Liderança Cristã *

Escrito por Pr. Valdenir Soares
Qui, 06 de Agosto de 2009 01:45

Qualificações de um bom líder


Para se desenvolver uma boa Liderança é necessario desenvolver qualificações indispensaveis para o Líder.

2° Tm 3:1,13

* O líder cristão deve estar além da critica, ele não pode permitir que as criticas o influencie quanto a sua disposição e visão de trabalho, quem estar a frente de um grupo sofre varios tipos de cristicas, elas devem ser analizadas mas não pode causar infuencias negativas no processo de liderança que se estar desenvolvendo.

* O líder cristão deve ser fiel no relacionamento conjugal e administrar bem a sua casa. Isso demonstra exemplo para seus líderados, o grupo verá nesse lider uma pessoa confiiavel e um conselheiro, passsando para o grupo segurança sobre o que se deve concretizar.

* O líder cristão deve ser sóbrio, não deve permitir que algum deslize manche seu testemunho. è comum maus líderes tornarem-se escandalos para seus liderados, por não perceberem algumas situações que vão manchar seu carater, ser sobrio é estar conciente da sua responsabilidade.

* O líder cristão deve ser ordeiro e honesto. Para que uma lidereança fe desenvolva de forma equilibrada, é necessario ordem e honestidade, os liderados esperam que seus líderes possam lhes propocionar bem estar, para isso a organização do lider é fundamental, transmitindo segurança as pessoas, o lider não se pode gerar motivos de desconviança quanto a sua honestidade.

* O líder cristão deve hospitaleiro. Ele deve desenvolver o desejo de acolher com gosto, sem demonstrar obrigação, mas que seja o desejo proprio do seu coração, essa hospitalidade não estar restrita somente ao acolher pessoas em sua casa, mas acolher em sentimentos e amor, gerando segurança as pessoas.

* O líder cristão deve ter aptidão para ensinar. Os liderados esperam do seu lider que ele lhes passem informações que poderam ajuda-los, por isso o lider deve buscar conhecimento e repassar esse conhecimento aos seus liderados.

* O líder cristão não deve ser belicoso, mas o que promove a paz. É comum em grupos termos desavenças por termos opniões diferentes, mas o lider deve ter maturidade espiritual e emocional para não perder o controle da situação, ele deve sempre promover a paza no meio do seus liderados.


Aspecto teológico de liderança cristã

Condutores; Como lideres Cristão somos condutores do povo de Deus.

Simplicidade; Ser profundo para ser simples e não superficial.

Fé; A fé que o líder possui determina o verdadeiro objetivo da liderança cristã.

Servo; O servo é alguém que está entre aqueles que ele lidera e não acima deles.




Qualidades de um líder



Visão; O líder deve ter visão dos objetivos a serem acançados.

Iniciativa; O líder não espera que as coisas aconteçam, ele busca fazer acontecer.

Tenacidade; O líder terá que descobrir as razões que impedem a execução do plano, e lutar sabendo contornar os obstáculos.

Serenidade; O lider deve ter utocontrole, saber enfrentar os problemas com a devida calma e segurança.

Confiança; O líder deve confiar no grupo, ter a conciencia de que não estar só.

Simpatia; Simpatia não sorrir para tudo e todos. É compreender o grupo e em particular as pessoas, valorizando seus sentimentos.

Entusiasmo; Um líder sem entusiasmo é pessimista, negativista leva o seu grupo á falência.

Autenticidade; não usar mascara fingindo ser o que não é, ninguem consegue fingir por muito tempo.



O líder pode surgir de três maneiras



1. Abrindo seu próprio caminho.

2. Sendo escolhido pelo grupo

3. Sendo indicado por alguém superior.



Tipos de lideranças



Liderança autocrática; o líder autocrático não se importa em saber o que seus liderados pensam apenas os trata como simples subordinado. Em geral são pessoas irritáveis, brutais, colérica, egoísta e incapaz de compreender os outros.

Liderança liberal; em geral é uma pessoa que foi criada sem que lhe exigisse um mínimo de responsabilidades, diante do grupo é uma pessoa que delega tarefas, não traça objetivo, não orienta os liderados, apenas deixa correr.

Liderança democrático-participativa; ao contrario das duas anteriores, é uma liderança ideal de um líder seguro de si mesmo, que tem uma excelente auto-imagem, que conhece o ser humano e tenta trabalhar com cada um, respeitando e descobrindo novas responsabilidades, é uma pessoa que dar exemplo, estimula o grupo e procura manter sua competência, paciência, tolerância e honestidade.





Pr. Valdenir Soares

http://www.ibnshekinah.com.br/Estudos-B%C3%ADblicos/lideranca-crista-ii-qualificacoes-de-um-bom-lider.html

Postar um comentário

0 Comentários