- Entenda Como o Sisu Utilizará o Resultado do Enem 2014
- Inep Libera Resultado Enem 2013 por Escola
- Notas de Corte Sisu 2014 UFMT (Ampla Concorrência)
Estamos num momento de “calmaria” entre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio e a divulgação de seu resultado, que vem seguida das edições dos programas do governo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade para Todos). E neste momento os participantes buscam mais detalhes sobre o funcionamento de tais programas, especialmente o primeiro.
Neste artigo explicaremos como o resultado do Enem 2014, que deve ser divulgado nos primeiros dias de 2015, será aproveitado pelo sistema do Ministério da Educação (MEC).
Primeiramente é necessário entender que, diferentemente do que muitos candidatos pensam, o resultado do exame consiste em cinco notas diferentes, sendo uma para cada uma das provas objetivas – Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; e Matemática – mais a Redação.
O Sisu nada mas faz do que conceder uma nota final única para a escolha de instituição / curso do estudante. Para cálculo desse desempenho o sistema utiliza uma fórmula matemática fornecida pela própria universidade em questão, a qual atribui pesos diferentes para cada uma das 5 notas de um candidato, de acordo com o curso escolhido.
Vamos a um exemplo: Suponha que um concorrente se inscreva para Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Provavelmente as notas dele nas provas de Redação e Linguagens e Códigos terão peso maior do que as provas de Matemática e Ciências da Natureza para a determinação da nota final neste curso. E se este mesmo estudante se inscrever para outro curso na mesma universidade, é muito provável que sua nota final informada pelo sistema seja diferente.
Vale esclarecer ainda que a metodologia para cálculo da pontuação final dos estudantes, bem como a atribuição de pesos para cada uma das provas do Enem conforme cada opção de curso, são responsabilidade integral das instituições participantes do sistema, que somente reproduz o que foi determinado. Inclusive esse cálculo normalmente varia de universidade para universidade.
Agora que você já compreendeu como o Sisu utiliza o resultado do Enem, que tal entender melhor o funcionamento das inscrições e a navegação no sistema? Para isso recomendamos que leia nossapágina sobre o assunto.
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015Artigo Original: Entenda Como o Sisu Utilizará o Resultado do Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Entenda Como o Sisu Utilizará o Resultado do Enem 2014 apareceu primeiro em .
|
Posted: 23 Dec 2014 09:51 AM PST
Na tarde de ontem, 22 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou o resultado final do Enem 2013 por escola para consulta.
Foram avaliadas mais de 14,7 mil instituições de ensino brasileiras públicas e privadas, sendo que a exigência para cadastro era ter participação mínima no Enem 2013 de 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. Além disso, o número absoluto destes alunos deveria ser maior que 10.
Entre os dados obtidos, o Inep fornece a média da pontuação dos candidatos das instituições de ensino participantes em cada uma das quatro objetivas do Enem (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática), além da Redação. Portanto, cinco notas são apresentadas.
Vale lembrar que, devido ao uso de muitas instituições que ¨forjam¨ a participação na avaliação para ficarem bem posicionadas no ranking do Enem, este é o segundo ano consecutivo que o Inep e o Ministério da Educação (MEC) não divulgam a média geral do exame por escola.
Inclusive o próprio presidente do Instituto, Francisco Soares, em claro alerta contra as propagandas enganosas de muitas instituições de ensino particulares, declarou que o ranking do Enem não oferece informações suficientes para escolha da escola dos filhos.
O resultado do Enem 2013 por escola ainda trouxe dois novos critérios para enriquecer a avaliação: a média de nível socioeconômico dos alunos e o índice de formação dos docentes das escolas. O primeiro é distribuído em sete níveis (do menor para o maior) enquanto este último quantifica o porcentual de professores com formação adequada, conforme a lei.
Clique aqui para conferir a tabela completa do resultado do Enem 2013 por escola.
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015Artigo Original: Inep Libera Resultado Enem 2013 por Escola Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Inep Libera Resultado Enem 2013 por Escola apareceu primeiro em .
|
Posted: 23 Dec 2014 02:24 AM PST
Na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2014, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) foi uma das instituições que mais ofertaram vagas, disponibilizando 5.408 postos entre as 97 opções de cursos, nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia e de Várzea Grande.
Hoje trazemos todas as notas de corte da universidade para a modalidade de ampla concorrência registradas no Sisu 2014, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.
Para simplificar a busca, digite o comando Ctrl + F e insira o nome do curso de seu interesse no campo que será aberto no canto do navegador.
Fonte: ufmt.br
Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015Artigo Original: Notas de Corte Sisu 2014 UFMT (Ampla Concorrência) Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 |
0 Comentários