O que estudar para o Enem 2013: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias





A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2013 vai ser aplicada no segundo dia do exame, 27 de outubro de 2013, juntamente com a prova de Matemática e suas Tecnologias e a Redação.
São 45 questões objetivas, que os candidatos devem responder assinalando alternativas de "A" a "E". Em 2012, as questões de Linguagens estavam na primeira parte do caderno de prova (números 91 a 135).
Além do Português, a prova de Linguagens conta ainda com questões de Inglês e Espanhol. No caso dos idiomas estrangeiros, o aluno deve optar por uma delas ao fazer a inscrição do Enem e ter cuidado ao preencher o gabarito. Isso po
rque os números as cinco primeiras questões da prova se repetem. Em 2012, por exemplo, as questões 91 a 95 eram de Inglês e, em seguida eram apresentadas novamente, de 91 a 95, para Espanhol.
Saber ler e interpretar um texto ou imagem, competência importantíssima também para as provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, é fundamental para se dar bem na prova de Linguagens do Enem.
Nos últimos anos, o que mais caiu na prova de Linguagens foi a interpretação de texto. Também costuma ser cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.
As questões de Português, Espanhol e Inglês têm forte relação com manifestações artísticas e populares dos mais diversos tipos. Em 2012, por exemplo, as questões traziam cartazes, cartuns, publicidade, escultura, letras de música, capas de disco, pinturas, trechos de artigos e notícias de jornais e matérias de revistas, além de textos clássicos da literatura brasileira, portuguesa e estrangeira.
Mais do que "matérias" em si, o Edital do Enem 2013 traz como conteúdo da prova de Linguagens uma série de temas/assuntos, como segue:

Estudo do texto

As sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação – modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.

Estudo das práticas corporais

A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.

Produção e recepção de textos artísticos

Interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania
Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade.
Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

Estudo do texto literário

Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos

Recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos – organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).

Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos

Argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.

Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa

Usos da língua: norma culta e variação linguística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.

Estudo dos gêneros digitais

Tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

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*Informações obtidas no Edital do Enem 2013, divulgado pelo Inep.



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