http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta
TEXTO DA QUESTÃO 91
Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj
Preâmbulo às instruções para dar corda no relógio
Piensa en esto: cuando te regalan un reloj te regalan un pequeño infierno florido, una cadena de rosas, un calabozo de aire.
Pensa nisto: quando te presenteiam um
relógio te presenteiam um pequeno inferno florido, uma prisão de rosas,
um calabouço de ar.
No te dan solamente el reloj, que los cumplas muy felices y esperamos
que te dure porque es de buena marca, suizo con áncora de rubíes; no te
regalan solamente ese menudo picapedrero que te atarás a la muñeca y
pasearás contigo.
Não te dão somente um relógio, que os faça
muito felizes e esperamos que dure porque é uma boa marca, suíço com
âncora de rubis; não te presenteiam somente esse pequeno pedreiro que te
atarás à munheca e passearás contigo.
Te regalan — no lo saben, lo terrible es que no lo saben —, te
regalan un nuevo pedazo frágil y precario de ti mismo, algo que es tuyo
pero no es tu cuerpo, que hay que atar a tu cuerpo con su correa como un
bracito desesperado colgándose de tu muñeca.
Te presenteiam — não o sabem, o terrível é
que não o sabem — te presenteiam um novo pedaço frágil e precário de ti
mesmo, algo que é teu porém não é teu corpo, que há que atar a teu corpo
com sua correia como um bracinho desesperado pendurando-se em tua
munheca.
Te regalan la necesidad de darle cuerda todos los días, la obligación
de darle cuerda para que siga siendo un reloj; te regalan la obsesión
de atender a la hora exacta en las vitrinas de las joyerías, en el
anuncio por la radio, en el servicio telefónico.
Te presenteiam a necessidade de lhe dar
corda todos os dias, a obrigação de lhe dar corda para que siga sendo um
relógio; te presenteiam a obsessão de cuidar da hora exata nas vitrines
das joalherias, em um anúncio no rádio, no serviço telefônico.
Te regalan el miedo de perderlo, de que te lo roben, de que se te caiga al suelo y se rompa.
Te presenteiam o medo de perdê-lo, de que o roubem, de que caia no solo e quebre.
Te regalan su marca, y la seguridad de que es una marca mejor que las
otras, te regalan la tendencia de comparar tu reloj con los demás
relojes.
Te presenteiam sua marca, e a segurança de que é uma marca melhor que as outras, te presenteiam a tendência de comparar teu relógio com os demais relógios.
Te presenteiam sua marca, e a segurança de que é uma marca melhor que as outras, te presenteiam a tendência de comparar teu relógio com os demais relógios.
No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleaños del reloj.
Não te presenteiam um relógio, tu é o presenteado, a ti oferecem para o aniversário do relógio.
CORTÁZAR, J. Historias de cronopios y de famas. Buenos Aires: Sudamericana, 1963 (fragmento).
Nesse texto, Júlio Cortázar transforma pequenas ações cotidianas em criação literária,
(A) denunciando a má qualidade dos relógios modernos em relação aos antigos.
(B) apresentando possibilidades de sermos presenteados com um relógio.
(C) convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano.
(D) desafiando o leitor a pensar sobre a efemeridade do tempo.
(E) criticando o leitor por ignorar os malefícios do relógio.
(A) denunciando a má qualidade dos relógios modernos em relação aos antigos.
(B) apresentando possibilidades de sermos presenteados com um relógio.
(C) convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano.
(D) desafiando o leitor a pensar sobre a efemeridade do tempo.
(E) criticando o leitor por ignorar os malefícios do relógio.
RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 91
A questão é de interpretação de textos. A oração que está no enunciado deve ser complementada com umas das alternativas.
Qual oração do enunciado deve ser complementada?
A oração a ser complementada é esta: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, …”.
Vamos olhar para cada alternativa da questão.
De acordo com a alternativa “A” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, denunciando a má qualidade dos relógios modernos em relação aos antigos”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não menciona a má qualidade dos relógios. Ao contrário, o texto menciona que o relógio é de boa marca, suiço com âncora de rubis.
De acordo com a alternativa “B” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, apresentando possibilidades de sermos presenteados com um relógio”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não fala de possibilidades de sermos presenteados com um relógio. O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
De acordo com a alternativa “C” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”. ISSO ESTÁ CORRETO. Notem que o texto começa dizendo “Piensa en esto” (pense nisto). O texto começa pedindo para o leitor pensar. Em outras palavras, o texto está pedindo para o leitor refletir. O texto poderia começar dizendo “reflita isto”. Isso vai ao encontro da alternativa quando diz “convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”.
O que é a coisificação do ser humano?
Resumidamente, a coisificação do ser humano é transformar o homem em meras mercadorias.
No texto, a coisificação do ser humano é mostrada quando informa que você que ganhou o relógio e não é o presenteado. Mas ao contrário, quem ganhou o presente foi o relógio. Ou seja, você foi o presente do relógio. Se você foi o presente do relógio, você é uma mercadoria. Você é uma coisa.
Então, na parte final do texto apresentado, o autor (Júlio Cortázer) convida o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”.
De acordo com a alternativa “D” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, desafiando o leitor a pensar sobre a efemeridade do tempo”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não fala sobre a efemeridade do tempo.
O que é efemeridade?
Efemeridade é algo relativo a pouca duração. É aquilo que passa rápido. É aquilo que é transitório. É aquilo que é temporário.
O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
De acordo com a alternativa “E” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, criticando o leitor por ignorar os malefícios do relógio”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não apresenta críticos do autor em relação ao leitor. O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
A alternativa correta para a questão é a letra “C”.
A questão é de interpretação de textos. A oração que está no enunciado deve ser complementada com umas das alternativas.
Qual oração do enunciado deve ser complementada?
A oração a ser complementada é esta: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, …”.
Vamos olhar para cada alternativa da questão.
De acordo com a alternativa “A” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, denunciando a má qualidade dos relógios modernos em relação aos antigos”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não menciona a má qualidade dos relógios. Ao contrário, o texto menciona que o relógio é de boa marca, suiço com âncora de rubis.
De acordo com a alternativa “B” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, apresentando possibilidades de sermos presenteados com um relógio”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não fala de possibilidades de sermos presenteados com um relógio. O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
De acordo com a alternativa “C” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”. ISSO ESTÁ CORRETO. Notem que o texto começa dizendo “Piensa en esto” (pense nisto). O texto começa pedindo para o leitor pensar. Em outras palavras, o texto está pedindo para o leitor refletir. O texto poderia começar dizendo “reflita isto”. Isso vai ao encontro da alternativa quando diz “convidando o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”.
O que é a coisificação do ser humano?
Resumidamente, a coisificação do ser humano é transformar o homem em meras mercadorias.
No texto, a coisificação do ser humano é mostrada quando informa que você que ganhou o relógio e não é o presenteado. Mas ao contrário, quem ganhou o presente foi o relógio. Ou seja, você foi o presente do relógio. Se você foi o presente do relógio, você é uma mercadoria. Você é uma coisa.
Então, na parte final do texto apresentado, o autor (Júlio Cortázer) convida o leitor a refletir sobre a coisificação do ser humano”.
De acordo com a alternativa “D” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, desafiando o leitor a pensar sobre a efemeridade do tempo”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não fala sobre a efemeridade do tempo.
O que é efemeridade?
Efemeridade é algo relativo a pouca duração. É aquilo que passa rápido. É aquilo que é transitório. É aquilo que é temporário.
O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
De acordo com a alternativa “E” teríamos a seguinte oração: “Júlio Cortázer transforma pequenas ações cotidianas em criação literária, criticando o leitor por ignorar os malefícios do relógio”. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não apresenta críticos do autor em relação ao leitor. O texto convida o leitor a refletir sobre o que na verdade é receber um relógio de presente.
A alternativa correta para a questão é a letra “C”.
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