10 aspectos fundamentais do tipo textual da redação do Enem

InfoEnem



Posted: 11 Sep 2014 11:16 AM PDT
Todo candidato ao Enem ou a qualquer outro exame, vestibular ou concurso que peça, em sua prova de redação, uma dissertação-argumentativa, deve preocupar-se em, primeiramente, atender ao tema solicitado e à proposta elaborada; é repetitivo, mas este é o primeiro passo para sair-se bem em uma avaliação de produção escrita.
Antes fosse apenas isso com que se preocupar. Há outros fatores aos quais devemos nos atentar no momento de escrevermos uma dissertação-argumentativa. Em geral, podemos sintetizá-los em dez aspectos fundamentais e, portanto, muito importantes que todo o texto dissertativo-argumentativo deve ter e, consequentemente, com os quais os candidatos devem preocupar-se.
1. Estética: uso adequado das margens, das linhas e limpeza
Pode parecer bobagem, mas as professoras do Ensino Fundamental I, ao nos alfabetizarem e ao nos chamar a atenção para um texto limpo estavam pensando em nosso futuro, já que ainda temos de escrever à mão em provas, exames e vestibulares.
Apresentar um texto que use adequadamente as margens da folha (dando espaço aos parágrafos, separando as sílabas corretamente, não ultrapassando os limites impostos etc) é algo que apenas nos auxilia, pois não devemos desperdiçar linhas e devemos mostrar que sabemos aproveitar todo o espaço útil da folha da melhor maneira possível.
Escrever o texto tendo em mente a sua estética é essencial. Como nas avaliações como o Enem não podemos entrar portando corretivos, o correto, ao errar uma palavra, é riscá-la e, em seguida, escrevê-la corretamente. Obviamente é adequado não haver tantas rasuras; para isso, aconselhamos rascunhar o seu texto e depois passá-lo a limpo na folha oficial atentando-se às eventuais rasuras.
2. Título significativo e introdução que apresenta o tema com eficiência
O título na dissertação-argumentativa no Enem, segundo publicações oficiais dos organizadores do Exame, é um item opcional; a redação que não estiver intitulada não pode ser prejudicada por conta disso e a redação que estiver intitulada, por outro lado, não pode ser beneficiada por este fato.
Para quem optar por inserir um título, o ideal é que ele seja significativo, que tenha a ver com o tema e com a redação em si e deve ser diferente do tema da proposta, isto é, não devemos copiar o tema e colocá-lo como título do nosso texto. Além disso, ele deve vir na primeira linha, centralizado e ser iniciado com letra maiúscula; as aspas não são necessárias, a não ser que elas tenham a ver com alguma intenção do autor.
O leitor deve conhecer o tema da proposta por meio do seu texto; mais especificamente, devemos apresentar o tema, de forma eficiente, já na introdução da nossa redação. Não devemos pressupor que o leitor conheça o tema, a coletânea de textos motivadores e a proposta como um todo; nós devemos apresentá-los ao leitor e, na introdução, devemos introduzir o tema de forma clara e objetiva.
3. Adequação ao tema e à proposta com estabelecimento de relações com outras situações e leituras
Como já dissemos anteriormente, devemos adequar o nosso texto ao tema da proposta de redação; não devemos tangenciar e muito menos fugir do tema. Também devemos escrever o tipo textual (dissertação-argumentativa, narrativa, carta etc) ou ao gênero exigido, no caso do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não atender ao tipo ou ao gênero solicitado zera a redação, assim como fugir do tema.
Estabelecer relações consistentes e pertinentes entre o tema e o nosso ponto de vista, por meio do uso de outras situações e leituras, mostra o quanto sabemos acerca daquele tema e o quanto somos capazes de irmos além da coletânea de textos motivadores.
4. Dados na dissertação: há escolha crítica dos elementos da proposta, argumentos críticos e relações consistentes
Para sustentarmos o nosso ponto de vista principal, isto é, nosso maior argumento, devemos recorrer às estratégias argumentativas e devemos escolhê-las da maneira mais crítica possível a fim de estabelecermos relações consistentes. Portanto, devemos escolher criticamente as estratégias argumentativas que usaremos, tendo a certeza de que elas tem a ver com o tema proposto e com a nossa tese.
5. No desenvolvimento, a utilização dos recursos coesivos é sofisticada, clara e diversificada
A coesão deve permear toda a dissertação-argumentativa, ou seja, o texto deve ter sentido do começo ao fim. No desenvolvimento, mais especificamente, a utilização dos recursos coesivos deve ser a mais sofisticada, clara e diversificada possível.
6. Há coerência interna e externa, ótima articulação e progressão adequada entre as ideias (paragrafação)
A dissertação-argumentativa deve ter coerência interna (sem contradições) e externa (verossimilhança) e uma progressão temática adequada, isto é, ter um começo, um meio e um fim coerentes; a paragrafação deve estar em consonância neste aspecto.
7. A concordância, regência e colocação estão de acordo com a norma culta da língua
Toda prova de redação de exames como Enem, de vestibulares e de concursos deve ser escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e, portanto, obedecendo as normas de concordância, regência, acentuação, ortografia etc. Não são admitidos palavrões, gírias e demais inapropriações.
8. Vocabulário variado, demonstrando uso pessoal do léxico e boa adequação gramatical
Devemos mostrar que temos um vocabulário variado, sem repetições de palavras próximas e de modo excessivo, mostrando estilo ao recorrermos ao léxico e adequação gramatical.
9. A conclusão retoma a tese e explora adequadamente as estratégias de finalização
O parágrafo conclusivo deve, realmente, fechar o texto retomando a tese apresentada na introdução e, no caso do Enem, reforçar este percurso citando as propostas de intervenções sociais pertinentes ao tema da prova de redação.
10. Cumprimento do tipo e/ou gênero, com adequação à estrutura textual
Devemos cumprir integralmente a proposta de redação do vestibular ou exame que estamos prestando e isso relaciona-se com o tipo ou gênero exigido pela banca elaboradora. Cumprir com o tipo ou com o gênero significa escrever o que foi pedido de modo adequado e rigoroso, com as marcas genuínas do tipo ou do gênero solicitado.
Até o momento, em todas as suas edições, o Enem exigiu, apenas, dissertação-argumentativas e acreditamos que seguirá nesta linha, já que não vemos nenhum sinal de mudança.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: 10 aspectos fundamentais do tipo textual da redação do Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014
Posted: 11 Sep 2014 07:33 AM PDT
Na última sexta-feira (05), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tornou oficial o edital contendo todas as regras para seu Vestibular 2015.
De acordo com assessoria de imprensa da instituição, esta edição disponibilizará 6.511 vagas em 98 cursos, nos campi de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitibanos e Araranguá.
Veja abaixo um resumo das principais informações referentes ao próximo processo seletivo da universidade.
1. Inscrições
Onde realizar: No próprio site da UFSC, no link (www.vestibular2015.ufsc.br);
Prazo: 16 de setembro a 15 de outubro;
Valor da taxa: R$ 105,00 para todos os cursos, exceto para as Licenciaturas e para o curso de Pedagogia, nos quais o valor é de R$ 52,50;
Isenção: Deverá ser solicitada na página da universidade no período entre 16 de setembro a 6 de outubro, via CadÚnico ou através de comprovação de carência socioeconômica, conforme Lei n. 12.799.
2. Provas
Datas: 13, 14 e 15 de dezembro deste ano;
horário: A partir das 14h, todos os dias;
Local: Diversos municípios do estado – Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
3. Utilização do Enem
Os candidatos poderão aproveitar o desempenho das edições do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012, 2013 ou 2014 para complementar a nota do vestibular. Essa opção deverá ser indicada no momento da inscrição.
4. Sistema de Cotas
Cursaram todo o ensino médio na rede pública: Reserva de 37,5 % das vagas de cada curso;
Negros: Reserva de 10% das vagas de cada curso / turno, lembrando que também devem ter cursado o ensino médio no ensino público;
Autodeclarados indígenas: 16 vagas suplementares.
Para mais detalhes e informações, baixe o edital do Vestibular UFSC 2015 ou acesse a página da universidade.

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Regras e Edital do Vestibular UFSC 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

Postar um comentário

0 Comentários