Na
escola ou no cursinho, onde temos a possibilidade de lermos,
verificarmos e analisarmos as correções que professores e corretores
fazem em nossas redações, podemos refletir acerca de nossos erros e
temos uma segunda chance, na revisão e, posteriormente, na reescrita, de
corrigir os nossos desvios.
Infelizmente, depois de fazermos a
prova de redação do ENEM ou de qualquer outro vestibular ou concurso,
não temos esta chance. O Exame Nacional do Ensino Médio, como uma
exceção, libera aos candidatos o espelho da correção da redação enquanto que, as demais provas, liberam apenas as notas finais.
Pensando na fundamental importância da revisão e da reescrita, disponibilizamos abaixo uma redação do ENEM 2006 cujo tema era O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA.
Gostaríamos
que, em casa, cada leitor reescrevesse esse texto a fim de refletir não
sobre possíveis desvios, mas também em alternativas de escrita sem
alterar os efeitos de sentido.
Na próxima semana, iremos escrever sobre esta reescrita e suas inúmeras possibilidades. Vamos lá?
Quadro Negro
Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.
Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.
A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma freqüente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.
A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
**Camila é colunista
semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas
as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem
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