No próximo final de semana você e mais 8,7 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil. Além da dedicação aos estudos e preparação, nesta reta final também é importante dar uma atenção especial a algumas regras doEnem 2014. E o assunto de hoje é a documentação exigida / aceita para entrada na sala de provas.
A primeira informação que você deve saber neste momento é que o cartão de confirmação da inscrição, que informa os dados pessoais do participante e o local de realização da prova, não precisa ser apresentado no momento do exame. Como o próprio nome diz, ele confirma a participação do candidato no Enem. Caso não tenha recebido o seu pelo correio, acesse a versão online seguindo estes passos.
Dito isto, esclarecemos que será obrigatória a apresentação de apenas um documento de identificação original com foto. Será aceito qualquer um que integra a lista abaixo, confira:
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda orienta que, no caso de extravio ou furto da documentação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data máxima de 3 meses (90 dias) antes da aplicação do Enem. Em outros palavras, será aceito o BO que for datado do dia 8 de agosto em diante.
Recomendamos aos coordenadores, diretores e professores que divulguem esta matéria em sites e nas redes sociais, evitando que seus estudantes tenham problemas no acesso às salas na hora das provas.
Fonte: Inep
Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!Artigo Original: Saiba quais documentos levar no Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 |
Posted: 05 Nov 2014 07:00 AM PST
Por se tratar de um exame extremamente cansativo e ao mesmo tempo decisivo para os candidatos, o fator psicológico é determinante para a conquista do seu melhor resultado no Enem.
Como sabe, a prova desta edição de 2014 será aplicada em dois dias, no sábado (08) e domingo (09). Apesar do gabarito oficial estar programado para ser divulgado no dia 12 de novembro pelo Inep, diversos colégios, cursinhos e sites relacionados à educação em todo o Brasil publicam gabaritos não oficiais poucas horas após o encerramento de cada dia de prova.
Ao terminar o primeiro dia, você facilmente poderá encontrar na internet a lista com as respostas corretas para cada questão. Consultá-la pode trazer consequências emocionais que certamente irão influenciar sua auto-confiança para as provas do domingo. Então surge o questionamento: Vale a pena verificar o gabarito após o primeiro dia do Enem 2014?
A resposta é: Depende. A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal e deve ser tomada levando-se em conta seu perfil.
Normalmente você deixa a sala de prova cansado, estressado e com alguma expectativa (boa ou ruim) sobre o seu desempenho, o que naturalmente o levará a pensar em consultar o gabarito. Alguns candidatos são muito ansiosos e sentem a necessidade de checar o número de acertos o quanto antes. Para este tipo de pessoa chega a ser um sofrimento se privar de averiguar seu desempenho no primeiro dia de prova.
Outros, por sua vez, ao acessar o gabarito e constatar que obtiveram um número de acertos abaixo do esperado, deixam-se abalar de tal maneira que abaixam a cabeça e encaram o dia seguinte com desânimo e falta de confiança.
Portanto, cabe à você mesmo analisar a relação entre seus níveis de ansiedade e sua capacidade de lidar com uma possível frustração para então decidir se vale a pena ou não consultar o gabarito após o primeiro dia de prova do Enem 2014.
Independente de sua decisão, saiba que o Portal infoEnem divulgará o gabarito não oficial em primeira mão.
Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!Artigo Original: Vale a pena consultar o Gabarito Enem 2014 entre as provas? Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 |
0 Comentários