O ex-governador do estado do Ceará e agora novo ministro da educação, Cid Gomes, declarou na última sexta-feira (09) que pretende criar um projeto que propõe a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) unicamente pela internet.
De acordo com ele, o “Enem online” eliminaria toda a dificuldade logística e de segurança da realização de uma prova física para 8 milhões de candidatos do Brasil inteiro num único final de semana, como acontece hoje em dia.
Cid Gomes explicou que neste projeto o exame liberaria aos candidatos um banco de dados com mais de 70 mil questões das quatro grandes áreas, sendo que a prova seria realizada em computadores de terminais de redes previamente credenciadas e públicas, como as universidades federais, por exemplo. Cada aluno poderia inclusive fazer mais de uma prova do Enem por ano, no período em que os terminais estiverem liberados, cabendo as instituições de ensino superior informar quais edições do exame seriam válidas para seleção de novos estudantes.
Quanto a possibilidade de um estudante decorar as questões para burlar um edição futura do Enem online, o ministro zombou dizendo que o candidato teria que ser “um gênio” para memorizar todas elas.
A realização do exame pela internet ainda é apenas uma ideia e não tem prazo para ser colocada em prática. Cid deve debater e trabalhar muito a proposta antes de apresentar algo oficial a presidenta Dilma Rousseff.
Portanto, o Enem 2015 deve ocorrer normalmente no mesmo modelo e forma de aplicação dos últimos anos.
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015
Artigo Original: Ministro Defende Aplicação do Enem Pela Internet Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Ministro Defende Aplicação do Enem Pela Internet apareceu primeiro em .
|
Posted: 11 Jan 2015 06:42 AM PST
A praticamente uma semana do início das inscrições do primeiro Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2015, que começam no dia 19 de janeiro, a Universidade de Brasília (UnB) publicou o edital com todas as regras e informações sobre sua adesão ao sistema do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição a universidade ofertará 1.982 vagas em 88 cursos divididos em quatro campi.
Da mesma forma como ocorreu no ano passado, a UnB preencherá 50% das oportunidades pelo Sisu e designará as 50% restantes para o sistema de avaliação seriada e cursos que requerem testes de aptidão como Arquitetura e Artes Cênicas, entre outros. Para estes cursos haverá uma prova específica, a qual também aproveitará os resultados do Enem 2014, assim como o Sisu. No total serão 124 vagas disponíveis para esta modalidade de seleção.
O edital de adesão ao Sisu contém todas as informações sobre os cursos que foram abrangidos pela universidade, como por exemplo:
Tanto as inscrições para o Sisu quanto para os cursos que requerem teste de habilidade acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro, exclusivamente pelo sites do sistema e da Cespe, respectivamente.
Quanto a reserva de vagas, a universidade possibilita três modalidades para os candidatos no momento da inscrição no Sisu: ampla concorrência, cotas para negros (racial) e cotas para estudantes de escola pública (social). As exigências e pré-requisitos para enquadramento em cada uma das categorias constam no Edital, que pode ser o consultado no link da Cespe indicado acima.
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015
Artigo Original: UnB Publica Edital Com Regras do Sisu 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post UnB Publica Edital Com Regras do Sisu 2015 apareceu primeiro em .
|
0 Comentários