COMPETÊNCIAS OPERATIVAS e ATITUDINAIS - Quadro

COMPETÊNCIAS RELACIONADAS ÀS TAREFAS
DESENVOLVIDAS PELOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES 
COMPETÊNCIAS OPERATIVAS•

Q
95 PM *Ter a capacidade de zelar pela manutenção e guarda dos bens, equipamentos e demais materiais sob sua responsabilidade.*
Q 6.2 PM - Capacidade de zelar pela boa imagem da corporação. Capacidade de zelar pela boa imagem própria e da instituição.
Q 6.2 - 74 PM Demonstrar conhecimento sobre técnicas e procedimentos de preservação da ordem pública.
Q 6.3 / Q 6.4 - 62 PM Ter a capacidade de utilizar a experiência pessoal e profissional ao planejar ações, seguindo normas, doutrinas e legislações pertinentes à segurança pública.

Q 6.3
24 PM Ser capaz de agir demonstrando conhecimentos sobre metodologias e técnicas de resoluções de conflitos e/ou de intervenção. Ser capaz de agir demonstrando conhecimentos sobre metodologias
e técnicas de resoluções e gerenciamento de conflitos.
Q 6.3
38 PC Capacidade de identificar situações de risco e antever sua ocorrência.
Q 6.3
70 PM Ter a capacidade de avaliar o grau de risco da missão, considerando sua finalidade, objetivos e periculosidade.
Q 6.3
57 PC / 75 PM Ao realizar revista em suspeitos, ter conhecimento sobre as técnicas de abordagem.
Demonstrar domínio das técnicas de abordagem.
Q 6.3
58 PC Ser capaz de aplicar técnicas de abordagem policial, com apropriado comando de voz.

13 PC Ser capaz de aplicar técnicas de imobilização, se necessário, ao cumprir mandados de prisão, atendendo os preceitos legais.
67 PM Demonstrar domínio no uso de armamentos e equipamentos utilizados pela instituição.
Q 6.3
22 PC / 56 PC / 77 PC Capacidade de manusear armas com menor potencial ofensivo. Capacidade de manusear armas letais. Capacidade de utilizar armas e munições, quando necessário.
28 PM Atuar demonstrando conhecimento sobre técnicas de tiro policial (tiro de precisão, sob estresse, tiro noturno, intuitivo, dentre outros).
Atuar demonstrando conhecimento sobre técnicas de tiro policial. 
Q 6.8
66 PM Ser capaz de atuar de acordo com o escalonamento do uso progressivo (diferenciado) da força.
Ser capaz de atuar de acordo com o uso diferenciado da força.
Q 6.3
46 PM Ser capaz de atuar com segurança em locais com índice elevado de violência e criminalidade, demonstrando conhecimento da situação.
Q 6.3
85 PM Ser capaz de respeitar e adotar os procedimentos de segurança no desempenho das tarefas inerentes ao cargo.
Q 6.3
34 PM Ter capacidade de agir utilizando equipamentos de proteção individual (EPI´s), quando necessário. Ter capacidade de agir utilizando equipamentos de proteção individual.
Q 6.3
17 PM Ter capacidade de aplicar as técnicas de defesa pessoal. (treinamento continuado).
Q 6.3
60 PM Capacidade de demonstrar condicionamento físico no desempenho das tarefas do cargo.
Q 6.3
12 PM Demonstrar conhecimentos sobre técnicas de operações especiais. (fundamentos).
Q 6.3
93 PM Capacidade de manter-se visível, quando necessário (ação Q 6.3 presença, estar em local que facilite que as pessoas o vejam).
79 PM Ser capaz de identificar vítimas e suspeitos em potencial.
Q 6.3
84 PM Ser capaz de interagir e orientar vítimas de ocorrências, vítimas potenciais ou pessoas fragilizadas.
Q 6.3
49 PM Ao fazer a escolta de presos, agir demonstrando conhecimento das normas de abordagem, procedimentos e técnica de condução e legislações pertinentes (ex.: ECA).
Q 6.3
40 PM Agir demonstrando conhecimento sobre a área geográfica de atuação (rotas de fugas, itinerários, densidades demográficas, geografia do local, dentre outros).
Q 6.3
41 PM Demonstrar conhecimento sobre escolta, acompanhamento e cerco policial em diversas situações.
Q 6.3
6 Uso diferenciado da força (grifo nosso) - este termo foi alterado pela Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010 que estabelece diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública.

43 PM Ao acompanhar oficial de justiça em mandados de busca e apreensão,demonstrar conhecimento sobre os procedimentos de busca e apreensão. Demonstrar conhecimento sobre os procedimentos de busca e apreensão.
Q 6.3
8 PC Ser capaz de aplicar conhecimentos de cursos específicos para atuar na vistoria e cadastro de veículos. Ter conhecimentos sobre vistoria e cadastro de veículos.
Q 6.3
62 PC / 88 PM Ao comparecer e preservar o local de crime ser capaz de aplicar técnicas de preservação. Ser capaz de preservar o local do crime, quando necessário. Ser capaz de preservar o local do crime.
Q 6.3
Demonstrar conhecimento básico sobre diversos tipos de perícia.
Q 6.3
29 PM Ter capacidade para agir demonstrando conhecimento sobre o perfil e modus operandi do criminoso ao proceder investigações de infrações penais, ao localizar pessoas e em outras situações diversas. Ter capacidade para agir demonstrando conhecimento sobre o perfil e modus operandi do criminoso.
Q 6.3
Ser capaz de conduzir os diferentes envolvidos à delegacia.
Q 6.3
18 PM Ter capacidade de elaborar dados isolados, transformando-os rapidamente em informações úteis, segundo o contexto de atuação e a finalidade. Ter capacidade de coletar/analisar dados isolados,
transformando-os rapidamente em informações úteis, segundo o contexto de atuação e a finalidade.
Q 6.3
14 PM Ser capaz de gerenciar dados relativos à segurança pública (por exemplo, dados de geoprocessamento, mapas e boletins de ocorrência, dentre outros).
Q 6.3
42 PM Aplicar conhecimentos de informática ao realizar as tarefas inerentes ao cargo.
Q 6.3
28 PC Capacidade de utilizar sistemas de segurança da informação ao desempenhar uma ação.
Q 6.3
44 PM Ser capaz de fazer contato com outros tipos de policiamento para planejar operações integradas.
Q 6.3
9 PC / 17 PC / 21 PM Ter capacidade de prestar primeiros socorros, aplicando técnicas e procedimentos adequados à situação. Ter noções de primeiros socorros. Atuar demonstrando conhecimentos sobre primeiros socorros.
Q 6.3
78 PC / 47 PM Ser capaz de elaborar relatório, demonstrando conhecimento sobre os tipos de documentos e utilizando linguagem técnica segundo padrões de redação e de Língua Portuguesa. Ser capaz de redigir documentos de maneira clara, respeitando os padrões da norma culta e técnicas
de redação oficial da Língua Portuguesa.
Q 6.4
59 PM Demonstrar conhecimento sobre a forma de preenchimento e finalidade dos documentos utilizados.
Q 6.4
Ser capaz de relatar os fatos de forma clara, coesa e coerente à autoridade.
Q 6.4
55 PM Demonstrar domínio no uso operacional de veículos da instituição.
Q 6.5
79 PC Ao dirigir viaturas demonstrar conhecimentos sobre as principais vias de acesso e trânsito da cidade.
Q 6.5
83 PM Ter capacidade de repassar conhecimentos para a equipe, quando necessário. Ter capacidade de repassar conhecimentos e informações para a equipe, quando necessário.
Q 6.6
32 PC Ser capaz de operar serviços de comunicação (rádio e celulares e outros) em diversas situações, demonstrando conhecimento da linguagem técnica utilizada.
90 PM Ser capaz de utilizar equipamentos e meios de comunicação (rádio, internet, telefone e fax, dentre outros).
Q 6.6
Capacidade de ouvir atentamente e compreender.
Q 6.6
30 PM Capacidade de visão sistêmica (ter compreensão do todo em uma determinada situação; ser capaz de combinar partes coordenadas entre si e que formam um conjunto).
Q 6.7
24 PC / 32 PM Capacidade de raciocínio espacial (visualizar a posição, organização e modificação de um objeto no espaço).
Q 6.7
23 PC / 31 PM Capacidade de raciocínio abstrato (estabelecer relações em situações novas para as quais se possua pouco conhecimento previamente aprendido).
Q 6.7
11 PC / 25 PM Capacidade de raciocínio numérico (compreender e manejar sistemas numéricos, realizando operações matemáticas com exatidão; capacidade de interpretar dados quantitativos). Capacidade de raciocínio numérico (compreender e manejar sistemas numéricos, realizando operações matemáticas com exatidão).
Q 6.7
15 PM Capacidade de raciocínio mecânico (compreender princípios de funcionamento de mecanismos simples ou complexos e para manipular ou consertar estes mecanismos).
Q 6.7
52 PM Ter raciocínio lógico (saber resolver problemas com objetividade, coerência e rapidez).
Q 6.7
72 PC / 63 PM Capacidade de raciocínio verbal (expressar-se com facilidade, ter fluência verbal e escrita).
Q 6.7
57 PM Ter raciocínio dedutivo (saber raciocinar por dedução).
Q 6.7
72 PM Capacidade de atenção concentrada (manter a atenção focada apenas em uma atividade, não permitindo que algo externo interfira).
Q 6.7 
73 PM Capacidade de atenção difusa (manter a concentração em uma dada atividade, ao mesmo tempo em que está atento ao que está acontecendo em sua volta).
Q 6.7
53 PM Capacidade de memória visual, fisionômica e/ou auditiva (recordar informações, dados, fatos, conhecimentos percebidos e fisionomia de pessoas, mantendo a lembrança de qualquer coisa ou de alguém).
Q 6.7
68 PM Capacidade de observação (reparar ou perceber características ou aspectos que ocorrem com as pessoas, situações, fatos, objetos ou local/ambiente).
Q 6.7
76 PM Capacidade de objetividade (saber ser direto e preciso; manter o foco na tarefa, ser conciso).
Q 6.7
82 PM Capacidade de agir com rapidez de raciocínio.
Q 6.7
78 PM Capacidade de agir com celeridade (agir com rapidez e perspicácia).
Q 6.7
64 PC Acuidade visual (boa visão, diferenciar detalhes).
Q 6.7
76 PC / 89 PM Capacidade de planejamento. 
65 PM Capacidade de análise e síntese.
Q 6.7
56 PM Capacidade de persuasão e argumentação (poder de convencimento; capacidade de argumentar e contra-argumentar).
Q 6.7
66 Capacidade de adaptação a imprevistos.
Q 6.7

N (Número): refere-se ao ranking atribuído às competências técnicas e comportamentais necessárias para a execução das tarefas dos profissionais de segurança pública conforme publicado no Estudo Profissiográfico ]e Mapeamento de Competências: Perfil dos Cargos das Instituições Estaduais de Segurança Pública.

Q (Q 6 - Q 7): refere-se ao quadro de competências técnicas ou comportamentais comuns às polícias
civis e militares conforme publicado no Estudo Profissiográfico e Mapeamento de Competências: Perfil
dos Cargos das Instituições Estaduais de Segurança Pública. Ressalta-se que algumas competências tiveram nova redação, de acordo com as legislações mais recentes e com o entendimento dos grupos de estudos específicos. Além disso, foram agrupadas de acordo com suas interrelações.






Nº - COMPETÊNCIAS ATITUDINAIS•
Q2 PM Agir com orientação para resultados.
Q 7
1 PM *Capacidade de visão estratégica (estar atento ao todo, antevendo cenários, coordenando atividades, metas e ações com visão de futuro). Capacidade de visão estratégica.*
Q 7
N (Número): refere-se ao ranking atribuído às competências técnicas e comportamentais necessárias para a execução das tarefas dos profissionais de segurança pública conforme publicado no Estudo Profissiográfico e Mapeamento de Competências: Perfil dos Cargos das Instituições Estaduais de Segurança Pública.
Q (Q 6 - Q 7): refere-se ao quadro de competências técnicas ou comportamentais comuns às polícias
civis e militares conforme publicado no Estudo Profissiográfico e Mapeamento de Competências: Perfil
dos Cargos das Instituições Estaduais de Segurança Pública. Ressalta-se que algumas competências
tiveram nova redação, de acordo com as legislações mais recentes e com o entendimento dos
grupos de estudos específicos. Além disso, foram agrupadas de acordo com suas inter-relações.

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