O curso de química estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria, suas mudanças durante as reações químicas e sua relação com a energia.
Para compartilhar sua rotina nesse curso, trazemos hoje uma entrevista com Letícia Saldanha Martins, graduanda de Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
1- Por que escolheu o curso de Química? Eu gostava de química no ensino médio e nenhuma outra coisa que eu gostava, como música, me daria boa remuneração. 2– Na prática, sua visão sobre o curso mudou? Conte-nos um pouco sobre sua rotina. Sim, mudou muito. Bom, eu faço química na UNICAMP. O primeiro semestre foi amedrontador e muito puxado, exceto por cálculo, que eu gostava muito. O que me deu forças pra continuar no curso foram os laboratórios e a expectativa pra começar a fazer matérias de físico-química, que são as minhas preferidas. No segundo semestre eu peguei uma eletiva na biologia sobre história do mundo e foi bem legal! Mas nesse semestre me dei um pouco mal nas matérias e me senti muito desmotivada. Porém, eu ainda estava entre as 10 primeiras pessoas da sala que tinham o maior CR (Coeficiente de Rendimento). No terceiro semestre, só piorou. Pensei até em largar o curso e fazer psicologia. Tive as matérias mais difíceis do curso e acabei reprovando uma delas. Minha primeira reprovação em toda a minha vida. Foi difícil, mas estou fazendo essa matéria novamente agora no quarto semestre e consegui recuperar e fechar na P2. Nesse semestre estou fazendo somente matérias do IQ (Instituto de Química) e também comecei uma iniciação científica na área de espectroscopia Raman, o que me faz sentir muito mais motivada e, de certa forma, me faz gostar um pouco mais do meu curso. 3 – Quais os principais benefícios e dificuldades de fazer esse curso? Os benefícios consistem no conhecimento sobre o funcionamento do mundo e a futura remuneração. Além disso, IQ-UNICAMP é o melhor IQ da América Latina e nós somos “credenciados” pela Royal Society of Chemistry. Isso é um status e tanto!
A principal dificuldade aqui é – ironicamente – a dificuldade. As matérias são bem puxadas e às vezes é muito difícil alcançar a média 5. Somos cobrados para analisar artigos, propor novos experimentos, fazer prova toda semana, fazer relatórios em um nível acima do acadêmico, obter resultados na iniciação científica… Tudo isso aliado a um período de aulas integral.
4- Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher esse curso? Ter certa afinidade com matemática e querer saber como funcionam os fenômenos do mundo são características necessárias. Muita gente ingressa em química achando que a matemática é “mais leve” do que nas outras exatas, mas não é bem assim. Tem cálculo, física, físico-química, quântica… E tudo demanda matemática avançada. Claro que tem a parte da química que não demanda nada disso, mas as pessoas que entraram comigo e odiavam matemática acabaram desistindo do curso, ou reprovando as matérias mais exatas diversas vezes. 5- Gostaríamos que você desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. A remuneração do curso é boa, tem muita demanda de profissional, o mercado de trabalho é bem amplo, as possibilidades em especialização são muitas, o deslumbramento ao descobrir em cada aula o motivo do acontecimento de cada fenômeno é impagável, é muito útil em todas as áreas da vida (você entende como funciona até aquelas receitas caseiras que a tua avó faz pra melhorar a tua dor de estômago), o contato com novas tecnologias e o desenvolvimento delas. Além disso, aqui na UNICAMP você pode se formar em 3 modalidades diferentes: Bacharelado, bacharelado com atribuições tecnológicas e licenciatura. No caso do bacharelado com atribuições tecnológicas, você se forma e pode fazer quase tudo o que um engenheiro químico faz, o que aumenta ainda mais o leque de oportunidades e o salário, é claro! Agradecemos muito à estudante Letícia Saldanha Martins por essa esclarecedora e sincera entrevista. Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem!Artigo Original: Guia de Profissões 2014: Química Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 |
Posted: 05 Dec 2014 04:23 AM PST
A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) é uma das instituições públicas mineiras que utiliza exclusivamente o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o preenchimento de todas as suas vagas.
A ferramenta utilizada para tal processo seletivo é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que abre inscrições duas vezes por ano. Ao final das inscrições os estudantes com as melhores pontuações são aprovados, sendo que a nota de último classificado para cada opção de curso corresponde a chamada nota de corte.
Com a aproximação do Sisu 2015, que deve ocorrer em janeiro, a busca dos estudantes por notas de corte de edições anteriores aumenta, motivo pelo qual temos disponibilizado tais dados das principais universidades e cursos, referentes ao primeiro Sisu de 2014.
Depois de publicar matéria com todas as notas de corte dos cursos da Unifal para modalidade de ampla concorrência, divulgamos abaixo as pontuações de corte para cotistas. Confira.
Fonte: Unifal
Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem!Artigo Original: Notas de Corte Sisu 2014 – Unifal (Cotas) Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 |
0 Comentários