Em nosso artigo de hoje, daremos início a uma série envolvendo a probabilidade.
A probabilidade teve início desde os tempos mais remotos e até hoje
está presente em grande parcela de eventos de nosso cotidiano,
principalmente em jogos envolvendo cartas e dados, que também irão
aparecer frequentemente em nosso meio.
Por definição, a probabilidade está relacionada com a frequência em que um determinado evento ocorre dentro de um experimento aleatório,
que será o nosso primeiro conceito desta série. Um experimento
aleatório é uma espécie de experimento em que, mesmo realizado sob as
mesmas condições, pode levar a resultados diferentes. O lançamento de um
dado pode ser utilizado para exemplificar esta espécie, pois sob
condições normais, dificilmente obteremos resultados iguais.
Também utilizaremos em nossa sequência o conceito de espaço amostral.
Definimos o espaço amostral como o conjunto de todos os resultados
possíveis de se obter ao realizar um experimento aleatório. Em nossos
artigos, iremos adotar a letra S para
representar o espaço amostral. Seguindo o exemplo de nosso dado, o
espaço amostral obtido será representado pelos números que poderemos
obter em seu lançamento, ou seja:
Podemos
agora então equacionar o nosso conceito de probabilidade. Visto que
trataremos inicialmente de experimentos aleatórios, ambos os eventos
possuem a mesma chance de ocorrer dentro de um mesmo espaço amostral.
Assim, a probabilidade pode ser vista como a divisão entre o número de
ocorrências de um determinado evento dentro de seu espaço amostral.
Então:
Considerando um dado, e suas respectivas faces, ambos os números possuem a mesma probabilidade de ocorrer, cujo valor é:
Podemos
verificar que a probabilidade pode ser escrita de diversas maneiras
diferentes, sempre representando o mesmo valor, seja de forma
fracionária ou percentual.
Embora pareça simples, a probabilidade
pode envolver diversas combinações de eventos, o que requer bastante
atenção ao analisar seus problemas. Em breve utilizaremos estes
conceitos iniciais para desenvolver problemas que apresentem uma
complexidade maior, além de abordar novos conceitos desta área.
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