Questão 03 – A MCN2014 (Matriz Curricular Nacional - 2014) traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:




a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d)  Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.



Orientação para a resposta:



A MCN2014 traz pontos a serem entendidos no contexto contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles: competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
4.1. Competências:
Competência é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual. A MCN2014 trabalha com três conjuntos de competências:
a)Competências cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento do pensamento por meio da investigação e da organização do conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar consciente de suas ações.
b) Competências operativas: são as competências que preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática responsável, refletida e consciente.
c) Competências atitudinais: são competências que visam estimular a percepção da realidade, por meio do conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais; a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar, profissional e social.

DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS
O que são dimensões organizacionais?
O estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as dimensões organizacionais, quais são: estrutura, estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus papéis.
Em torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco dimensões, encontram-se os ambientes interno e externo. Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta mutação da economia do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento.
Busca-se uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa do conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um modelo descritivo, apresentado a seguir.
A EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art481.pdf>. Acesso em 19 out 2018.
4.1.1.1. Institucional: Capacidades e habilidades voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e assertivamente voltado para a missão institucional;
4.1.1.2. Profissional: Capacidades e habilidades para lidar com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como certo;
4.1.1.3. Pessoal: Habilidades, valores e atitudes pessoais; bem estar físico e emocional; disposição para o aprendizado contínuo.
4.1.2. Classificação por Habilidades
O que são habilidades?
Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1. Técnicas: Habilidades necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o desempenho apropriado das funções do profissional de segurança;
4.1.2.2. Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial para o adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3. Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4. Políticas: Habilidades associativas, o espírito de grupo e/ou corporativo bem como de integração e associação com o público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em geral.
4.1.2.5. Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio lógico abstrato.
4.2. Princípios:.
4.2.1. Éticos: Compatibilidade entre direitos humanos e eficiência policial; compreensão e valorização das diferenças;
4.2.2. Educacionais: Flexibilidade, diversificação e transformação; abrangência e capilaridade; qualidade e atualização permanente; articulação, continuidade e regularidade;
4.2.3. Didático-pedagógicos: Valorização do conhecimento anterior; universalidade; interdisciplinaridade, transversalidade e reconstrução democrática dos saberes.
Explicitamente:
4.2.1. PRINCÍPIOS ÉTICOS
4.2.1.1. Compatibilidade entre direitos humanos e eficiência policial: as habilidades operativas a serem desenvolvidas pelas ações formativas de segurança pública necessitam estar respaldadas pelos instrumentos legais de proteção e defesa dos direitos humanos, pois direitos humanos e eficiência policial são compatíveis entre si e mutuamente necessários. Esta compatibilidade expressa a relação existente entre o Estado Democrático de Direito e o cidadão.
4.2.1.2. Compreensão e valorização das diferenças: as ações formativas de segurança pública devem propiciar o acesso a conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que valorizem os direitos humanos e a cidadania, enfatizando o respeito à pessoa e à justiça social.
4.2.2. PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
4.2.2.1. Flexibilidade, diversificação e transformação: as ações formativas de segurança pública devem ser entendidas como um processo aberto, complexo e diversificado que reflete, desafia e provoca transformações na concepção e implementação das políticas públicas de segurança, contribuindo para a construção de novos paradigmas culturais e estruturais.
4.2.2.2. Abrangência e capilaridade: as ações formativas de segurança pública devem alcançar o maior número possível de instituições, de profissionais e de pessoas, por meio da articulação de estratégias que possibilitem processos de multiplicação, fazendo uso de tecnologias e didáticas apropriadas.
4.2.2.3. Qualidade e atualização permanente: as ações formativas de segurança pública devem ser submetidas periodicamente a processos de avaliação e monitoramento sistemático, garantindo, assim, a qualidade e a excelência das referidas ações.
4.2.2.4. Articulação, continuidade e regularidade: a consistência e a coerência dos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações formativas devem ser alcançadas mediante o investimento na formação de docentes e na constituição de uma rede de informações e inter-relações que possibilitem disseminar os referenciais das políticas democráticas de segurança pública e alimentar o diálogo enriquecedor entre as diversas experiências.
4.2.3. PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
4.2.3.1. Valorização do conhecimento anterior: os processos de desenvolvimento das ações didático-pedagógicas devem possibilitar a reflexão crítica sobre as questões que emergem ou que resultem das práticas dos indivíduos, das instituições e do corpo social, levando em consideração os conceitos, as representações, as vivências próprias dos saberes dos profissionais da área de segurança pública, concretamente envolvidos nas experiências que vivenciam no cotidiano da profissão.
4.2.3.2. Universalidade: os conceitos, doutrinas e metodologias que fazem parte do currículo das ações formativas de segurança pública devem ser veiculados de forma padronizada, levando-se em consideração a diversidade que caracteriza o país.
4.2.3.3. Interdisciplinaridade, transversalidade e reconstrução democrática de saberes: interdisciplinaridade e transversalidade são duas dimensões metodológicas - modo de se trabalhar conhecimento - em torno das quais o professor pode utilizar o currículo diferentemente do modelo tradicional, contribuindo, assim, para a excelência humana, por meio das diversas possibilidades de interação, e para a excelência acadêmica, por meio do uso de situações de aprendizagem mais significativas. Essas abordagens permitem que as áreas temáticas e os eixos articuladores sejam trabalhados de forma sistêmica, ou seja, a partir da inter-relação dos campos de conhecimentos. É válido ressaltar que os diversos itinerários formativos a serem elaborados com base no referencial da Matriz devem contemplar os direitos humanos, a partir das abordagens interdisciplinar e transversal. Ou seja, os temas relacionados aos direitos humanos, principalmente os vinculados à diferença sociocultural de gênero, de orientação sexual, de etnia, de origem e de geração, devem perpassar todas as disciplinas, trazendo à tona valores humanos e questões que estabelecem uma relação dialógica entre os campos de conhecimentos trabalhados nas ações formativas dos profissionais da área de segurança pública.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

42 | CURSO SEI- Aprenda a Verificar o histórico do processo -AULA :01-BLOCO:05