Enem 2016 Já Ultrapassa a Marca de 2 Milhões de Inscritos | infoEnem |
- Enem 2016 Já Ultrapassa a Marca de 2 Milhões de Inscritos
- Como Imprimir o Boleto da Taxa de Inscrição do Enem 2016?
- Aprenda Como Recuperar a Senha do Enem 2016
De acordo com balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quarta-feira, 11 de maio, exatos 2.028.254 candidatos já se inscreveram para o Enem 2016 em apenas dois dias de inscrições. A expectativa é que cerca de 8 milhões participem das provas nos dias 5 e 6 de novembro.
O prazo, que começou por volta das 10h da segunda-feira (09), permanecerá aberto até às 23h59 de 20 de maio. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, no Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela organização do exame.
Conforme relatos de candidatos em redes sociais e também de leitores do Portal infoEnem, o sistema apresentou, especialmente no primeiro dia de inscrições, instabilidades e também um erro no qual exibia um aviso equivocado sobre falta do estudante na prova de 2015. Vale lembrar que quem se inscreveu e não fez a edição passada não poderá pedir isenção da taxa.
Caso se depare ou tenha enfrentado uma das situações anteriores no momento de sua inscrição, recomendamos que tente refazer o processo em horários alternativos, entre 0h e 6h, por exemplo. Persistindo o problema, a orientação é para que entre em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita).
Após concluir as inscrições, os não isentos deverão imprimir o GRU – Guia de Recolhimento da União – referente a taxa de participação, no valor de R$ 68, e quitar em qualquer banco, Correio ou lotérica até o dia 25 deste mês de maio.
A cobertura completa das inscrições do Enem 2016 você só acompanha aqui, no maior Portal do Enem. Fique ligado!
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016
|
Os estudantes que se inscreverem no Enem deste ano e não fazem parte do grupo que recebe o benefício da isenção automática (concluintes do ensino médio em escolas públicas) e nem podem declarar carência (saiba mais), deverão quitar a taxa de participação no exame, no valor de R$ 68.
Para isso, é necessário gerar e imprimir o boleto referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU), para o pagamento do valor que confirma a inscrição dos não isentos no Enem 2016. Veja a seguir o procedimento para gerar o arquivo.
Com o boleto em mãos, basta quitá-lo até a data limite de 25 de maio. Vale esclarecer que, segundo o Edital, nesta edição o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência da rede bancária (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Bradesco, Itaú etc.), do Correio ou ainda em casas lotéricas.
Depois de efetuado o pagamento, o banco pode levar alguns dias para compensar o valor do GRU. Além disso, o sistema do Enem normalmente demora algum tempo para confirmar de fato sua inscrição.
Portanto, não se desespere caso se depare com uma mensagem no acompanhamento da inscrição com a seguinte frase: Inscrição não confirmada: Pagamento não efetuado. Na edição de 2015 ocorreu o mesmo mas, depois de uma ou duas semanas, o Inep efetivou todas as inscrições.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016
|
Após a inscrição para participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), é comum que alguns candidatos esqueçam ou “percam” a senha informada durante o cadastro. Entretanto, o próprio sistema do Enem possui uma função específica para recuperar tal dado.
Antes de mostrar como fazê-lo, vale mencionar que, diferentemente de anos anteriores, a recuperação da senha é realizada 100% no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), não havendo mais a necessidade do uso do e-mail ou telefone celular no processo, que agora ficou mais prático.
Para recuperar a senha, acesse o Portal do Participante no Enem 2016. Na janela da página, clique no link no canto inferior direito com a frase “Esqueci minha senha”. Você será redirecionado para um pequeno formulário, conforme imagem abaixo.
Preencha corretamente todos os campos. Atente para a parte que pede o nome da mãe, caso não tenha preenchido esse dado na inscrição do Enem, será necessário ticar a opção “não”. Escolha uma nova senha, que tenha no mínimo 6 e no máximo 10 dígitos, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas, e confirme.
Ao concluir a recuperação, um pop up deverá abrir em sua tela com os dizeres “Senha alterada com sucesso. Utilize sua nova senha para acessar o portal do participante”. Clique em “ok” e realize imediatamente um novo teste para confirmar que a alteração foi bem sucedida.
Guarde bem esta nova senha, pois ela será solicitada em momentos futuros importantes, como o acesso ao cartão de confirmação de inscrição digital e para participação em programas que usam a nota do Enem para acesso ao ensino superior, como Sisu, Prouni e Fies.
Caso precise de uma nova senha em outra oportunidade, basta repetir o processo.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016
|
0 Comentários