
da investigação e
da
organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar
de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar
consciente de suas ações. b) Competências operativas: são as
competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em
prática responsável, refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam estimular a
percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões organizacionais? O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as
dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia,
tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis. Em
torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco
dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo
cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do
conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento.
Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa
do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um
modelo descritivo, apresentado a seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E
AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico
e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de
seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a
saber, a população em geral bem como de convivência com os
companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou
corporativo bem como de integração e associação com o público -
alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
TAIPC
QUESTIONÁRIO
10
Questão
01 – Por definição,
Conteúdo Programático é:
a)
o programa (a listagem) de conhecimentos que o aluno tomará contato
em determinado ano, série, escola.
b)
a ementa;
c)
um aspecto procedimental;
d)
um aspecto atitudinal;
Questão
02 – A
MCN2014
(Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no
contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
a)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e princípios.
b)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e ética;
c)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e moral;
d)
Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e
classificação por habilidades) e Finalidades;
Questão
03 – Competência
é entendida como:
a)
a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações
da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após
a ação estimulem a autonomia financeira.
b)
a capacidade de mobilizar saberes para prevaricar em diferentes
situações da prática profissional, em que as reflexões antes,
durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
c)
a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações
da prática educacional, em que as reflexões antes, durante e após
a ação estimulem a autonomia financeira.
d)
a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações
da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após
a ação estimulem a autonomia intelectual.
Questão
04 – as competências
são classificadas como:
a)Competências
cognitivas, competências operativas e competências atitudinais,
b)Competências
cognitivas, competências cirúrgicas e competências atitudinais,
c)Competências
cognitivas, competências técnicas e competências atitudinais,
d)Competências
cognitivas, competências operativas e competências éticas,
Questão
05 – as Dimensões
Organizacionais são classificadas como:
a)
Institucional, Profissional e Pessoal.
b)
Policial militar, Profissional e Pessoal;
c)
Institucional, Policial e Pessoal,
d)
Institucional, Proficiente e Pessoal,
Questão
06 – Uma
habilidade é a capacidade de:
a)
transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho
inesperado.
b)
transformar conhecimento em omissão e que resulta em um desempenho
desejado.
c)
transformar a falta de conhecimento em ação e que resulta em um
desempenho desejado.
d)
transformar conhecimento em ação Prática e que resulta em um
desempenho desejado.
Resposta:d)
transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho
desejado.
(item
– 2.1.1.2 Classificação por Habilidades – Página 09 –
Definição nos Slides e material de apoio)
Questão
07 – as habilidades
são classificadas como:
a)
Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
b)
Técnicas, Administrativas, Interculturais, Políticas e Cognitivas.
c)
Técnicas, Contábeis, Interpessoais, Políticas e Cognitivas.
d)
Técnicas, Administrativas, Interpessoais, Políticas e Cconceituais.
Questão
08 – Princípios são entendidos como:
a)
Preceitos que fogem da concepção das ações formativas para os
profissionais da área de segurança pública.
b)
Preceitos que fomentam a concepção das ações formativas para os
profissionais da área de segurança pública.
c)
Competências (subdividida entre as
dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e
princípios.
d)
Preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para
os profissionais da área de segurança pública.
Questão
09 – os princípios
são classificadas como:
a)
Morais, Educacionais e Didático-pedagógicos
b)
Éticos, Educacionais e pedagógicos
c)
Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos,
d)
Éticos, Escolares e Didático-pedagógicos
Resposta:c)
Éticos, Educacionais e Didático-pedagógicos.
(item
– 2.1.2 Princípios – Página 10 – Alíneas de A a C)
Questão
10 – ____________________ têm um caráter orientado para o
desenvolvimento
pessoal e a conduta moral e ética, referindo-se às finalidades
gerais das ações formativas, estimulando o questionamento
permanente e reflexivo sobre as práticas profissionais e
institucionais no contexto social e político em que elas se dão.
a)
Os eixos articuladores.
b)
As áreas temáticas.
c)
As competências cognitivas.
d)
As competências Operativas.
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática
profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação
estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três
conjuntos de competências:a)Competências cognitivas: são
competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio
da investigação e
da
organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar
de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar
consciente de suas ações. b) Competências operativas: são as
competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em
prática responsável, refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam estimular a
percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões organizacionais? O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as
dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia,
tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis. Em
torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco
dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo
cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do
conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento.
Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa
do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um
modelo descritivo, apresentado a seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E
AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico
e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de
seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a
saber, a população em geral bem como de convivência com os
companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou
corporativo bem como de integração e associação com o público -
alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
TAIPC
Questionário
11 (Janildo)
Questão
01
– _________________________visa estimular a percepção
da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das
potencialidades individuais - conscientização de si próprio - e da
interação com o grupo e a convivência em diferentes ambientes:
familiar, profissional e social.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
Aprender a atuar
b)
Formular conteúdos
c)
Aprender a pensar
d)
Aprender ser e a conviver
Questão
02 –
Estão
relacionados à capacidade de aprender continuamente e envolvem,
dentre outras, as capacidades de análise, síntese, crítica e
criação, a partir da exploração de diferentes perspectivas na
interpretação da realidade, frente a desafios e situações
problematizadoras relacionadas à área de atuação.
O
texto acima se refere a:
a)
os processos de construção/reconstrução do conhecimento.
b)
o processo de ensino.
c)
O processo de aprendizagem.
d)
O processo de ensino-aprendizagem.
Questão
03
– No âmbito da legislação educacional, desde ____, é
reconhecida a especificidade do ensino militar e ressaltada a
pertinência de uma legislação própria.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
1971
b)
1991
c)
1987
d)
2000
Questão
04 –
____________é um dos temas que vêm sendo discutido em âmbito
acadêmico, em diversos espaços públicos, ou não, e em Congressos
Internacionais, resultando em propostas de medidas para o controle do
crime, o qual está cada vez mais globalizado. (...) (MIGUEL, Marco
Antônio. Alves. Disponível em:
http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/apmbb/pdf/artigo_1.pdf. Acesso
em: 22 out 2012).
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
A Segurança Privada
b)
A Polícia Patrimonial
c)
A Scotland Yard
d)
A Segurança Pública
Questão
05 –
Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para
agir em diferentes situações da prática profissional, em que as
reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia
intelectual.
São
classificadas em _______ modalidades.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
cinco
b)
quatro
c)
três
d)
duas
Questão
06
– No que tange às dimensões
organizacionais.
a)O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários.
b)
O medida das perspectivas.
c)O
estudo da empresa do governo e suas dimensões organizacionais.
Caracteriza-se por dois cenários.
d)
O comprimento da empresa..
Questão
07 –
É
importante ressaltar que essas competências possuem uma relação
estreita com os eixos ético, legal e técnico que, de acordo com
Balestreri (1998), estão presentes na formação do profissional da
área de segurança pública; com os Quatro
Pilares
da Educação propostos pela Unesco:____________________; e com as
dimensões do conhecimento: saber, saber fazer e saber ser.
Escolha
o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a
conviver
b)
aprender a aprender, aprender a trabalhar, aprender a ser e aprender
a conviver
c)
aprender a aprender, aprender a repreender, aprender a ser e
aprender a conviver
d)
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser arrogante e
aprender a conviver em dissonância.
Questão
08
– ______________________ são duas dimensões metodológicas.
a)
intradisciplinaridade e transversalidade;
b)
interdisciplinaridade e paralelismo;
c)
interdisciplinaridade e transversalidade;
d)
interdisciplinaridade e trigonometria;
Questão
09
–
Na
responsabilidade de executar o plano instrucional das atividades,
segundo as condições básicas da aprendizagem o instrutor é?
a)
Mediador e facilitador do ensino;
b)
Operador da função não direcionada
c)
Executor apenas de ordens
d)
Nenhuma das alternativas estão corretas
4.1.
Competências: Competência é entendida como a capacidade de
mobilizar saberes para agir em diferentes
situações da prática profissional, em que as reflexões
antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)Competências
cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento
do pensamento por meio da investigação e da organização do
conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica
e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas
ações.
b)
Competências operativas: são as competências que preveem a
aplicação do conhecimento teórico em prática responsável,
refletida e consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que visam
estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do
desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização
de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver
em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática
Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1.
DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões
organizacionais? O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões
organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro
corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura,
estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus
papéis. Em torno dos elementos organizacionais citados, através
dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo.
Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da
economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do
conhecimento. Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que
compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões
organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a
seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES
ORGANIZACIONAIS. Disponível em:
.
Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e
habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios
profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar
físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2.
Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação
de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do
profissional de segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o
adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo
e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico
abstrato.
TAIPC
Questionário
da Subtenente Eliane - Subjetivo
JOGO
DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
DIDÁTICA
APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA
- O QUE É DIDÁTICA?Resposta:A arte de transmitir conhecimentos e técnicas de ensinar; A parte da Pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente; em outras palavras, Didática é ensinar a ensinar.
- QUAIS OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA EM SEGURANÇA PÚBLICA?Resposta:A Matriz Curricular Nacional (2014), traz pontos a serem considerados no contexto da Segurança Pública, são eles: Competências (Subdivididas em Dimensões Organizacionais e Classificação por Habilidades) e Princípios.
- QUAIS AS 3 COMPETÊNCIAS DA DIDÁTICA APLICADA A SEGURANÇA PÚBLICA?Resposta:COGNITIVAS, OPERATIVAS E ATITUDINAIS.
- O QUE SÃO COMPETÊNCIAS COGNITIVAS?Resposta:São competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio da investigação e da organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas ações.
- O QUE SÃO COMPETÊNCIAS OPERATIVAS:Resposta:São as competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
- O QUE SÃO COMPETÊNCIAS ATITUDINAIS?Resposta:São competências que visam estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
- QUAIS AS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS DAS COMPETÊNCIAS?Resposta:– Institucional: capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente (com convicção, firmeza) voltado para a missão institucional;- Profissional: capacidades e habilidades para lidar com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo.– Pessoal: habilidades, valores e atitudes pessoais, bem estar físico e emocional, disposição para o aprendizado contínuo.
- QUAIS AS CLASSIFICAÇÕES DAS COMPETÊNCIAS POR HABILIDADES?Resposta:– Técnicas: habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança.– Administrativas: habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;- Interpessoais: habilidades de relacionamento com sua clientela, a saber: a população em geral, bem como a convivência com os companheiros da Corporação em seu ambiente social;- Políticas: habilidades associativas, espírito de grupo ou corporativo e a população em geral;- Cognitivas: habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
- QUAIS OS PRINCÍPIOS?Resposta:– Éticos: compatibilidade entre Direitos Humanos e eficiência policial, compreensão e valorização das diferenças. – Educacionais: diversificação e transformação, abrangência e capilaridade, qualidade e atualização permanente, articulação, continuidade e regularidade. – Didático-pedagógicos: valorização do conhecimento anterior, universalidade, interdisciplinaridade, transversalidade e reconstrução democrática dos saberes.
- PARA QUE SERVEM OS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A MCN?Resposta:O MÉTODO está ligado ao “como fazer”, ou seja, como ensinar Segurança Pública. Para isso precisamos entender a organização dos conhecimentos para essa área: EIXOS: a. Sujeito e interações no contexto de Segurança Pública; b. Sociedade, poder e espaço público e Segurança Pública; c. Ética, cidadania, direitos humanos e Segurança Pública; d. diversidade étnico-sociocultural, conflitos e Segurança Pública.
- COMO SE DÁ A ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA A ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE ACORDO COM A MATRIZ CURRICULAR NACIONAL (MCN)?Resposta:Através dos- EIXOS (sujeito e interações no contexto da Segurança Pública; sociedade, poder, Estado e espaço público e Segurança Pública);- ÁREAS TEMÁTICAS(sistemas, instituições e gestão integrada em Segurança Pública; violência, crime e controle social; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; valorização profissional e saúde do trabalhador; comunicação, informação e tecnologias em Segurança Pública; cultura, cotidiano e prática reflexiva; funções, técnicas e procedimentos em Segurança Pública); e- ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS (Contextualização, interdisciplinaridade e transversalidade).
- O QUE É E PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO?Resposta:Planejar significa conhecer a realidade e as necessidades dos educandos(aluno), estabelecer metas, prever recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas. A Matriz Curricular Nacional direciona os norteadores para o planejamento, que são: AS ABORDAGENS E TÉCNICAS DE ENSINO.- Abordagens:
- Local: os problemas devem ser resolvidos onde aparecem;
- Criativa: usar meios criativos na resolução de problemas;
- Estrutural, policiamento orientado por problemas: a resolução dos problemas deve se basear na análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança;
- Multifator: a consideração dos problemas sob o ponto de vista mais geral e não apenas da abordagem da repressão ao combate ao crime;
- Divisão do trabalho e cooperativa: considerar a cooperação estratégica com instituições, autoridades, comunidades e pessoas na resolução de problemas;
- Proativa: considerar a capacidade de pensar sobre o problema antes que ele aconteça.
- Técnicas de Ensino:
- Resolução de problemas,
- Simulação (Role playing);
- Estudos de Casos;
- Lista de Tarefas; - Painel de discussão; Discussões em grupos;
- Discussão dirigida; Debate Cruzado;
- Grupo de vivência ou verbalização e grupo de observação;
- Brainstorming e Brainwriting(tempestade de ideias);
- Exposição dialogada e
- Demonstração ou aula prática.
- QUAIS OS TIPOS DE PLANOS?Resposta:PLANO DE UNIDADE E PLANO DE AULA
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DOS RECURSOS DIDÁTICOS E AUDIOVISUAIS?Resposta:A importância da escolha se dá porque será produto desta o processo de ensino-aprendizagem. (Quadro tradicional, lousa branca, quadro interativo, projetor, redes sociais e computação em nuvens, exposição, produção de textos, sala de aula, etc.
- PARA QUE SERVE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?Resposta:Mensurar, medir o conhecimento. \na Segurança Pública é necessária para dar o mérito intelectual ao aluno e definir sua hierarquia. O aluno após medido o que aprendeu recebe as formas convencionais de mensurar a “eficiência” do processo de aprendizagem: Apto, Inapto, Aprovado, Reprovado, Notas, Menções: MB, B, O
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