O início do ano é o período para se começar com calma, organização e planejamento dos estudos para o Enem 2015. Para tanto, iniciar esta preparação com os pensamentos adequados e corretos é fundamental para não se perder durante esta importante etapa e, em termos de redação, ter em mente, sempre, as cinco competências avaliadas pela banca corretora do Enem é essencial. Vamos relembrá-las?
COMPETÊNCIA 1 – Demonstrar o Domínio da Norma Culta da Língua
ASPECTOS DA NORMA CULTA A SEREM CONSIDERADOS:
A – Adequação de Registro
B – Norma Gramatical
C – Convenções da Escrita
COMPETÊNCIA 2 – Compreender a Proposta de Redação e Aplicar Conceitos Das Várias Áreas de Conhecimento para Desenvolver o Tema, Dentro Dos Limites Estruturais Do Texto Dissertativo/ Argumentativo.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, Relacionar e Interpretar Informações, Fatos, Opiniões e Argumentos Em Defesa de Um Ponto de Vista.
ASPECTO A SER CONSIDERADO: CoerênciaCOMPETÊNCIA 4 – Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos Necessários para a Construção da Argumentação.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:
COMPETÊNCIA 5 – Elaborar Proposta de Solução para o Problema, Mostrando Respeito aos Valores Humanos e Considerando a Diversidade Sociocultural.
Além de não se esquecer destas cinco competências, é de fundamental importância ter em mente um parâmetro de texto, isto é, ler e analisar dissertações-argumentativas que obtiveram boas notas, tanto no Enem quanto em outros vestibulares, auxilia a enxergarmos as inadequações e as lacunas em nossos textos. Vamos ver um exemplo de redação nota alta no Enem?
Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.
O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Em negrito, sinalizamos as correções das quais esta redação necessitava. Nosso objetivo em exibi-la é mostrar que textos com notas altas não são textos sem inadequações e desvios e sim textos com teses e argumentos bem definidos; desde que estas inadequações não atrapalhem a fluidez da leitura do texto de maneira integral, poucos descontos de nota serão pontuados.
A proposta de intervenção social, nesta redação, é o maior ponto fraco, pois aponta a importância da conscientização, mas não disserta sobre como esta conscientização pode ser alcançada pelas pessoas. Caso este texto tivesse sido escrito em outro vestibular, não haveria problemas, mas o Enem tem como quinta competência a elaboração de uma proposta de intervenção social detalhada, algo que ficou falho neste caso, mas não impediu uma boa nota, pois há uma proposta: a conscientização.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015Artigo Original: Redação do Enem 2015: Dicas Para o Início dos Estudos Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Redação do Enem 2015: Dicas Para o Início dos Estudos apareceu primeiro em .
|
Posted: 15 Jan 2015 03:36 AM PST
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa-RS) publicou, nos últimos dias, seu edital de participação Sisu (Sistema de Seleção Unificada) referente a este primeiro semestre de 2015, que aprovará candidatos a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.
Nesta edição do sistema a instituição disponibilizará todas as suas 3.120 vagas, as quais estão divididas entre 63 cursos presenciais de graduação. Assim como muitas universidades federais já fazem, a Unipampa também reservará 50% de suas vagas em cada curso para o sistema de cotas, além de separar oportunidades também para pessoas portadoras de deficiência.
Além de todas as normas, o termo de adesão traz informações como o número de vagas para cada curso, o peso atribuído a cada uma das notas do Enem para as opções de carreira e também disponibiliza para consulta os documentos necessários para a realização da matrícula dos candidatos que forem aprovados no processo seletivo.
Sobre o Sisu 2015
O Sisu é ministrado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem seu próprio edital e cronograma. As inscrições para a primeira edição de 2015 começam na próxima segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 do dia 22 (veja o cronograma).
Vale lembrar que neste ano o processo seletivo do Sisu terá início mais tardiamente do que o usual, devido ao atraso na divulgação do resultado do Enem 2014, que ocorreu nesta terça-feira (13).
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015Artigo Original: Unipampa Publica Edital de Participação no Sisu 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Unipampa Publica Edital de Participação no Sisu 2015 apareceu primeiro em .
|
0 Comentários