Número transcendente
Um
número transcendente (ou transcendental) é um número real ou complexo que não é raiz de nenhuma equação polinomial a coeficientes racionais. Um número real ou complexo é assim transcendente somente se ele não for algébrico.Exemplos
- O número π
- O número e (base dos logaritmos neperianos)
- O número de Champernowne 0,12345678910111213... obtido escrevendo-se a sequência de números inteiros em base dez (teorema deMahler, 1961)
- Todos os números de Liouville são transcendentes.
- Ao menos um dos dois números e+π e eπ é transcendente.
- O Teorema de Gelfond-Schneider, que responde ao Sétimo problema de Hilbert, mostra que os seguintes números são transcendentes: dentre outros.
- O Teorema de Lindemann–Weierstrass mostra que os seguintes números são transcendentes: dentre outros.
Propriedades
- Pode-se dizer que a "maioria" dos números reais ou complexos é transcendente, uma vez que o conjunto dos números algébricos forma umconjunto enumerável.
- Na definição, tanto faz dizer que um número é transcendente quando não é raiz de uma equação com coeficientes racionais ou com coeficientes inteiros.
- Assim como a noção de número algébrico se generaliza para "número algébrico sobre um corpo", temos que um número é "transcendente sobre um corpo" quando ele pertence a uma extensão e não é algébrico sobre todo seu corpo.
Referências
- Martin, Paulo A.. Grupos, Corpos e Teoria de Galois. São Paulo: Livraria da Física, 2010. p. 224-225. ISBN 9788578610654
0 Comentários