Genética
Desde os tempos mais remotos o homem
tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres
da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc.
eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma
cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com
características de um cão e nunca de um gato. Mas por quê?
Mendel, o iniciador da genética
Gregor Mendel nasceu em 1822, em
Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de
bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir
estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da
cidade de Brünn, hoje Brno, na atual República Tcheca.
Após ter sido
ordenado monge, em 1847, Mendel ingressou na Universidade de Viena, onde
estudou matemática e ciências por dois anos. Ele queria ser professor
de ciências naturais, mas foi mal sucedido nos exames.
De volta a Brünn, onde passou o
resto da vida. Mendel continuou interessado em ciências. Fez estudos
meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo
produzido novas variedades de maças e peras. Entre 1856 e 1865, realizou
uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como
as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.
Em 8 de março de 1865, Mendel
apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural de Brünn, no qual
enunciava as suas leis de hereditariedade, deduzidas das experiências
com as ervilhas. Publicado em 1866, com data de 1865, esse trabalho
permaneu praticamente desconhecido do mundo científico até o início do
século XX. Pelo que se sabe, poucos leram a publicação, e os que leram
não conseguiram compreender sua enorme importância para a Biologia. As
leis de Mendel foram redescobertas apenas em 1900, por três
pesquisadores que trabalhavam independentemente.
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Mendel morreu em Brünn, em 1884. Os
últimos anos de sua vida foram amargos e cheios de desapontamento. Os
trabalhos administrativos do mosteiro o impediam de se dedicar
exclusivamente à ciência, e o monge se sentia frustrado por não ter
obtido qualquer reconhecimento público pela sua importante descoberta.
Hoje Mendel é tido como uma das figuras mais importantes no mundo
científico, sendo considerado o “pai” da Genética. No
mosteiro onde viveu existe um monumento em sua homenagem, e os jardins
onde foram realizados os célebres experimentos com ervilhas até hoje são
conservados.
Os experimentos de Mendel
A escolha da planta
A ervilha é uma planta herbácea
leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. Na
reprodução, surgem vagens contendo sementes, as ervilhas. Sua escolha
como material de experiência não foi casual: uma planta fácil de
cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Desde
os tempos de Mendel existiam muitas variedades disponíveis, dotadas de
características de fácil comparação. Por exemplo, a variedade que flores
púrpuras podia ser comparada com a que produzia flores brancas; a que
produzia sementes lisas poderia ser comparada cm a que produzia sementes
rugosas, e assim por diante. Outra vantagem dessas plantas é que estame
e pistilo, os componentes envolvidos na reprodução sexuada do vegetal,
ficam encerrados no interior da mesma flor, protegidas pelas pétalas.
Isso favorece a autopolinização e, por extensão, a autofecundação,
formando descendentes com as mesmas características das plantas
genitoras.
A partir da autopolinização, Mendel
produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as
características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de
flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como
descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o
cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete
características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no
caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor
da vagem e altura da planta.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel.php
Os cruzamentos
Depois de obter linhagens puras,
Mendel efetuou um cruzamento diferente. Cortou os estames de uma flor
proveniente de semente verde e depois depositou, nos estigmas dessa
flor, pólen de uma planta proveniente de semente amarela. Efetuou,
então, artificialmente, uma polinização cruzada: pólen
de uma planta que produzia apenas semente amarela foi depositado no
estigma de outra planta que só produzia semente verde, ou seja, cruzou
duas plantas puras entre si. Essas duas plantas foram consideradas como a
geração parental (P), isto é, a dos genitores.
Após repetir o mesmo procedimento
diversas vezes, Mendel verificou que todas as sementes originadas
desses cruzamentos eram amarelas – a cor verde havia aparentemente
“desaparecido” nos descendentes híbridos (resultantes do cruzamento das
plantas), que Mendel chamou de F1 (primeira geração filial). Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo.
A seguir, Mendel fez germinar as sementes obtidas em F1
até surgirem as plantas e as flores. Deixou que se autofertilizassem e
aí houve a surpresa: a cor verde das sementes reapareceu na F2
(segunda geração filial), só eu em proporção menor que as de cor
amarela: surgiram 6.022 sementes amarelas para 2.001 verdes, o que
conduzia a proporção 3:1. Concluiu que na verdade, a cor verde das sementes não havia “desaparecido” nas sementes da geração F1.
O que ocorreu é que ela não tinha se manifestado, uma vez que, sendo
uma caráter recessivo, era apenas “dominado” (nas palavras de Mendel)
pela cor amarela. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada
por dois fatores, cada um determinando o surgimento de uma cor, amarela
ou verde.
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Era necessário definir uma simbologia
para representar esses fatores: escolheu a inicial do caráter recessivo.
Assim, a letra v (inicial de verde), minúscula, simbolizava o fator
recessivo. Assim, a letra v (inicial de verde), minúscula,
simbolizava o fator recessivo – para cor verse – e a letra V, maiúscula,
o fator dominante – para cor amarela.
VV
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vv
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Vv
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Semente amarela pura
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Semente verde pura
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Semente amarela híbrida
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Persistia, porém, uma dúvida: Como explicar o desaparecimento da cor verde na geração F1 e o seu reaparecimento na geração F2?
A resposta surgiu a partir do
conhecimento de que cada um dos fatores se separava durante a formação
das células reprodutoras, os gametas. Dessa forma, podemos entender como
o material hereditário passa de uma geração para a outra. Acompanhe nos
esquemas abaixo os procedimentos adorados por Mendel com relação ao
caráter cor da semente em ervilhas.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel2.php
Leis de Mendel
1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores
A comprovação da hipótese de dominância
e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou,
mais tarde à formulação da sua 1º lei: “Cada característica é
determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas,
onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
Mendel não tinha idéia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.
As bases celulares da segregação
A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam?
Em 1902, enquanto estudava a
formação dos gametas em gafanhotos, o pesquisador norte americano Walter
S. Sutton notou surpreendente semelhança entre o comportamento dos
cromossomos homólogos, que se separavam durante a meiose, e os fatores
imaginados por Mendel. Sutton lançou a hipótese de que os pares de
fatores hereditários estavam localizados em pares de cromossomos
homólogos, de tal maneira que a separação dos homólogos levava à
segregação dos fatores.
Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu são os genes (do grego genos,
originar, provir), e que realmente estão localizados nos cromossomos,
como Sutton havia proposto. As diferentes formas sob as quais um gene
pode se apresentar são denominadas alelos. A cor amarela e a cor verde
da semente de ervilha, por exemplo, são determinadas por dois alelos,
isto é, duas diferentes formas do gene para cor da semente.
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Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal
Vamos estudar um exemplo da aplicação
da primeira lei de Mendel em um animal, aproveitando para aplicar a
terminologia modernamente usada em Genética. A característica que
escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou
branca. De acordo com uma convenção largamente aceita, representaremos
por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo
recessivo, que condiciona a cor branca.
Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F2
é a montagem do quadrado de Punnet. Este consiste em um quadro, com
número de fileiras e de colunas que correspondem respectivamente, aos
tipos de gametas masculinos e femininos formados no cruzamento. O
quadrado de Punnet para o cruzamento de cobaias heterozigotas é:
B
Gametas paternos
b
|
Gametas maternos
B b
|
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BB
Preto
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Bb
Preto
|
|
Bb
Preto
|
bb
Branco
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http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel3.php
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