Escola: Velho Chico
Disciplina: Ciências
Ano: 3º Turma: A,B
Professor (a): Elizangela Cruz
2. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
- Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analizando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
3. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
- Conceituar meio ambiente;
- Distinguir os componentes da natureza;
- Analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não-vivo;
4. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
- Conceituais: Meio Ambiente: o ar, a água, o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
- Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.
5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive.
6. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
- Projeção em vídeo do filme: "Natureza e Vida", que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
- Dividir a turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
- Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive;
- Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
- Proposição de exercício no livro didático;
- Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;
7. RECURSOS:
- Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.
8. AVALIAÇÃO:
- Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
9. TEMPO PREVISTO:
- 04 sessões h/a.
10. REFERÊNCIA:
- NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Bianca Glasner.
- http://elizinharocha.blogspot.com.br/2009/01/modelo-de-plano-de-aula.html
0 Comentários