Questionário 2 - Didática

Questão 01 - De acordo com A MCN 2014 (Matriz Curricular Nacional) Quais os pontos a ser entendidos dentro do contexto contemporâneo do Ensino da Segurança Pública: 

a) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética e moral. 
b) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética. 
c) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios. 
d) Competências (subdivididas entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral. 
Questão 02 – As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos: 
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas. 
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas

Questão  03 – É um processo que requer uma ação intencional do educador para que ocorra a promoção da aprendizagem, a construção/reconstrução do conhecimento e a apropriação crítica da cultura elaborada, considerando a necessidade de padrões de qualidades e de abrangência a princípios éticos.
O texto acima se refere ao:
a) a aprendizagem.
b) os Eixos articuladores.
c) Processo de aprendizagem.
d) Ensino

Questão 04  –  _________________________prevê a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente. 
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Aprender a atuar
b) Formular conteúdos
c)  Aprender a pensar
d) Ensinar

Questão 05 –  os conteúdos dividem-se em: (CPA)
a) Conceituais, Administrativos e Procedimentais.
b) Conceituais, Operativos e Atitudinais.
c) Conceituais, Operativos e Procedimentais.
d) Conceituais, Procedimentais e  atitudinais.                                                                                               

Questão 06  –  _________________ o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Dar interdisciplinaridade a
b) Operacionalização
c) Contextualizar.
d)  Dar  transversalidade a

Questão 07  –  _________________ questiona a segmentação dos diferentes campos do conhecimento, possibilitando uma relação epistemológica entre as disciplinas, ou seja, uma inter-relação existente entre os diversos campos do conhecimento frente ao mesmo objeto de estudo (...). Romper com a fragmentação do conhecimento não significa excluir sua unidade (…), na construção da autonomia intelectual. (CORDEIRO & SILVA, 2005, p. 18 apud SENASP, 2015, p. 56). 
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)  A contemporização. 
b) A transversalidade 
c) A Contextualização.
d) A interdisciplinaridade  

Questão 08 –  _________________ refere-se a temas sociais que permeiam os conteúdos das diferentes disciplinas, (...). Os temas transversais não devem constituir uma única disciplina, mas permear todo o trabalho educativo.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)  A contemporização. 
b) A Operacionalizar
c) A Contextualização.
d) A transversalidade.

Questão 09 – Segundo Cordeiro e Silva (2005), _______________ que atua nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública deve estar atento para que as atividades selecionadas possam ajudar os alunos a serem profissionais reflexivos, que utilizam a autonomia intelectual e sejam capazes de “transferir conhecimentos”, adaptando-se a diversas situações profissionais e a novas situações.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)  O Professor 
b) O Monitor
c) O Aluno
d) O Comandante de pelotão

Questão 10 - As atividades propostas aos alunos deverão ser organizadas considerando os seguintes momentos:
a) No planejamento das aulas, durante as aulas e depois das aulas. 
b) Apenas no planejamento das aulas
c) Apenas durante as aulas
d) Apenas depois das aulas

4.1. Competências: Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:a)Competências cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio da investigação e
da organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas ações. b) Competências operativas: são as competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
c) Competências atitudinais: são competências que visam estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1. DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões organizacionais? O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis. Em torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento. Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em: . Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2. Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3. Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2. Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1. Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança;
4.1.2.2. Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3. Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4. Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou corporativo bem como de integração e associação com o público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
4.1.2.5. Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
TAIPC


Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

42 | CURSO SEI- Aprenda a Verificar o histórico do processo -AULA :01-BLOCO:05