Questão 105 - Prova Rosa - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com vídeo

Questão 105

Resposta D
 
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta 
Assunto: Gênero Literário
Alternativa correta: D
Comentário: O candidato deve ser capaz de entender que as letras em caixa alta revelam as explicações das cenas interpretada pela personagem Dona Cotinha - fazendo o uso de rubricas.
Nível de dificuldade: Fácil
Prova - nº da questão



http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-2/questoes/li%C3%A7%C3%B5es-de-motim-dona-cotinha---%C3%A9-


DONA COTINHA – É claro! Só gosta de solidão quem nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão. Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário, é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá pro fundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito, pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia, sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS COSTAS, COMO SEMPRE, IMPASSÍVEL. O HOMEM, MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.) Bem, como eu ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem é inquilino da solidão não passa de um abandonado. É isso ai.
ZORZETFI, H. Lições de motim. Goiânia: Kelps. 2010 (adaptado).
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como texto teatral?
a) O tom melancólico presente na cena.
b) As perguntas retóricas da personagem.
c) A interferência do narrador no desfecho da cena.
d) O uso de rubricas para construir a ação dramática.
e) As analogias sobre a solidão feitas pela personagem.




http://escolasimetria.com.br/enem2016/questao/105/claro!.../ 










Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

AVALIAÇÃO – COMUNICAÇÃO HUMANA E MARKETING PESSOAL