História da Educação a Distância no Brasil
Atualmente os meios de ensino estão mudando, cada dia mais a demanda de pessoas, querendo uma formação e uma especialização, aumenta. Porém algumas encontram dificuldades, como localização e locomoção. Certos cursos não são oferecidos na cidade natal da pessoa, ou por algum outro motivo quem quer aprender não consegue cursar uma universidade ou ir até o local. A história da educação a distancia no Brasil começou cedo.
Como solução para esses e outros problemas, a educação a distância aparece surge. Vários lugares que oferecem esse tipo de ensino são reconhecidos e tem a qualidade tão boa, ou melhor, do que universidades e escolas presenciais. Ela supre uma necessidade de educação e profissionalização, com a educação a distância várias pessoas conseguiram concluir o curso superior.
No Brasil a educação a distância é conceituada oficialmente no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005: “Art. 1º Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”
De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a história da educação a distância no Brasil começou em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência. A partir desse registro, vários outros fatos aconteceram. Em 1995 é criado o Centro Nacional de Educação a Distância. De lá pra cá a história da educação a distancia no Brasil só tem sido fortalecida por melhores infraestruturas e regulamentação.
Referência bibliográfica: Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf
por
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/historia-da-educacao-a-distancia-no-brasil/49453
0 Comentários