Assim como a antítese e paradoxo, as figuras de linguagem eufemismo, hipérbole e gradação também podem ser estudadas em conjunto por haver uma relação de sentido entre elas, o que facilita a compreensão de seus significados.
Vamos, primeiramente, analisar como figura separadamente.
Eufemismo
Tem a função de atenuar, ou seja, amenizar uma determinada mensagem. No dia-a-dia, fazemos isso principalmente quando comunicamos algo ruim. Por exemplo, são famosas as expressões “Ele descansou” ou “Virou um anjo ou uma estrela” para dizer que alguém faleceu. Isso porque a morte é um assunto delicado de se tratar diretamente. Assim como a mentira pode ser substituída pela expressão “faltar com a verdade”.
Hipérbole
Trata-se da figura contrária ao eufemismo. Se eufemismo ameniza uma ideia, a hipérbole exagera. É só reparar no nome: HIPER-bole. Aquilo que é hiper é grande. Quando dizemos, por exemplo, que “estamos morrendo de fome”, realmente não vamos morrer em alguns minutos por estar passando fome. Ou seja, essa é uma expressão que exagera a realidade, assim como “tinha um mar de gente” para dizer que estava lotado ou “chorei litros assistindo aquele filme” para afirmar que chorou bastante.
Agora que já entendemos essas figuras e podemos assimilar a oposição existente entre elas, fica mais fácil compreender a última figura (gradação), que utiliza uma das anteriores (eufemismo ou hipérbole).
Gradação
Consiste na figura que utiliza uma sequência de palavras de maneira gradativa, dentro de uma mesma ideia. Para entender o que é gradativo, pense numa escala de vários tons de cinza. Em um extremo, teremos um tom mais claro de cinza, próximo do branco. No extremo oposto, encontramos um tom mais escuro de cinza, próximo do preto.
Agora podemos mentalmente substituir o branco e o preto da escala de cinzas pelas figuras eufemismo e hipérbole. Na gradação, a sequência de palavras podem ir se amenizando (se tornando uma a uma mais eufêmica) ou ir se exagerando (se tornando uma a uma mais hiperbólica). Vejamos exemplos para tornar mais claro:
Nesse caso, as palavras, em relação a seus significados, vão diminuindo gradativamente.
Já nessa frase, a gradação acontece de maneira progressiva, já que a cada palavra, aumenta-se a distância.
Dessa forma, percebe-se que na gradação temos a presença do eufemismo ou da hipérbole e que essas últimas são opostas.
Envie Redações Semanalmente que Corrigimos para Você!Artigo Original: Figuras de Linguagem – Eufemismo, Hipérbole e Gradação Baixe gratuitamente o e-Book: Manual Para o Enem 2015
O post Figuras de Linguagem – Eufemismo, Hipérbole e Gradação apareceu primeiro em .
|
O Instituto Federal de Brasília (IFB) segue com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015/2, até às 18h do próximo dia 25 de maio. Esta edição disponibiliza 3.300 vagas de cursos técnicos e superiores (presencias e a distância) oferecidos nos campi de Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Taguatinga Centro, além da capital Brasília.
Deste total de oportunidades, 132 são oferecidas para graduação, nos cursos de Licenciatura em Dança e Tecnologia em Gestão Pública (Brasília); Licenciatura em Física (Taguatinga); e Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Agroecologia (Planaltina).
As inscrições devem ser realizadas na página do Vestibular do IFB, por meio de preenchimento de ficha online. A confirmação da inscrição será liberada a partir das 18h do dia seguinte ao fim do prazo, em 26 de maio. A alteração de inscrição poderá ser solicitada nos dias 27, 28 e 29 seguintes, entre os horários de 8h às 17h.
A seleção dos candidatos para estas vagas de cursos superiores será realizada através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, podendo ser utilizadas as edições de 2012, 2013 ou de 2014. No caso será considerada a nota média do candidato no Enem.
O resultado final do processo seletivo com a lista dos aprovados, juntamente com a convocação para matrícula em 1ª chamada, devem ser divulgados na data de 8 de julho. O prazo para registro acadêmico será entre os dias 9 e 14 do mesmo mês. No caso de restarem vagas não preenchidas, uma nova convocação será realizada no dia 16 de julho, lembrando que as aulas começam em 3 de agosto.
|
0 Comentários