a) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e Finalidades;
b) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e ética;
c) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e moral;
d) Competências (subdividida entre as dimensões organizacionais e classificação por habilidades) e princípios.
Orientação para a resposta:
A
MCN2014 traz pontos a serem entendidos no contexto
contemporâneo do Ensino em Segurança Pública, são eles:
competências (subdividida entre as dimensões organizacionais
e classificação por habilidades) e princípios.
4.1.
Competências:
Competência
é entendida como a capacidade de mobilizar saberes para agir em
diferentes situações da prática profissional, em que as reflexões
antes, durante e após a ação estimulem a autonomia intelectual.
A MCN2014 trabalha com três conjuntos de
competências:
a)Competências
cognitivas: são competências que requerem o desenvolvimento
do pensamento por meio da investigação e da organização do
conhecimento. Elas habilitam o indivíduo a pensar de forma
crítica e criativa, posicionar-se, comunicar-se e estar
consciente de suas ações.
b)
Competências operativas: são as competências que
preveem a aplicação do conhecimento teórico em prática
responsável, refletida e
consciente.
c)
Competências atitudinais: são competências que
visam estimular a percepção da realidade, por meio do
conhecimento e do desenvolvimento das potencialidades individuais;
a conscientização de sua pessoa e da interação com o grupo; a
capacidade de conviver em diferentes ambientes: familiar,
profissional e social.
|
DIMENSÕES
ORGANIZACIONAIS
O
que são dimensões organizacionais?
O
estudo da empresa do conhecimento e suas dimensões organizacionais
caracteriza-se por dois cenários. O primeiro corresponde as
dimensões organizacionais, quais são: estrutura,
estratégia, tecnologia, processos gerenciais, indivíduos e seus
papéis.
Em
torno dos elementos organizacionais citados, através dessas cinco
dimensões, encontram-se
os
ambientes
interno e externo. Esse segundo cenário é concebido pela turbulenta
mutação da economia
do conhecimento, cultura organizacional e a cultura do conhecimento.
Busca-se
uma melhor apreciação dos elementos que compõem a empresa do
conhecimento e as suas dimensões organizacionais através de um
modelo descritivo, apresentado a seguir.
A
EMPRESA DO CONHECIMENTO E AS SUAS DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS.
Disponível em:
<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art481.pdf>.
Acesso em 19 out 2018.
4.1.1.1.
Institucional: Capacidades e habilidades
voltadas para o trabalho em grupo, atuando positiva e
assertivamente voltado para a missão institucional;
4.1.1.2.
Profissional: Capacidades e habilidades para lidar
com os desafios profissionais fazendo e dizendo o que se tem como
certo;
4.1.1.3.
Pessoal: Habilidades,
valores e atitudes pessoais; bem estar físico e emocional;
disposição para o aprendizado
contínuo.
|
4.1.2.
Classificação por
Habilidades
O
que são habilidades?
Uma
habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e
que resulta em um desempenho desejado.
4.1.2.1.
Técnicas:
Habilidades
necessárias e inerentes à aplicação de seus conhecimentos para o
desempenho apropriado das funções do profissional de
segurança;
4.1.2.2.
Administrativas: Habilidades administrativa e gerencial
para o adequado exercício de suas funções;
4.1.2.3.
Interpessoais: Habilidades de relacionamento com «sua
clientela», a saber, a população em geral bem como de convivência
com os companheiros de corporação em seu ambiente social;
4.1.2.4.
Políticas: Habilidades associativas, o espírito de
grupo e/ou corporativo bem como de integração e associação com o
público - alvo de sua ação profissional, ou seja, a população em
geral.
4.1.2.5.
Cognitivas: Habilidades que requerem o raciocínio
lógico abstrato.
4.2.
Princípios:.
4.2.1.
Éticos: Compatibilidade entre direitos humanos e
eficiência policial; compreensão e valorização das
diferenças;
4.2.2.
Educacionais: Flexibilidade, diversificação e
transformação; abrangência e capilaridade; qualidade e atualização
permanente; articulação, continuidade e regularidade;
4.2.3.
Didático-pedagógicos: Valorização do conhecimento
anterior; universalidade; interdisciplinaridade, transversalidade e
reconstrução democrática dos
saberes.
Explicitamente:
4.2.1.
PRINCÍPIOS ÉTICOS
4.2.1.1.
Compatibilidade
entre direitos humanos e eficiência policial:
as habilidades operativas a serem
desenvolvidas pelas ações formativas de segurança pública
necessitam estar respaldadas pelos instrumentos legais de proteção
e defesa dos direitos humanos, pois direitos humanos e eficiência
policial são compatíveis entre si e mutuamente necessários. Esta
compatibilidade expressa a relação existente entre o Estado
Democrático de Direito e o cidadão.
4.2.1.2.
Compreensão
e valorização das diferenças:
as ações formativas de segurança
pública devem propiciar o acesso a conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais que valorizem os direitos humanos e a
cidadania, enfatizando o respeito à pessoa e à justiça social.
4.2.2.
PRINCÍPIOS
EDUCACIONAIS
4.2.2.1.
Flexibilidade,
diversificação e transformação:
as ações formativas de segurança
pública devem ser entendidas como um processo aberto, complexo e
diversificado que reflete, desafia e provoca transformações na
concepção e implementação das políticas públicas de segurança,
contribuindo para a construção de novos paradigmas culturais e
estruturais.
4.2.2.2.
Abrangência
e capilaridade: as
ações formativas de segurança pública devem alcançar o maior
número possível de instituições, de profissionais e de pessoas,
por meio da articulação de estratégias que possibilitem processos
de multiplicação, fazendo uso de tecnologias e didáticas
apropriadas.
4.2.2.3.
Qualidade
e atualização permanente:
as ações formativas de segurança
pública devem ser submetidas periodicamente a processos de avaliação
e monitoramento sistemático, garantindo, assim, a qualidade e a
excelência das referidas ações.
4.2.2.4.
Articulação,
continuidade e regularidade:
a consistência e a coerência dos
processos de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações
formativas devem ser alcançadas mediante o investimento na formação
de docentes e na constituição de uma rede de informações e
inter-relações que possibilitem disseminar os referenciais das
políticas democráticas de segurança pública e alimentar o diálogo
enriquecedor entre as diversas experiências.
4.2.3.
PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
4.2.3.1.
Valorização
do conhecimento anterior:
os processos de desenvolvimento das
ações didático-pedagógicas devem possibilitar a reflexão crítica
sobre as questões que emergem ou que resultem das práticas dos
indivíduos, das instituições e do corpo social, levando em
consideração os conceitos, as representações, as vivências
próprias dos saberes dos profissionais da área de segurança
pública, concretamente envolvidos nas experiências que vivenciam no
cotidiano da profissão.
4.2.3.2.
Universalidade:
os conceitos, doutrinas e metodologias
que fazem parte do currículo das ações formativas de segurança
pública devem ser veiculados de forma padronizada, levando-se em
consideração a diversidade que caracteriza o país.
4.2.3.3.
Interdisciplinaridade,
transversalidade e reconstrução democrática de saberes:
interdisciplinaridade e transversalidade
são duas dimensões metodológicas
- modo de se trabalhar conhecimento - em torno das quais o professor
pode utilizar o currículo diferentemente do modelo tradicional,
contribuindo, assim, para a excelência humana, por meio das diversas
possibilidades de interação, e para a excelência acadêmica, por
meio do uso de situações de aprendizagem mais significativas. Essas
abordagens permitem que as áreas temáticas e os eixos articuladores
sejam trabalhados de forma sistêmica, ou seja, a partir da
inter-relação
dos campos de conhecimentos. É válido ressaltar que os diversos
itinerários formativos a serem elaborados com base no referencial da
Matriz devem contemplar os direitos humanos, a partir das abordagens
interdisciplinar e transversal. Ou seja, os temas relacionados aos
direitos humanos, principalmente os vinculados à diferença
sociocultural de gênero, de orientação sexual, de etnia, de origem
e de geração, devem perpassar todas as disciplinas, trazendo à
tona valores humanos e questões que estabelecem uma relação
dialógica entre os campos de conhecimentos trabalhados nas ações
formativas dos profissionais da área de segurança pública.
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