QUESTIONÁRIO 03 (Janildo) - Didática

QUESTIONÁRIO 03 (Janildo)

Questão 01   – O que é didática? 
a) a arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar.  
b) significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto  
c)  significa, em segundo lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto
d) a arte de receber conhecimentos; técnica de ensinar; a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Ou, em outras palavras, ensinar a ensinar (modificar).  
Questão 02 –  O estudo da didática aplicada ao ensino policial militar é também uma _________ na discussão do profissional de segurança pública. O ensino policial demanda uma especificidade inerente à profissão.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a)  verticalização. 
b) horizontalização
c) diagonalização.
d) obliquidade

Questão 03 – ___________são preceitos que fundamentam a concepção das ações formativas para os profissionais da área de segurança pública (MCN-2014).
a) Princípios.
b) Habilidades.
c) Planos de aula.
d) Conteúdos. 

Questão 04    – ___________é o instrumento utilizado para orientar a seleção dos conteúdos de cada disciplina, (...). Os mapas de competências são amplos e abrangentes e servem de base para a seleção dos conteúdos que comporão as ementas. 
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) O mapa de competências da disciplina.
b) Carta náutica
c) Na  Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) A abordagem local

Questão 05 – ___________ os problemas devem ser resolvidos onde aparecem
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na abordagem estrutural.
d) Na abordagem local 

Questão 06  – ___________   a resolução de problemas deve se basear na análise de causas estruturais, na consideração de todos os fatores subjacentes e nos meios disponíveis de criação de segurança
a) No mapa de competências da disciplina.
b) Na abordagem criativa
c) Na  Abordagem estrutural, policiamento orientado por problemas
d) Na abordagem local

Questão 07  – ___________  compreende a discussão em pequenos grupos de casos verídicos ou baseados em fatos reais relacionados a situações que farão parte do cotidiano da área de segurança pública. Os casos deverão vir acompanhados do máximo de informações pertinentes para que o estudante possa analisá-los (caso análise) ou apresentar possíveis soluções (caso problema). Esta técnica permite que os estudantes analisem a situação apresentada e apliquem os conhecimentos aprendidos
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A aula expositiva.


Questão 08  – ___________  (job aids): as listas de tarefas devem ser utilizadas quando se tem por objetivo que os estudantes sigam passos na realização de procedimentos.
a) O Briefing.
b) O Brainstorming
c) O Brainwriting.
d) A Lista de tarefas

Questão 09  – ___________são utilizados para gerar novas ideias, buscar soluções para um determinado problema. Todas as ideias surgidas devem ser registradas, a seguir categorizadas e analisadas com o auxílio de um coordenador. Ao final, o grupo toma as decisões para a resolução do problema.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o  brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) A aula expositiva 

Questão 10   – ___________é caracterizada pela explicação por meio da demonstração de técnicas e procedimentos, oportunizando aos estudantes: a exercitação, o feedback, a automação e a aplicação.
a) O estudo de casos.
b) O Brainstorming e o brainwriting
c) O Painel de discussões.
d) Demonstração ou aula prática.

4.1. Competências: Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)Competências cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio da investigação e da organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas ações. 
b) Competências operativas: são as competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
c) Competências atitudinais: são competências que visam estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.
Didática Aplicada à Segurança Pública 3
4.1.1. DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS O que são dimensões organizacionais? O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis. Em torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento. Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a seguir. A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em: . Acesso em 19 out 2018. 4.1.1.1. Institucional: Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional; 4.1.1.2. Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3. Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2. Classificação por Habilidades O que são habilidades? Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1. Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança;
4.1.2.2. Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3. Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4. Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou corporativo bem como de integração e associação com o público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
4.1.2.5. Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
TAIPC

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