http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta
Assunto: Gênero Textual
Alternativa correta: B
Comentário:
A estratégia argumentativa busca sensibilizar o leitor por meio da
repetição da estrutura “você pode não acreditar, mas houve um tempo” em
que esse tempo faz referência a uma época considerada mais prazerosa que
o tempo atual.
Nível de dificuldade: Difícil
Prova - nº da questão
http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-2/questoes/voc%C3%AA-pode-n%C3%A3o-acreditar:-mas-houve-um-tempo.../
Você pode não acreditar
Você
pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as
garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta,
seja na janela.
A gente ia
de uniforme azul e branco para o grupo, de manhãzinha, passava pelas
casas e não ocorria que alguém pudesse roubar aquilo.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo como uma coisa normal.
Você
pode não acreditar: mas houve um tempo em que você saía à noite para
namorar e voltava andando pelas ruas da cidade, caminhando
displicentemente, sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para
trás, sem temer as sombras.
Você pode não acreditar: houve
um tempo em que as pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio
da tarde ou à noite, Contavam casos, tomavam café, falavam da saúde,
tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de bonde às suas casas.
Você
pode não acreditar: mas houve um tempo em que o namorado primeiro
ficava andando com a moça numa rua perto da casa dela, depois passava a
namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da família. Era sinal
de que já estava praticamente noivo e seguro.
Houve um tempo em que havia tempo.
Houve um tempo.
SANT'ANNA, A. R. Estado de Minas. 5 maio 2013 (fragmento).
Nessa
crônica, a repetição do trecho "Você pode não acreditar: mas houve um
tempo em que..." configura-se como uma estratégia argumentativa que visa
- surpreender o leitor com a descrição do que as pessoas faziam durante o seu tempo livre antigamente.
- sensibilizar o leitor sobre o modo como as pessoas se relacionavam entre si num tempo mais aprazível.
- advertir o leitor mais jovem sobre o mau uso que se faz do tempo nos dias atuais.
- incentivar o leitora organizar melhor o seu tempo sem deixar de ser nostálgico.
- convencer o leitor sobre a veracidade de fatos relativos à vida no passado.
RESOLUÇÃO
A
ideia por trás da crônica é realmente mostrar como as pessoas se
relacionavam no passado, sem os desafios da vida cotidiana atual.
LETRA B
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q117-voce-pode-nao-acreditar/
0 Comentários