http://g1.globo.com/educacao/
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta
A origem da obra de arte
(2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada
originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da
Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a
interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a
distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica
(ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se
utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de
ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno
galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1500
letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto
Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou
com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno.
Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No
contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira
privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da
possibilidade.
Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado).
A
função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de
construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque
- o projeto artístico acontece ao ar livre.
- o observador da obra atua como seu criador.
- a obra integra-se ao espaço artístico e botânico.
- as letras-vaso são utilizadas para o plantio de mudas.
- as mulheres da comunidade participam na confecção das peças.
RESOLUÇÃO
O observador realmente participa escolhendo palavras e sentenças e distribuindo-as pelo campo através dos vasos.
LETRA B
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q114-a-origem-da-obra-de-arte-2002e-uma-instalacao-seminal/
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