Porque fazer Modelagem Matemática?
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio, lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sócio-cultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
Etnomatemática e Modelagem Matemática
Qual o perfil de um professor que queira trabalhar com Modelagem Matemática?
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática deve auxiliar o processo de ensino-aprendizagem ou serve apenas para justificar o conteúdo que estou ensinando?
Modelagem ou Modelação Matemática?
Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos?
Porque os professores, muitas vezes, não conseguem aplicar a Modelagem no ensino em geral?
Devemos ensinar para o vestibular ou para a Vida?
Neste sentido, acredito que as autoridades e instituições de ensino bem como seu corpo docente, devem repensar o programa no seguinte sentido: _ Que tipo de cidadãos, nós, como professores queremos formar?
0 Comentários