Redação no ENEM: Tudo Sobre os Direitos Humanos | infoEnem |
Posted: 26 May 2016 09:27 AM PDT
A
grade de correção da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio
– ENEM – tem como quinta competência avaliada a elaboração de uma proposta de intervenção social para o tema abordado, respeitando os direitos humanos.
Tal critério de correção está contextualizado no fato de o exame
propor, como proposta de redação, temas de cunho social relacionados ao
contexto brasileiro e se há uma proposta de intervenção social a ser
elaborada pelo candidato é porque o tema proposto apresenta questões
e/ou problemas a serem resolvidos.
Deste modo, o candidato que não
elabora nenhuma proposta de intervenção social recebe nota zero na
quinta competência. O ideal, para se obter os duzentos pontos máximos, é
elaborar uma proposta de intervenção relacionada com o tema da proposta
de redação e com a linha argumentativa construída ao longo do texto de
forma verossímil, visando a prática, e de maneira detalhista,
respeitando os direitos humanos.
E eis aqui uma polêmica acerca desta competência da grade de correção da redação do ENEM, pois há um embate avaliativo entre a liberdade de expressão e o respeito aos direitos humanos.
O que deve sobressair na proposta de elaboração de uma intervenção
social: a liberdade de expressão ou o respeito aos direitos humanos?
Seria a liberdade de expressão parte dos direitos humanos?
Para
fomentar uma discussão, de cunho reflexivo, sobre este tema, indicamos
que os seguintes materiais sejam estudados e analisados pelos candidatos
ao ENEM.
- Documentário sobre a história dos direitos humanos, com dez minutos de duração e legendado, produzido pela United for the Human Rights (Unidos pelos Direitos Humanos). O filme narra a história da Declaração dos Direitos Humanos e os vários processos e debates acerca do tema em âmbito mundial. Já a página traz um amplo acervo, tanto para estudantes quanto para professores, sobre direitos humanos; vale a pena a visita!
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
- Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo (USP).
Esperamos
que estes materiais sejam de grande valia, tanto para os candidatos ao
ENEM quanto para os professores da rede básica de ensino, já que os
direitos humanos podem e devem ser abordados pela escola nas mais
variadas disciplinas escolares a fim de incentivar o debate reflexivo
acerca de um tema tão relevante socialmente.
Além disso, tais
leituras e a visualização do documentário, para os candidatos ao ENEM,
esclarecem o que são os direitos humanos a fim de refletir acerca da
quinta competência da grade de correção da redação.
Até a próxima semana!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
**Camila é colunista
semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas
as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem
0 Comentários